Segunda, 21 Agosto 2017

Informação do Presidente

Mensagem Agosto 2017

Sinalização Rua de Matos

Caros conterrâneos quer estejam de férias ou a trabalhar, certo é que agosto é um mês especial. Não só pelas tradicionais festas religiosas, não só pelas idas à praia ou pelas caminhadas mas principalmente pelas pessoas, pelos emigrantes, por aqueles que nos visitam. A todos cumprimento de uma forma especial. De seguida, como é habitual, descrevo algumas das mais importantes ações da Junta de Freguesia no ultimo mês.

Ainda no mês de junho, dia 27, coube à Junta de Freguesia de Castelo do Neiva organizar as marcha populares da Comissão Social Inter Freguesias (CSIF). Nesta festa conviveram dezenas de idosos e crianças no Centro social e Paroquial de Castelo do Neiva, a quem deixo um agradecimento pela disponibilização do espaço.

No dia 28 de junho, realizou-se a Reunião Ordinária da Assembleia de Freguesia, onde se discutiram as questões mais importantes para Castelo do Neiva.

Continuar...

Mensagem Julho 2017

Painel da obra do saneamento

Como habitualmente começo esta informação enviando um especial cumprimento a todos os Castelenses e demais leitores desta informação mensal, onde são abordados os temas atuais da freguesia de Castelo do Neiva.

Tiveram início, no dia 29 maio, as obras de requalificação do campo Beira-Mar onde está incluída a construção de relvado sintético. Esta obra, realizada pela Junta de Freguesia, Câmara Municipal e Grupo Desportivo Castelense, estará concluída em meados do mês de agosto.

Também no dia 29 de maio estive presente na atribuição de titulo Cidadão de Honra, por parte da Câmara Municipal, ao proprietário da fábrica MEPHISTO, uma unidade fabril que ao longo destes anos empregou muitos Castelenses.

Continuar...

Mensagem Junho 2017

protocolo entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia

Caros conterrâneos, chega o mês de junho e com ele chega também o início dos trabalhos de requalificação do Campo Beira-Mar, propriedade da Junta de Freguesia e casa do Grupo Desportivo Castelense.

Foi no dia 25 de Maio que o Presidente da Câmara, José Maria Costa e o vereador do desporto, Vitor Lemos se deslocaram a Castelo do Neiva para assinar o protocolo entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia. Com este primeiro protocolo, de 40.000,00€, foi possível dar início aos trabalhos no dia 29 de Maio, estando prevista a inauguração no dia 15 de agosto.

Continuar...

Mensagem Maio 2017

concluída a pavimentação da Rua do Conticho e parte da Travessa do Conticho

Com o término do mês de abril termina também uma época recheada de festividades e comemorações que marcam o quotidiano de Castelo do Neiva. De facto, a época pascal é vivida de uma forma intensa pela comunidade Castelense. Não só a que reside permanentemente, mas também por alguns emigrantes que aproveitam estas datas para visitarem os seus familiares e a sua terra natal.

Como é habitual, também a junta de freguesia direcionou esforços para assinalar a Páscoa; Quer na limpeza das ruas da freguesia, na colocação de cruzes decoradas com a cor a condizer com a época ou na representação em vários eventos religiosos.

Castelo do Neiva pôde assistir a vários momentos religiosos, que sendo grande manifestação de fé, pessoalmente considero de interesse cultural para a freguesia. Para isso, mérito seja dado ao Padre Xavier Moreira e a todos os quantos com ele trabalhou nos preparativos e na realização de todos os eventos que decorreram a longo da época Pascal.

Continuar...

Mensagem Abril 2017

Junta de freguesia de Castelo do Neiva

Neste início de Primavera cumprimento todos os Castelenses com amizade, agradecendo a todos os que manifestaram o seu apoio e as palavras de agradecimento que me vão chegando pelo trabalho que vai sendo realizado por este executivo. Temos noção do que foi feito, mas sabemos perfeitamente aquilo que falta fazer na nossa freguesia. Entretanto, vamos continuando, dentro das nossas possibilidades, intervindo naquilo que consideramos mais urgente e mais importante, tendo consciência que não podemos aceder a todas as questões que nos são colocadas.

