Quinta, 19 Outubro 2017

Caros conterrâneos, deixo a todos os meus cumprimentos inclusive todos aqueles que se encontram longe da terra natal e acompanham a informação mensal do Presidente da Junta.
Entramos no mês de Julho, mês que dá início às festas da nossa terra, e começamos pela festa em honra de Santiago, nosso padroeiro, nos dias 25, 26 e 27 de julho. Entretanto serão levados a cabo outros eventos, nomeadamente o Festival de folclore Jangada 2014 a realizar-se no dia 5 de julho ; Prova do triângulo no dia 6 de julho e Festa da família no dia 13.
Como vem sendo habito, segue a informação da atividade da Junta de freguesia no mês de junho.
No dia 1 de Junho, a junta de freguesia, em conjunto com o Grupo Desportivo Castelense, a Associação Musical de Castelo do Neiva e a Associação de Karaté, organizou um evento para festejar o dia da criança no Campo Beira-Mar. Para além de jogos de futebol e voleibol de praia houve uma aula de Karaté seguida de uma atuação dos alunos da Associação Musical.
No dia 4 de junho o presidente da Junta esteve presente na reunião de preparação da época balnear com o Presidente da Câmara e os técnicos responsáveis pelas praias.
A exemplo de anos anteriores, os escuteiros de Castelo do Neiva levaram a cabo, no dia 7 de junho, à limpeza da praia de Castelo do Neiva. A junta de freguesia providenciou sacos e luvas para esta iniciativa. Mais uma vez os escuteiros estão de parabéns pela iniciativa.
No mesmo dia a junta de freguesia participou no jantar de apresentação do cartaz da festa da Nossa Senhora dos Emigrantes.
A associação de caçadores de Chafé, da qual grande parte dos associados são de Castelo do Neiva, assim como parte da zona de caça se localiza na nossa freguesia, levou a cabo uma limpeza dos caminhos florestais. A junta de freguesia participou com o trator e dois funcionários. Deixo aqui uma palavra de reconhecimento pelo trabalho realizado por esta associação em Castelo do Neiva.
No dia 8 realizou-se uma caminhada pela área onde se realizou a limpeza, que serviu também para fazer o reconhecimento dos marcos que dividem as freguesias de Chafé e Castelo do Neiva. Nesta caminhada estiveram presentes a junta de freguesia de Castelo do Neiva e a junta de Freguesia Chafé.


Deu-se início, na segunda semana do mês de junho, ao alargamento da Rua da Junqueira. Conforme as possibilidades da Junta de Freguesia os alargamentos desta rua irão continuar. A construção dos muros está a ser realizada pelos funcionários da junta de freguesia.
Realizou-se, no dia 10 de junho a inauguração da nova sede do moto clube "Barrigas Negra" no espaço cedido pela junta de freguesia no edifício do antigo centro de saúde. A data foi aproveitada para assinar o protocolo para a cadencia do espaço. O moto clube levou a cabo obras de melhoramento do edifício e do espaço exterior. Depois do GRECANE esta é a segunda associação de Castelo do Neiva a instalar-se neste edifício. A junta de freguesia segue a estratégia de apoiar as associações, revitalizando os edifícios da freguesia até agora desocupados. A inauguração mostrou a importância desta associação na divulgação e promoção do nome de Castelo do Neiva, uma vez que se verificou a visita de dezenas de pessoas de vários pontos do país e também de Espanha.

As obras de pavimentação na zona alargada da rua do areeiro e da rua Fieiros da Cortinha encontram-se concluídas. A pavimentação foi realizada pela equipa de calceteiros da Câmara Municipal com a calçada que a junta de freguesia tinha em estaleiro. Agradeço aos moradores pela colaboração, principalmente pela oferta da areia necessária para assentar a calçada.


