Sexta, 15 Dezembro 2017

Caros amigos Castelenses, gostaria de deixar a todos as minhas saudações. Principalmente aos emigrantes que acompanham esta informação informação mensal, neste espaço que o Jornal Monte do Castelo gentilmente cede ao Presidente da Junta. Deixo também aqui, porque nunca o fiz em nenhuma informação anterior, o meu agradecimento e os parabéns a todos as pessoas que mês após mês fazem este jornal.
Este mês tem início com uma data comemorada por todo o mundo, o 1º de maio, dia do trabalhador. É também dia de colocar os maios à porta, uma tradição que se perde no tempo. Tradição que se julga herdada dos Celtas e que celebra a Primavera, marca um novo ano agrícola ou um novo ciclo da natureza que se pretende fértil.
No dia 6 de maio, a equipa de arqueólogos da Câmara Municipal deslocaram-se a Castelo do Neiva. A visita consistiu na verificação do estado do Castro de Moldes e foi comprovado no local que há necessidade de uma intervenção. Recordo que no dia 16 de dezembro de 2013 tinha sido feito, à Câmara Municipal, um pedido para limpeza e consolidação das estruturas. Foi também questionada a importância da pedra existente em frente à Casa Passos. Segundo informação da equipa de arqueólogos o elemento está referenciado como sendo um menir. Impõe-se portanto a necessidade de proteger o elemento, pois uma vez que confirmada a sua natureza terá entre 3000 e 5000 anos.
Finalmente arrancaram as obras de pavimentação da rua do areeiro. As obras só agora tiveram início devido ao tempo chuvoso que se fez sentir durante o inverno.


O alargamento no encontro da rua dos Loureiros com a rua Estreita está praticamente concluído. Falta a pavimentação da zona alargada e uns retoques nas entradas para as propriedades privadas. Quando a Junta de Freguesia tiver condições económicas, para dar continuidade ao alargamento da rua, avançará com os trabalhos, pois alguns moradores já mostraram disponibilidade para cederem terreno para o alargamento e até mesmo para contribuir financeiramente na construção dos muros.
No dia 22 de maio realizou-se na Câmara Municipal uma reunião no sentido de informar esclarecer todas entidades afetadas pela interdição de transito na ponte Eiffel do dia 1 de junho ao 31 do mesmo mês. A interdição prevista visa o arranjo do piso da ponte.
O cruzeiro da Srª das Neves está a ser alvo de uma intervenção de limpeza e embelezamento por iniciativa do Sr. José Salgueiro (zé da Fina) morador confrontante ao cruzeiro. Uma vez que o Sr. José se ofereceu para a realização dos trabalhos, a Junta de Freguesia disponibiliza todo o material necessário e dá indicações para o arranjo da envolvente. Agradeço a este grande Castelense pelo altruísmo e por contribuir para o embelezamento da nossa freguesia e pela conservação do nosso património.
No dia 25 de maio realizaram-se as eleições Europeias com a finalidade de eleger os deputados ao Parlamento Europeu em Portugal. Como tem sido habito em Castelo do Neiva, as eleições decorreram dentro de toda a normalidade. Como resultado em Castelo do Neiva, a coligação PPD/PSD.CDS-PP saiu vencedora com 36,64% dos votos seguida do PS com 27,55% e do MPT com 9;23%. Todos os outros partidos obtiveram votações a baixo dos 5%. Deixo uma palavra de agradecimento a todas as pessoas que estiveram nas secções de voto pelo trabalho realizado.

Gostava de manifestar, mais uma vez, o desagrado pelo que acontece na maior parte dos contentores de lixo na nossa freguesia. Principalmente nos contentores localizados no encontro da Rua Monte Baixo com a Rua de Cima. A situação é que há pessoas que colocam lixo nos contentores sem estarem devidamente ensacados e pior ainda, atiram o lixo que por vezes vai parar ao jardim do vizinho... Esta situação está a tornar-se insustentável e os Serviços municipalizados estão ao corrente o que poderá levar à aplicação de multas. Mais uma vez volto a pedir para que coloquem o lixo dentro de sacos e coloquem dentro dos contentores. Não coloquem relva e outro lixo proveniente dos jardim, e material sobrante de obras nos contentores pois não é permitido. Não coloquem restos de comida ou restos de peixe e animais mortos nos contentores, como se tem verificado.


Outro assunto desagradável tem a ver com o que está a acontecer na Rua da Fonte. Na caixa de saneamento junto à Avenida de Moldes sai água suja e o cheiro que se verifica no local indica que alguém está a enviar águas residuais para a conduta. Numa informação anterior já tinha pedido para não enviarem resíduos para a tubagem, uma vez que esta ainda não se encontra ligada à rede publica. Mais uma vez, os SMSBVC vão investigar qual é a fonte do problema e as responsabilidades serão atribuídas.

Avisos importantes:
Pedimos a todos em geral que não coloquem nas bermas das ruas, dunas ou terrenos públicos qualquer tipo de lixo. Para se livrarem dos considerados monstros (sofás, frigoríficos, colchões, móveis, etc...)podem ligar para o numero grátis 808 200 282, porque a recolha é feita gratuitamente.
Água pública: - poderá efetuar o pagamento das faturas da água na secretaria da Junta de Freguesia.
Se detetar ruturas nas condutas de abastecimento de água publica, ligue para os serviços municipalizados através do número 258 806 900 ou para a Junta de Freguesia 258 871 301 identificando a rua e local da rutura.
Iluminação pública: - Se detetar avarias na iluminação pública ou lâmpadas fundidas ligue para o numero das avarias da EDP 800 506 506, identifique o local. Se passados cinco dias a avaria persistir ligue para a Junta de Freguesia – 258 871 301 – identificando a rua e numero de porta.
Taxas de sepulturas – Se ainda não efetuou o pagamento, do ano de 2013, da taxa anual de 10€ para sepulturas e 25€ para jazigos dirija-se à Junta de Freguesia para a liquidação das mesmas.
Ajude a manter a freguesia limpa: A Junta de Freguesia apela a todos os proprietários que confrontem com linhas de água que proceda à sua limpeza, pois é da responsabilidade dos mesmos a sua manutenção e limpeza.
Sendo Castelo do Neiva uma freguesia grande não é possível efetuar a limpeza das ruas em tempo útil pretendido. Apela-se, portanto, a todas a pessoas que queiram ter a gentileza de limpar as bermas e valetas junto às suas propriedade, que liguem para a Junta de Freguesia – 258 871 301 – e o material resultante será recolhido.