No dia 1 de março, juntamente com o padre Xavier, reuni com o Presidente da Câmara no sentido de solicitar um apoio para a realização de obras de reabilitação da Igreja Paroquial de Castelo do Neiva.

O Presidente da Câmara reconheceu a necessidade de uma intervenção urgente neste edifício. De grande importância histórica para Castelo do Neiva e para o Município, principalmente por ser uma referencia nos Caminhos de Santiago, a Igreja foi incluída no programa de reabilitação do património cultural religioso e monástico “Valorizar o Património” promovido pela Câmara Municipal.

No dia 18 de março o Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, o Presidente do conselho de administração dos Serviços Municipalizados, Vitor Lemos e o Vereador do urbanismo, Luís Nobre estiveram em Castelo do Neiva para a inauguração da empreitada de construção da rede de águas residuais e abastecimento de água nas Ruas Escola Fieiros do Mar, Rua do Malhacu, rua do campo de futebol, Quelha da Rotunda e parte da Rua dos Bragas.

Nesta empreitada foram instalados 1012 metros na rede de águas residuais e 896 metros de abastecimento de água, que correspondem à ligação de 87 fogos. Esta obra, de aproximadamente 195 mil euros, foi um investimento dos Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo.

Num breve discurso, o Presidente da câmara fez referencia à grande empreitada que terá início no próximo mês de junho, que irá assegurar a ligação à rede de saneamento o Lugar da Areia e o Lugar da Junqueira. Relembro que o valor da empreitada é de cerca 3.1 milhões de euros (sendo que parte, deste montante, é na freguesia de Chafé).

Agradeço a presença na inauguração do Padre Xavier e de todas as associações de Castelo do Neiva num claro sinal de união e estreita relação entre todos os movimentos.

Neste mês de março recebi a noticia que a candidatura da construção da ponte sobre o rio Neiva, no valor de 350 mil euros, foi aprovada. Assim sendo foi dado um passo importante para a conclusão da ciclovia em Castelo do Neiva.

A Sociedade Polis Litoral tem um técnico no terreno que está a entrar em contacto com os proprietários dos terrenos próximos da passagem da ciclovia, de forma a ser possível a implementação deste projeto. Sempre que possível a ciclovia passará em caminhos existentes. No entanto, em alguns casos será necessário um acordo com os proprietários para a cedência de passagem. Será importante chegar a um entendimento razoável tendo em vista a importância deste projeto para a nossa freguesia, sendo que os proprietários confrontantes com a ciclovia ficarão com um bom acesso aos terrenos.

Foram terminadas duas obras de construção de bases para contentores. Agradeço aos proprietários pela cedência de terreno para retirar os contentores que se encontravam, perigosamente nas vias. Os proprietários demonstraram um exemplar civismo e respeito por todos os Castelenses ignorando muitas vezes comentários e opiniões contrárias às suas colaborações.

Está em curso, ainda, a colocação de um ecoponto enterrado na avenida central. Neste local, juntamente com a colocação do ecoponto, está a ser realizado um alargamento do parque de estacionamento e a construção de um passeio. O projeto desta obra sofreu algumas alterações , pois a passagem de tubagem de telecomunicações assim obrigou. Agradeço ao proprietário toda a disponibilidade, a cedência de terreno e a paciência pelo incomodo das obras.

Estas obras, para melhoramento dos locais de recolha de resíduos, são financeiramente suportadas pelos Serviços Municipalizados, cabendo à junta de freguesia a coordenação dos trabalhos e interlocução com os proprietários.

Continuam os trabalhos de pavimentação da Rua do Conticho, Travessa do Conticho e Rua Srª da Boa Sorte. As duas primeiras foram alargadas há muitos anos ficando desde essa altura sem pavimento, tendo os moradores aguentando as más condições do piso, incluindo pó e lama, durante este longo período. É com grande satisfação que vemos mais uma falha a ser resolvida. Relativamente à Rua Srª da Boa Sorte está em curso a pavimentação da área recentemente alargada, sendo que já foi pavimentada um área considerável, de um antigo alargamento realizado pela Junta de Freguesia da altura.

