Quinta, 19 Outubro 2017

Amigos Castelenses, tradicionalmente agosto é o mês das férias, da praia e do descanso, mas não podemos esquecer que para muitos é um mês de árduo trabalho. Portanto, para uns e para outros seguem os meus cumprimentos e o desejo que seja um bom mês de agosto para todos.
É também a época das tradicionais festas da nossa terra, que tiveram início com a festa em honra de Santiago, nosso padroeiro, no ultimo fim de semana de julho. Endereço desde já os parabéns à Comissão de festas pelo excelente trabalho. Seguem-se as festas da Nossa Senhora dos Emigrantes, onde está inserida a Feira Medieval, e a Festa da Nossa Senhora de Guadalupe. Não devemos esquecer outro evento que é a concentração do Moto Clube "Barrigas Negras", que trará, com certeza, algumas dezenas de pessoas de todo o país a visitar Castelo do Neiva, contribuindo desta forma para a divulgação da nossa terra.
De seguida apresento as atividades mais relevante levadas a cabo pelo Executivo da Junta de Freguesia.
No dia 2 de julho, o Presidente da Junta e a Presidente da Associação dos Armadores de Pesca de Castelo do Neiva marcaram presença numa reunião na sede da Polis Litoral. A reunião teve como objetivo consolidar as ideias dos projetos da 2ª fase do Projeto de Requalificação do Núcleo da Pedra Alta.
Estiveram também presentes na reunião o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, elementos da Docapesca, CCDR-N, ICNF, IPTM, APA, Capitania do Porto de Viana do Castelo, Polícia Marítima de Viana do Castelo, Parque Expo e a equipa de projetistas do plano. Entre outros assuntos, a Junta de Freguesia e a Associação de Pescadores pugnaram pela construção de um novo edifício da lota e pelo aumento da área diminuta prevista dos armazéns prevista em projeto. Ideias também defendidas, e bem, pelo Presidente da Câmara que teve uma intervenção firme na defesa de Castelo do Neiva. Salientando a importância, não só para a localidade, mas também para a região norte, do ponto de vista da preservação da atividade económica de pesca, da modernização do Portinho de Castelo do Neiva, e da importância para o turismo, da venda direta de pescado praticada no local.
Da reunião resultou a decisão, entre outras, da construção do novo edifício da lota e do aumento da área dos armazéns de 13m2 para 40m2. A equipa projetista apresentará, nos próximos tempos, as alterações resultantes da reunião.
No mesmo dia o Executivo da Junta de Freguesia presenciou as audições da Associação Musical de Castelo do Neiva, que devido ao grande número de alunos houve a necessidade de se prolongar para o dia seguinte.
No dia 5 do mesmo mês, o Executivo da Junta de Freguesia recebeu, no centro cívico, os Grupos Folclóricos participantes no Festival Jangada 2014, organizado pelo Grupo Folclórico e Etnográfico de Castelo do Neiva. Na receção foi apresentado um filme sobre a apanha do sargaço em Castelo do Neiva seguido de uma visita ao Núcleo Museológico. O evento serviu, também, para a assinatura de um protocolo para a cedência do primeiro piso da antiga Casa do Povo ao GFECN. Protocolo este que vem no seguimento da estratégia da Junta de Freguesia em disponibilizar espaços às associações para que estas possam levar a cabo as suas atividades. No caso, o GFECN parece-me ter um projeto muito interessante e que será uma mais valia para o movimento cultural de Castelo do Neiva. Deixo a revelação para o GFECN e desde já os parabéns pela ideia.
No dia 6 realizou-se a Prova do triângulo, com partida e chegada em Chafé. Nunca é de mais lembrar que a prova é organizada pelo GRECANE, ACC e ACDA com a colaboração das Juntas de Freguesia de Castelo do Neiva, Chafé e Vila Nova de Anha. Parabéns a todos pela realização desta prova, que devido às circunstancias económicas têm visto os apoios serem reduzidos de ano para ano e mesmo assim continuam a mesma motivação e determinação.
No dia 12 o Presidente da Junta esteve presente, a convite do Presidente da Junta de S.Romão do Neiva, no concerto de verão da Associação Musical de Castelo do Neiva realizado naquela freguesia vizinha. Agradeço o convite e a forma elegante com que sou, sempre, recebido em S.Romão do Neiva.
Não podia deixar de endereçar os parabéns à ACR e à Comissão de Festas da Senhora dos Emigrantes pela organização da Festa da Família levada a cabo no dia 13 de julho que contou com uma caminhada solidária que reverteu a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
O Executivo da Junta de Freguesia esteve presente no jantar convívio do Grecane. O evento serviu de mote para o lançamento público do novo CD do Grupo Folclórico de Castelo do Neiva, intitulado "Bate o Pé na Areia". Aconselho a compra do CD pois é um importante registo do nosso folclore e da nossa cultura.
No dia 23 de Julho, a convite da Junta de Freguesia, o Presidente da Câmara de Viana do Castelo deslocou-se à nossa freguesia para uma reunião de trabalho. Esta reunião serviu para fazer um ponto de situação nas questões mais importantes da freguesia, nomeadamente a situação da dívida do mandato 2005/2009, da situação da rede viária, pugnar por mais saneamento em Castelo do Neiva, entre outras.
Na festa de Santiago, no dia 27, o executivo da Junta de freguesia, como não podia deixar de ser, participou nas festividades inclusive na procissão do padroeiro. Gostaria de dar os parabéns ao Padre Xavier pela magnifica iniciativa de recuperar a tela com a imagem de Santiago, exposta agora na nossa Igreja. Na minha opinião é das peças mais bonitas que podemos encontrar dedicadas a Santiago. Será, sem dúvida, mais uma atração que torna a Igreja de Castelo do Neiva ainda mais rica. Muitos parabéns!