Depois do alargamento realizado no encontro da rua dos Loureiros com a rua Estreita, a junta de freguesia procedeu à pavimentação da área alargada. Para concluir o trabalho só falta a EDP proceder à mudança do poste elétrico, mudança essa que foi solicitada à muito pela junta de freguesia...
No dia 14 de junho o Presidente da Junta participou nas comemorações do 20º aniversário da delegação do Neiva da Cruz Vermelha que se realizou no monte do Crasto em S.Romão do Neiva. Serviu a cerimónia para o juramento da bandeira dos novos membros e também para entrega de louvores. Nos dois casos Castelo do Neiva esteve representado a todos deixo os parabéns e um agradecimento pelo voluntariado.
No dia 16 teve lugar na Câmara Municipal uma reunião entre o presidente da junta e o presidente da câmara. Entre outros assuntos, a reunião serviu para discutir a resolução da dívida do mandato 2005/2009.
No mesmo dia, pelas 21.00 horas, realizou-se uma reunião com a câmara municipal e a Viana Festas para definir e organizar a Festa da Romaria da Senhora da Agonia.
No dia 15 teve inicio a época balnear na praia de Castelo do Neiva. Como nos anos anteriores a praia foi contemplada com a bandeira azul, sinal que a nossa praia continua com boas condições para receber os banhistas.
No dia 17 o presidente da junta marcou presença na cerimónia da tomada de posse do nosso conterrâneo Manuel António Vitorino como Diretor do Agrupamento de Escolas de Monserrate. É com muita honra que a junta de freguesia lhe endereça os parabéns pela eleição e faz votos para que realize um bom trabalho.
Realizou-se no dia 26,no centro cívico, a reunião da Assembleia de Freguesia de junho com os seguintes pontos na ordem de trabalhos: 1: Informações da Mesa; 2: Apreciação e votação das atas número dois, três e quatro; 3: Período antes da ordem do dia; 4: Apreciação da informação escrita prestada pelo Presidente da Junta de Freguesia; 5: Situação financeira da Freguesia; 6: Apreciação e votação da proposta de alteração do Regimento da Assembleia de Freguesia de Castelo do Neiva; 7: Período de Intervenção do público;
No dia 27 o presidente da junta marcou presença na apresentação do cartaz da festa da Romaria da Nossa Senhora da Agonia.
Depois de uma vistoria, a bandeira azul foi hasteada na praia de Castelo do Neiva no dia 30 de junho. Nesta pequena cerimónia estiveram presentes o presidente da junta e os técnicos responsáveis pelas praias da Câmara Municipal.

Avisos importantes:
Pedimos a todos em geral que não coloquem nas bermas das ruas, dunas ou terrenos públicos qualquer tipo de lixo. Para se livrarem dos considerados monstros (sofás, frigoríficos, colchões, móveis, etc...)podem ligar para o numero grátis 808 200 282, porque a recolha é feita gratuitamente.
Água pública: - poderá efetuar o pagamento das faturas da água na secretaria da Junta de Freguesia.
Se detetar ruturas nas condutas de abastecimento de água publica, ligue para os serviços municipalizados através do número 258 806 900 ou para a Junta de Freguesia 258 871 301 identificando a rua e local da rutura.
Iluminação pública: - Se detetar avarias na iluminação pública ou lâmpadas fundidas ligue para o numero das avarias da EDP 800 506 506, identifique o local. Se passados cinco dias a avaria persistir ligue para a Junta de Freguesia – 258 871 301 – identificando a rua e numero de porta.
Taxas de sepulturas – Se ainda não efetuou o pagamento, do ano de 2013, da taxa anual de 10€ para sepulturas e 25€ para jazigos dirija-se à Junta de Freguesia para a liquidação das mesmas.
Ajude a manter a freguesia limpa: A Junta de Freguesia apela a todos os proprietários que confrontem com linhas de água que proceda à sua limpeza, pois é da responsabilidade dos mesmos a sua manutenção e limpeza.
Sendo Castelo do Neiva uma freguesia grande não é possível efetuar a limpeza das ruas em tempo útil pretendido. Apela-se, portanto, a todas a pessoas que queiram ter a gentileza de limpar as bermas e valetas junto às suas propriedade, que liguem para a Junta de Freguesia – 258 871 301 – e o material resultante será recolhido.