No domingo dia 26 de Março, o Grupo Recreativo e Cultural de Castelo do Neiva realizou o festival folclórico “Maresia 2017”, nas comemorações do 42º aniversário do grupo. A Junta de Freguesia recebeu os grupos convidados no centro cívico, onde tiveram uma visita ao núcleo museológico de Castelo do Neiva. De seguida, já na sede do GRECANE e com a presença do Presidente da Câmara e da Vereadora da Cultura foi feita uma receção aos grupos, com oferta de lembranças e respetivos discursos das entidades presentes. Parabéns ao GRECANE por mais um ano ao dispor da cultura Castelense.

Na sexta feira dia 31 realizou-se mais uma reunião de preparação para a empreitada da colocação de relva sintética no campo de futebol. Este é um anseio antigo que brevemente será realidade e proporcionará ao Grupo Desportivo Castelense melhores condições para a prática de futebol, principalmente para os jovens da nossa terra. Com este investimento a Junta de Freguesia procura apoiar a prática de desporto, com o objetivo de voltar a contar com os jovens atletas que entretanto procuraram melhores condições noutras paragens.

Deixo uma palavra de apoio ao Grupo Desportivo Castelense que fará, também neste projeto, um investimento avultado e dar os parabéns à nova direção que, apesar de recente, tem mostrado um grande dinamismo e vontade de levar o Castelense para outro patamar no que diz respeito à formação.

 

AVISOS

Pedimos a todos, em geral, que não coloquem nas bermas das ruas, dunas ou terrenos públicos todo o tipo de lixo, em especial os considerados monstros (sofás, frigoríficos, colchões, móveis, etc...) Podem ligar para o número 808 200 282, é grátis, porque a recolha é feita gratuitamente. Não devem colocar, também, material vegetal nos contentores, por exemplo: relva e ramos de árvores. Este comportamento está sujeito a multa.

Avisos

Água pública: - Se detetar ruturas nas condutas de abastecimento de água pública ligue para os serviços municipalizados através do número 258 806 900 ou para a Junta de Freguesia 258 028 256 identificando a rua e local da rutura.

Iluminação pública: - Se detetar avarias na iluminação pública ou lâmpadas fundidas ligue para o número das avarias da EDP 800 506 506, identifique o local. Se passados cinco dias a avaria persistir ligue para a Junta de Freguesia – 258 028 256 – identificando a rua e número de porta.

Taxas de sepulturas – Se ainda não efetuou o pagamento, do ano de 2017, da taxa anual de 10€ para sepulturas e 25€ para jazigos dirija-se à Junta de Freguesia para a liquidação das mesmas.

Ajude a manter a freguesia limpa: A Junta de Freguesia apela a todos os proprietários que confrontem com linhas de água que proceda à sua limpeza, pois é da responsabilidade dos mesmos a sua manutenção e limpeza.

Sendo Castelo do Neiva uma freguesia grande não é possível efetuar a limpeza das ruas em tempo útil pretendido. Apela-se, portanto, a todas a pessoas que queiram ter a gentileza de limpar as bermas e valetas junto às suas propriedade, que liguem para a Junta de Freguesia – 258 028 256 – e o material resultante será recolhido.

 

Mensagem Março 2017

Caros Conterrâneos envio um cumprimento a todos em geral, mas permitam-me que saúda, em especial, todos os emigrantes. Na verdade, os Encasteles encontram-se um pouco por todo o mundo. Da a Argentina, na América do Sul, ao Canadá, na América do Norte, passando por quase todos os países da Europa, sei que acompanham esta informação com muito interesse, tanto no jornal Monte do Castelo como no sítio eletrónico da Junta de Freguesia.

Pavimentação Rua da Boa Sorte

 

Continuar...

Mensagem Fevereiro 2017

Caros Amigos, na esperança de que tenham tido um bom início de ano 2017, deixo-vos um cumprimento especial.

Estão terminados os alargamentos na rua dos Loureiros. Foi também feita uma intervenção no pavimento e encaminhada a água para a rede de águas pluviais existente. Agradeço aos moradores por terem cedido terreno para que fosse possível o alargamento.

alargamento da rua da Boa Sorte

Continuar...

Mensagem Janeiro 2017

Amigos conterrâneos, bem vindos a 2017, ano novo que se quer prospero, com muita saúde e amizade para todos em particular para os Castelenses.