Apesar da Junta de Freguesia ainda não ter recebido qualquer verba para o alargamento da rede viária, muito se tem feito neste capitulo. Com o trabalho dos dois funcionários requisitados ao Centro de Emprego, a Junta de Freguesia tem realizado alguns alargamentos importantes na freguesia. Depois do primeiro alargamento na Rua da Junqueira, já está em fase de acabamento o segundo, desta feita no local mais necessitado da rua. Embora o alargamento não seja o ideal, pois tem habitações junto à rua, onde mal passava um carro é possível agora a passagem de uma ambulância ou carro de bombeiros. Esperamos agora a participação da Câmara Municipal para continuarmos a alargar a rua na totalidade da sua extensão, pois ainda é necessário muito trabalho para que a rua fique em condições transitáveis.

Com a iniciativa de dois moradores vai-se proceder à continuação do alargamento da Rua dos Loureiros, alargamento este iniciado pela junta de freguesia. Um dos moradores disponibilizou-se para ceder o terreno e outro morador para pagar a mão de obra. Resta à junta de freguesia disponibilizar o material necessário para a obra e proceder à pavimentação da área cedida. Agradeço aos dois moradores a iniciativa, na certeza que estão a ajudar a freguesia, principalmente todos aqueles que utilizam a Rua dos Loureiros. Bem Hajam!
A junta de freguesia está a proceder à retificação do piso na rua Fonte da Ermida entre a Rua do Lameiro e a Rua Senhora das Vitórias, uma vez que esta se encontra praticamente intransitável. Não é a intervenção que gostaríamos mas é, para já, a possível.
Em resultado dos enormes problemas que se verificam, em praticamente todos os pontos de recolha de lixo, pedia para que não colocassem junto dos contentores, nas bermas das ruas, nas dunas ou terrenos públicos qualquer tipo de lixo. A deposição nos contentores de vegetação, por exemplo proveniente de jardins, é proibida. Existe um serviço gratuito para a recolha deste tipo de resíduos (vegetação, sofás, frigoríficos, colchões, móveis, etc...) ligue para o 808 200 282, é grátis.
Perante o mau comportamento das pessoas foi pedido aos Serviços Municipalizados para fiscalizar a utilização dos contentores. Quem colocar lixo nos contentores sem estar devidamente ensacado, se depositarem lixo proveniente de obras em casa, ou colocar lixo no chão será punido com multa. Nunca coloque lixo no contentor sem estar ensacado! Feche sempre a tampa do contentor e se o contentor estiver cheio aguarde pela recolha.