Quinta, 19 Outubro 2017

Caríssimos conterrâneos, em primeiro lugar gostaria de endereçar os melhores cumprimentos a todos, especialmente aqueles que se encontram distantes de Castelo do Neiva, mas que mensalmente acompanham, nesta informação, o que de mais importante acontece na junta de freguesia de Castelo do Neiva.
No dia 5 de setembro, realizou-se a inauguração da ampliação da Casa da Paz. Ao longo dos últimos meses, o projeto do grupo "Amigos de Castelo do Neiva em Toronto", transformou-se em obra. Depois da praça dedicada às "Gentes do Mar" esta é a segunda obra patrocinada por este grupo de benfeitores que a única pretensão que têm é o desenvolvimento da terra que os viu nascer e a motivação é o amor a Castelo do Neiva. As verbas foram todas suportadas pelos "Amigos de Castelo do Neiva em Toronto". Aliás, foi sempre uma premissa do grupo a obra não ter qualquer custo para a junta de freguesia. Um bem haja a todos os membros do grupo.
Gostaria de agradecer ao engº Paulo Lages, ao engº Pedro Cruz e ao engº Bartolomeu Sampaio por terem participado juntamente comigo na equipa projetista, e por terem contribuindo gratuitamente com os projetos de especialidades, do ar condicionado e projeto elétrico respetivamente, assim como o apoio necessário durante a construção.


A obra foi iniciada a 17 de março de 2014 e terminada em meados de Agosto. Foram cinco meses de trabalho contínuo, com reuniões de obra quase todos os dias, vistorias regulares com a presença do Padre Xavier, como responsável pela gestão financeira da obra, e do Hilário Vaz, nomeado pela Assembleia de Freguesia para acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos.
Como em qualquer obra nem tudo corre como o previsto. E a Casa da Paz não é exceção. Depois de inaugurada, e depois de se ter realizado dois velórios verificou-se uma infiltração na cobertura. Nada levava a crer que surgisse esta situação uma vez que já tinha chovido antes e a cobertura tinha correspondido. As telas já estavam colocadas há meses!
O que não correu como o previsto foi também o arranjo da própria cobertura. Depois de se ter colocado novas telas na cobertura e de se ter realizado os testes de estanquidade, com sucesso, na sexta-feira, a verdade é que, na segunda feira, o problema apareceu de novo com a mesma intensidade... São fenómenos que por vezes acontecem, como por exemplo: o desaparecimento de parte do isolamento térmico, que se verificou durante a obra. Só espero que estes dois fenómenos não tenham a ver um com o outro e que não passem disso mesmo: fenómenos...
A empresa responsável pela construção da casa da paz está a realizar os trabalhos necessários para que dentro em breve a situação fique normalizada.
No dia 10 de setembro a Cruz Vermelha Portuguesa com o apoio da junta de freguesia levaram a cabo uma ação de esclarecimento sobre "Prevenção da Queda na Terceira Idade" também de realizaram rastreios e outras atividades. Esta iniciativa foi um sucesso porque as pessoas aderiram em bom número, motivando-nos a promover mais iniciativas deste tipo.

No dia 19 realizou-se a reunião da Assembleia de Freguesia de Setembro com os seguintes pontos da ordem do dia:1- Informações da Mesa; 2- Votação da ata número um, relativa à sessão anterior; 3- Período antes da ordem do dia; 4- Apreciação da informação do Presidente da junta de freguesia; 5- Situação financeira da freguesia; 6- Apreciação e votação do acordo de Execução de Delegação de Competências; 7- Intervenção aberta ao público.
No dia 28, Vários grupos de freguesias do nosso concelho deslocaram-se a Castelo do Neiva para participar no Dia do Mundo Rural. Neste evento organizado pela ACR de Castelo do Neiva esteve presente o Paulo Lages, Tesoureiro da junta de freguesia.
No mesmo dia realizou-se a inauguração de um mural junto à casa da paz. O custo deste mural foi integralmente suportado por Henrique Dias, um conterrâneo emigrado no Canadá. Esta obra já tinha vindo a ser pensada há alguns meses em conjunto com a junta de freguesia e o Padre Xavier, por iniciativa do Henrique Dias. Foi com muita pena que não estive presente na cerimónia de inauguração, mas deixo aqui um agradecimento ao Henrique e os parabéns pela obra que veio valorizar a envolvente da nossa igreja.
Na rua da Junqueira continuam os trabalhos de alargamento da rua, estando já acordados com outros proprietários mais alargamentos.

Na rua Fonte da Ermida está a ser realizada uma obra, no sentido de evitar a passagem da água que danifica o pavimento.
A pedido da junta de freguesia, mais uma vez, técnicos da Câmara Municipal e Serviços Municipalizados deslocaram-se a Castelo do Neiva para arranjarem uma solução para a água proveniente do monte que desagua na rua Fonte de Santiago. Este problema não é de fácil resolução. No entanto, a junta de freguesia está a fazer diligências junto da Câmara Municipal alertando para as consequências que poderão existir por falta de intervenção. Neste caso a junta de freguesia não possui os meios técnicos nem financeiros para solucionar o problema.

Alguns pedidos
Pedimos a todos em geral que não coloquem nas bermas das ruas, dunas ou terrenos públicos todo o tipo de lixo, em especial os considerados monstros (sofás, frigoríficos, colchões, móveis, etc...). Podem ligar para o número grátis 808 200 282, porque a recolha é feita gratuitamente. Não devem colocar, também, material vegetal nos contentores por exemplo relva e ramos de árvores. Este comportamento está sujeito a multa.

Avisos
Água pública: - poderá efetuar o pagamento das faturas da água na secretaria da junta de freguesia. Se detetar ruturas nas condutas de abastecimento de água publica, ligue para os serviços municipalizados através do número 258 806 900 ou para a junta de freguesia 258 871 301 identificando a rua e local da rutura.
Iluminação pública: - Se detetar avarias na iluminação pública ou lâmpadas fundidas ligue para o numero das avarias da EDP 800 506 506, identifique o local. Se passados cinco dias a avaria persistir ligue para a junta de freguesia – 258 871 301 – identificando a rua e numero de porta.
Taxas de sepulturas – Se ainda não efetuou o pagamento, do ano de 2013, da taxa anual de 10€ para sepulturas e 25€ para jazigos dirija-se à junta de freguesia para a liquidação das mesmas.
Ajude a manter a freguesia limpa: A junta de freguesia apela a todos os proprietários que confrontem com linhas de água que proceda à sua limpeza, pois é da responsabilidade dos mesmos a sua manutenção e limpeza.
Sendo Castelo do Neiva uma freguesia grande não é possível efetuar a limpeza das ruas em tempo útil pretendido. Apela-se, portanto, a todas a pessoas que queiram ter a gentileza de limpar as bermas e valetas junto às suas propriedade, que liguem para a junta de freguesia – 258 871 301 – e o material resultante será recolhido.

O Presidente da Junta, Paulo Torres.