No dia 9 e 10 de dezembro o CLDS 3G Viana Sul — Contrato Local de Desenvolvimento Social em conjunto com a Junta de Freguesia de Castelo do Neiva, da Associação dos Armadores de Pesca de Castelo do Neiva e do Grupo Folclórico e Etnográfico de Castelo do Neiva levou a cabo uma intervenção intitulada “Memórias do Mar”.

alargamentos na rua dos Loureiros

No dia 9 foi realizada uma mostra de artesanato local, pelo nosso conterrâneo e artesão Guilherme Silva, para os alunos do 1º ciclo na escola ebi de Castelo do Neiva.

Continuar...

Mensagem Dezembro 2016

Caros Castelenses, neste início de época natalícia aproveito, desde já, para deixar os votos de um feliz Natal, e uma vez que esta é a última informação do ano, desejo a todos um bom final de ano.

alargamento na Rua Srª da Boa Sorte

E, no que diz respeito à iluminação de Natal, habitualmente colocada na Freguesia, este ano sofrerá algumas alterações. As juntas de freguesia receberam uma carta da EDP onde avisam que estas estão proibidas de colocar iluminação decorativa nos postes elétricos, com o argumento de que estas estruturas não estão preparadas para suportar esforços adicionais. Desta feita a habitual iluminação das rotundas ficará sem efeito.

Continuar...

Mensagem Novembro 2016

Caros conterrâneos, neste outono que, até agora, nos vai presenteado com temperaturas de verão, envio um cumprimento de amizade a todos, em especial aos Castelenses que se encontram longe da sua terra natal. De facto, há Castelenses um pouco por todo o mundo e sei que muitos acompanham esta informação com a alma cheia de saudades desta terra arrumada entre o monte e o mar.

obras de ampliação

 

Continuar...

Mensagem Outubro 2016

A todos aqueles que acompanham esta informação mensal endereço um cumprimento especial. Neste espaço vou divulgando tudo aquilo que de mais relevante vai sendo realizado pelo Executivo da Junta de Freguesia de Castelo do Neiva.
No dia 3 de setembro a associação Pedra D'água realizou um passeio noturno pela zona de moldes. Foi mais uma iniciativa que promove as atividades ao ar livre e o convívio entre os Castelenses que aderiram.

Alargamento e pavimentação de ruas Castelo do Neiva
No domingo dia 4 de setembro realizou-se a festa de Homenagem à Gente do Mar. Este evento teve lugar junto à praça Gentes do Mar e no espaço exterior da Associação dos Armadores de Pesca de Castelo do Neiva. Para além de uma multidão de populares esteve também presente o Presidente da Câmara para assinalar esta merecida homenagem à comunidade piscatória da nossa freguesia. Deixo os parabéns à organização e a todos os que colaboraram nesta festa, principalmente aos pescadores, com votos de que se repita no próximo ano.
Foram terminados os últimos alargamentos na Rua da Junqueira. A Junta de Freguesia agradece aos proprietários pela cedência do terreno e pela disponibilidade para permitir a demolição de um anexo e o corte substancial de um coberto. Agora cabe à Câmara Municipal a colocação das infraestruturas e pavimentação da rua.
No dia 9 de setembro marquei presença na concentração, promovida pela Associação Empresarial de Viana do Castelo que decorreu junto ao pórtico de Neiva da autoestrada que liga Viana do Castelo ao Porto. Presentes estiveram vários empresários e trabalhadores do distrito, o presidente da Câmara de Viana do Castelo e vários presidentes de Juntas de Freguesia, bem como de representantes de partidos políticos. Esta concentração teve como objetivo exigir a inclusão da A28 na lista de ex-scut que beneficiaram da redução do valor das portagens decidida pelo Governo. No entanto os manifestantes reclamaram a eliminação do pórtico de Neiva por acharem entre outras coisas que a nacional 13 não é alternativa à A28.
No mesmo dia realizou-se a Reunião Ordinária da Assembleia Municipal, onde se discutiram os principais assuntos do nosso concelho.
No dia 10 de setembro, a convite do Presidente da Junta de Chafé, tive a honra assistir ao cortejo etnográfico da festa da Nossa Senhora do Alívio, principal festa daquela freguesia. Agradeço ao Presidente António Lima pela amabilidade do convite.
No dia 28 de setembro realizou-se, no centro cívico, a reunião da Assembleia de Freguesia.
Foi realizada a pavimentação de uma área na Rua do Passadiço. A Junta de Freguesia comprometeu-se com o proprietário a pavimentar essa zona com o pressuposto de este alargar a rua.
A Junta de Freguesia forneceu a calçada para uma pavimentação na Rua de Sendim. Trata-se de um acesso a vários terrenos e a mão de obra foi custeada por um morador.
A ponte do Sebastião foi intervencionada para repor o tabuleiro que tinha sido danificado pelas cheias do ultimo inverno. Para além da colocação das pedras foram realinhados os pilares assim como colocado material junto às fundações para reforçar a segurança das sapatas.
Na Rua do Giestal, junto à Rua dos Cantinhos, foram construídas caixas de recolha de águas pluviais e desviada a água da habitação existente junto ao caminho. A água das chuvas passava em frente das portas da habitação e infiltrava-se nas fundações da mesma. Com esta obra eliminou-se o canal de recolha que apresentava uma grelha muito danificada e colocava em risco a segurança de pessoas e veículos. Também se reforçou o canal, em risco de ruir, que conduz a água da Rua dos Cantinhos para a Rua do Giestal e passa por um terreno particular.
Na Avenida Central, próximo do centro cívico, foi construída uma valeta em cimento para conduzir a água que se infiltrava junto a um muro de suporte e que estava a danificar o mesmo.
Foi realizada uma intervenção no início da Rua Sr. Dos Milagres, junto à Avenida Central no sentido de repavimentar e melhorar a recolha de águas pluviais. A recolha das águas provenientes da Rua Sr. Dos Milagres era insuficiente. Com efeito, em chuvadas maiores a água transbordava para a avenida. Também se pavimentou uma área de rua em falta e melhorou-se o acesso a um terreno. Uma vez que não é possível, a breve prazo, uma intervenção de fundo nesta rua, estas pequenas obras vão continuar nesta rua, de forma a melhorar as condições de circulação na mesma.
A Câmara Municipal realizou obras na escola EBI de Castelo do Neiva para acolher os alunos do infantário e do primeiro ciclo da encerrada escola Fieiros do Mar. Durante este processo acompanhei as obras mantendo o contacto e realizando reuniões com o presidente da associação de pais e com a vereadora da educação. Foram sempre alvo de especial atenção o prazo da conclusão das obras, as condições das salas de aula e a segurança no espaço exterior. Chamei a atenção para a necessidade da vedação do recreio e de uma passagem coberta desde a entrada junto ao estacionamento até à entrada do edifício escolar.

 

AVISOS
Pedimos a todos, em geral, que não coloquem nas bermas das ruas, dunas ou terrenos públicos todo o tipo de lixo, em especial os considerados monstros (sofás, frigoríficos, colchões, móveis, etc...) Podem ligar para o número 808 200 282, é grátis, porque a recolha é feita gratuitamente. Não devem colocar, também, material vegetal nos contentores, por exemplo: relva e ramos de árvores. Este comportamento está sujeito a multa.
Avisos
Água pública: - Se detetar ruturas nas condutas de abastecimento de água pública ligue para os serviços municipalizados através do número 258 806 900 ou para a Junta de Freguesia 258 028 256 identificando a rua e local da rutura.
Iluminação pública: - Se detetar avarias na iluminação pública ou lâmpadas fundidas ligue para o número das avarias da EDP 800 506 506, identifique o local. Se passados cinco dias a avaria persistir ligue para a Junta de Freguesia – 258 028 256 – identificando a rua e número de porta.
Taxas de sepulturas – Se ainda não efetuou o pagamento, do ano de 2016, da taxa anual de 10€ para sepulturas e 25€ para jazigos dirija-se à Junta de Freguesia para a liquidação das mesmas.
Ajude a manter a freguesia limpa: A Junta de Freguesia apela a todos os proprietários que confrontem com linhas de água que proceda à sua limpeza, pois é da responsabilidade dos mesmos a sua manutenção e limpeza.
Sendo Castelo do Neiva uma freguesia grande não é possível efetuar a limpeza das ruas em tempo útil pretendido. Apela-se, portanto, a todas a pessoas que queiram ter a gentileza de limpar as bermas e valetas junto às suas propriedade, que liguem para a Junta de Freguesia – 258 028 256 – e o material resultante será recolhido.

Mensagem Setembro 2016

Caros Castelenses, entramos em setembro e assim fica para trás o mês das festas e, para a maior parte das pessoas, o mês das férias. É tempo de regressar aos empregos, muitos deles no estrangeiro. Por isso, faço votos para que o regresso de todos emigrantes tenha sido seguro e que as férias tenham servido para descansar e matar saudades da família e amigos.
Gostaria de agradecer, em nome da Junta de Freguesia, as simpáticas palavras de apoio e de parabéns que me foram transmitidas ao longo deste mês por vários emigrantes e pessoas que por esta altura visitam a nossa terra. Nem sempre é fácil resolver todas as situações que vão surgindo e nunca se vai agradar a todos. Mas, dentro das nossas possibilidades, vamos trabalhando para fazer Castelo do Neiva melhor e tentando todos os dias servir melhor os Castelenses.

contribuição dos Castelenses, que foram entregues nos Bombeiros Municipais
E para Castelo do Neiva estar melhor, se tudo correr como planeado, ainda este mês serão iniciadas as obras de saneamento na Rua da Escola Fieiros do Mar, Rua do Malhacu Quelha da Rotunda e o restante da Rua dos Bragas. Com esta intervenção poderão ser ligadas ao saneamento mais de 60 habitações. Estamos também a trabalhar com os SMSBVC para novas candidaturas para a construção de mais rede de saneamento que, sendo aprovadas, irão beneficiar outros locais da Junta de Freguesia.

Continuar...

Mensagem Agosto 2016

Chegou agosto, mês de festas, de praia e, para grande parte dos Castelenses, mês de férias. Para além de deixar aqui os votos de boas férias a todos, desejo também boa viagem aos emigrantes, que nesta altura viajam para Castelo do Neiva carregados de saudade. Deixo ainda uma palavra de boas vindas a todos que, não sendo naturais de Castelo do Neiva, nos visitam por esta altura do ano.

obras de alargamento da Rua da Junqueira
A avaliar pelo final de julho, tudo indica que teremos um mês de agosto com bom tempo. São boas noticias para quem gosta de praia e a nossa freguesia tem isso para oferecer. Isso e muito mais, como bem sabemos... Para além da praia podemos usufruir do rio Neiva, da vista dos nossos montes, da nossa gastronomia, da pesca etc...
E foi isso precisamente o que os deputados do PSD, eleitos por Viana do Castelo, puderam comprovar na visita realizada no dia 4 de julho à nossa freguesia. A visita centrou-se nas obras realizadas na zona da praia onde tiveram oportunidade de trocar impressões com a Presidente da Associação dos Armadores de Pesca de Castelo do Neiva e alguns pescadores.
No dia 5 de julho, dois investigadores Espanhóis, acompanhados pelos arqueólogos da Câmara Municipal de Viana do Castelo, visitaram o museu arqueológico de Castelo do Neiva para estudar e fotografar os capacetes encontrados no Castro de Moldes. Esta visita demonstra bem a importância do achado exposto no Museu Arqueológico.
Nos dias 9 e 10 de julho realizou-se em Castelo do Neiva a VIII Assembleia Nacional de Delegados Acção Católica Rural (ACR). Esta Assembleia contou com dezenas de pessoas de todo o país. A Junta de Freguesia esteve representada pelo Tesoureiro Paulo Lages, onde teve a oportunidade de dar as boas vindas aos participantes. Deixo uma palavra de apreço ao Padre Xavier Moreira por mais uma vez, esta Assembleia, se realizar em Castelo do Neiva.
Também no dia 9 de julho, a convite do Presidente da Junta de Freguesia de Vila Nova de Anha, tive a oportunidade de estar presente, e assim representar a freguesia, na cerimónia do 31º aniversário da elevação de Anha a Vila.
No dia 14 de julho, a pedido da Junta de Freguesia, reuni com os técnicos da Portugal Telecom no sentido de se proceder à mudança de postes e espias que seguram os mesmos, na nova praça, localizada na Rua dos Pescadores. Com a construção da praça as espias dos postes estão perigosamente na área de passagem pedonal, podendo provocar acidentes. Com esta intervenção irão ser relocalizados outros postes e resolver alguns problemas nesta zona.
No domingo dia 17 de julho realizou-se a “Prova do Triângulo-2016”. Este ano o início e o final da prova teve lugar em Vila Nova de Anha, percorrendo, como é habitual, as freguesias de Castelo do Neiva, Chafé e Vila Nova de Anha. Deixo um agradecimento especial ao GRECANE por todo o trabalho realizado na organização do evento, assim como à Associação Cultural de Chafé, Associação Cultural e Desportiva de Anha e às Juntas de Freguesia de Chafé e Vila Nova de Anha que em conjunto com a Junta de Freguesia de Castelo do Neiva organizaram a prova.
No mesmo dia, A Associação Pedra D'Água organizou uma caminhada em Castelo do Neiva. A Junta de Freguesia agradece o convite para o evento onde esteve representada pelo Tesoureiro, Paulo Lages.
Ainda no dia 17 a Junta de Freguesia recebeu, no centro cívico, a atleta Olímpica Vânia Neves numa singela cerimónia que serviu para desejar o maior sucesso nos Jogos Olímpicos 2016 que se realizarão no Rio de Janeiro. Vânia Neves recebeu uma medalha e uma Bandeira da Junta de Freguesia como sinal de apoio de todos os Castelenses. É com muito orgulho que os Castelenses vêm uma conterrânea participar no maior evento desportivo do mundo. Desejamos-lhe o maior sucesso!
No dia 18 de Julho foi levada a cabo a tão necessária limpeza do Castro de Moldes. A Junta de Freguesia já tinha solicitado por diversas vezes esta intervenção junto do gabinete arqueológico da Câmara Municipal. Foi possível neste mês de julho. E perante a supervisão dos arqueólogos do Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Viana do Castelo, o Gabinete Técnico Florestal, o GAF - Gabinete de Atendimento à Família e a AISCA - Associação de Intervenção Social, Cultural e Artística levaram a cabo a limpeza do espaço. A Junta de Freguesia agradece a todos os que se disponibilizaram para esta ação voluntária.
No dia 21 realizou-se uma reunião com a Viana Festas para a preparação das Festas da Nossa Senhora da Agonia. Agradeço ao GRECANE pela ajuda na organização e pela participação na reunião.
No dia 22 de julho, e ainda no âmbito do 41º aniversário do seu aniversário, o GRECANE
realizou um jantar convívio. A Junta de Freguesia, como não podia deixar de ser, esteve presente numa noite quente e numa sala cheia de amigos deste importante grupo, que tanto faz pela cultura de Castelo do Neiva.
No dia 23 a Câmara Municipal realizou uma caminhada para marcar a conclusão dos trabalhos de implantação dos trilhos de Castelo do Neiva. São dois os trilhos em Castelo do Neiva; O Trilho dos Palheiros do Sargaço e o trilho do Castro de Moldes. Estes trilhos estão inseridos na Rede Municipal de Percursos Pedestres de Viana do Castelo. O painel informativo localizado no centro cívico marca o início destes percursos e na Junta de Freguesia pode-se encontrar um desdobrável com mais informação.
Este ano, a Junta de Freguesia de Castelo do Neiva associou-se ao grupo Correr Antas à Noite, à Junta de Freguesia de Antas, e à Câmara Municipal de Esposende na organização da segunda edição do “Trail das Azenhas”. Esta prova contou com centenas de participantes e percorreu uma vasta área da nossa freguesia.
Nos dias 25,29,30 e 31 realizou-se em Castelo do Neiva as Festas de S.Tiago. Mais um ano de evolução da festa do Padroeiro de Castelo do Neiva. A Comissão de Festas tem razão para estar orgulhosa pelo trabalho realizado, onde destaco a caminhada de S.Tiago realizada no sábado e a procissão no domingo. A Junta de Freguesia deixa aqui os parabéns ao Padre Xavier Moreira, ao José Adriano Fernandes e a todos os colaboradores pelo esforço e pelo trabalho realizado, não só nesta semana, mas ao longo de todo o ano.
Na manhã do dia 30 realizou-se uma cerimónia para marcar a inauguração da Rua do Sol. Tal como a obra, esta inauguração, foi realizada em conjunto pelas freguesias de Castelo do Neiva e S.Romão de Neiva e serviu para agradecer ao Executivo da Câmara Municipal todo o apoio na pavimentação desta via. O que era um caminho florestal quase intransitável é agora uma rua que liga as duas freguesia tornando-as mais próximas. Na cerimónia, para além dos Executivos e dos membros das Assembleias de Freguesia, estiveram presentes o Presidente da Câmara, José Maria Costa, o Vice Presidente Vitor Lemos e o vereador Luís Nobre. Estiveram também a assistir vários habitantes das duas freguesias que manifestaram o seu contentamento pela realização desta obra. No local foi colocado um marco com o símbolo das duas freguesias para assinalar o limite de divisão e a data da inauguração.


Entretanto, foram iniciadas as ultimas obras de alargamento da Rua da Junqueira. A Junta de Freguesia agradece aos proprietários pela cedência do terreno e pela disponibilidade para permitir a demolição de um anexo e o corte substancial de um coberto. Terminados os alargamentos a Junta de Freguesia fica à espera da colocação das infraestruturas e pavimentação por parte dos Serviços Municipais.
A Junta de Freguesia não podia deixar de prestar aqui um agradecimento especial ás associações de Castelo do Neiva pela disponibilidade para com a Junta de Freguesia, principalmente quando esta mais precisa. Ao Moto-clube Barrigas Negras pela lavagem de toda a praça “Gentes do Mar” com máquinas de pressão, deixando os muros e bancos em granito como novos; Aos Escuteiros de Castelo do Neiva pelo apoio no “Trail das Azenhas” contribuindo assim para o sucesso da prova; À Associação Pedra d'Água pela limpeza e corte da vegetação no Monte do Castelo para o trilho “Castro de Moldes”; Ao GRECANE pela ajuda na participação de Castelo do Neiva na festa e da Nossa Senhora da Agonia; E ainda à Associação Musical de Castelo do Neiva pela participação na inauguração da Rua do Sol. Sempre foi minha opinião que as Associações, através suas atividades, têm um papel de extrema importância numa comunidade, quando associam essas atividades com trabalho em prol da Freguesia é de louvar. É por esta razão que a Junta de Freguesia, dentro das suas possibilidades, apoia e apoiará todas as Associações de Castelo do Neiva. Muito obrigado pela disponibilidade!

 

AVISOS
Pedimos a todos, em geral, que não coloquem nas bermas das ruas, dunas ou terrenos públicos todo o tipo de lixo, em especial os considerados monstros (sofás, frigoríficos, colchões, móveis, etc...) Podem ligar para o número 808 200 282, é grátis, porque a recolha é feita gratuitamente. Não devem colocar, também, material vegetal nos contentores, por exemplo: relva e ramos de árvores. Este comportamento está sujeito a multa.
Avisos
Água pública: - Se detetar ruturas nas condutas de abastecimento de água pública ligue para os serviços municipalizados através do número 258 806 900 ou para a Junta de Freguesia 258 028 256 identificando a rua e local da rutura.
Iluminação pública: - Se detetar avarias na iluminação pública ou lâmpadas fundidas ligue para o número das avarias da EDP 800 506 506, identifique o local. Se passados cinco dias a avaria persistir ligue para a Junta de Freguesia – 258 028 256 – identificando a rua e número de porta.
Taxas de sepulturas – Se ainda não efetuou o pagamento, do ano de 2016, da taxa anual de 10€ para sepulturas e 25€ para jazigos dirija-se à Junta de Freguesia para a liquidação das mesmas.
Ajude a manter a freguesia limpa: A Junta de Freguesia apela a todos os proprietários que confrontem com linhas de água que proceda à sua limpeza, pois é da responsabilidade dos mesmos a sua manutenção e limpeza.
Sendo Castelo do Neiva uma freguesia grande não é possível efetuar a limpeza das ruas em tempo útil pretendido. Apela-se, portanto, a todas a pessoas que queiram ter a gentileza de limpar as bermas e valetas junto às suas propriedade, que liguem para a Junta de Freguesia – 258 028 256 – e o material resultante será recolhido.