Segunda, 21 Agosto 2017

Caros amigos, o mês da agosto terminou e com ele terminou também a época de férias para grande parte dos Castelenses. Muitos deles emigrantes, que regressaram aos países que os acolheram e lhes proporcionam melhores condições de trabalho, assim espero...
Na verdade, tudo leva a crer que este ano houveram mais emigrantes a visitar-nos do que no ano transato, o que é de louvar porque desta forma contribuíram para dar mais vida e movimento às tradicionais festas da terra, à nossa praia e à freguesia em geral.
O moto-clube Barrigas Negras organizou no 1, 2 e 3 de agosto, no recinto do campo de futebol, a 7ª concentração motard. Apesar das condições atmosféricas não terem ajudado, o convívio proporcionou a vinda dos amantes das duas rodas, de variadas localidades, a Castelo do Neiva. Muitos parabéns à organização que continuem a divulgar o nome de Castelo do Neiva por essas estradas a fora.
No dia 4 de agosto a praia de Castelo do Neiva, contemplada com bandeira azul, foi alvo de uma vistoria para verificarem se todas as condições estavam salvaguardadas para o bom funcionamento da praia, nomeadamente os passadiços e a limpeza da praia e das instalações sanitárias. Como é habitual a junta de freguesia contratou os serviços de um elemento para garantir a manutenção da praia incluindo o apoio de praia e a envolvente.


A junta de freguesia organizou, nos domingos de agosto, aulas de Zumba gratuitas no sentido de promover o desporto e animar a nossa praia. Um agradecimento especial às professoras Susana Laranjeira e Gina Martins pelo trabalho realizado.
Nos dias 8, 9 e 10 realizou-se a festa da Nossa Senhora dos Emigrantes. A junta de freguesia orientou esforços no sentido de colaborar com a comissão de festas e assegurar a limpeza dos acessos ao local. Espero que a ajuda tenha correspondido às expetativas da organização e tenha servido para amenizar a carga de trabalho à organização. Gostaria de endereçar os parabéns à comissão de festas e ao Padre Xavier Moreira pela excelente organização da festa religiosa e também pela feira medieval que, de ano para ano, vai crescendo tanto em qualidade como em numero de visitantes. Também estão de parabéns todas as associações que contribuíram para o sucesso da feira.
No dia 15 de agosto o Grupo Desportivo Castelense apresentou os planteis para a nova época numa festa que se realiza todos os anos neste dia. A junta de freguesia deseja uma temporada cheia de vitórias, que continuem a divulgar o nome de Castelo do Neiva e principalmente que continue com o excelente trabalho que tem vindo a realizar nas camadas jovens, proporcionando aos nossos jovens a oportunidade de praticar desporto.

A junta de freguesia assinou um protocolo com a Câmara Municipal que visa garantir verbas para a continuação dos alargamentos necessários para a Rua da Junqueira. Para além dos alargamentos previstos está contemplada a construção de dois muros em falta. Os muros estavam em falta desde o alargamento efetuado há anos. E, tendo sido demolidos os muros existentes e combinada a construção de novos muros, a atual junta de freguesia achou por bem cumprir o compromisso de executivos anteriores. No entanto, foi averiguada e comprovada a veracidade desse compromisso.


Na rua dos Loureiros está a ser terminado o alargamento promovido por dois moradores. Como já tinha referido na informação do mês anterior, um dos moradores disponibilizou-se para ceder o terreno e outro morador para pagar a mão de obra, restando à junta de freguesia disponibilizar o material necessário para a obra e proceder à pavimentação da área cedida. O nosso muito obrigado a ambos. Para além desta obra, e com a participação de um proprietário, há a expetativa de mais alargamentos na referida rua. Se assim for, a rua dos Loureiros, ficará com um perfil transitável em toda a sua extensão. Todo o mérito para os proprietários.
A Festa em honra da Nossa Senhora de Guadalupe realizou-se este ano nos dias 28, 29, 30, e 31 de agosto. Apesar de muitos dos nossos emigrantes já terem partido, a festa foi um sucesso. Tanto o cortejo etnográfico, no sábado, como a procissão no domingo, pontos altos da festa, tiveram grande afluência de público. A junta de freguesia, como habitualmente, convidou o executivo da Câmara Municipal e os deputados eleitos pelo distrito, entre outras individualidades, para assistirem a estes dois eventos. Muitos parabéns ao Padre Xavier e à comissão de festas pelo excelente trabalho e todos os que participaram na realização dos eventos. Espero que a junta de freguesia tenha estado à altura no apoio solicitado pela comissão de festas.
A inauguração da ampliação da Casa da Paz está marcada para o dia 5 de setembro. Ao longo dos últimos meses, o projeto do grupo "Amigos de Castelo do Neiva em Toronto", transformou-se em obra. Estão a ser realizados os últimos trabalhos, e quando esta informação sair já o edifício estará concluído e inaugurado. Depois da praça dedicada às "Gentes do Mar" esta é a segunda obra patrocinada por este grupo de benfeitores que a única pretensão que têm é o desenvolvimento da terra que os viu nascer e a motivação é o amor a Castelo do Neiva. As verbas foram todas suportadas pelos "Amigos de Castelo do Neiva em Toronto". Aliás, foi sempre uma premissa do grupo a obra não ter qualquer custo para a junta de freguesia. Um bem haja a todos os membros do gupo.

Alguns pedidos
Pedimos a todos em geral que não coloquem nas bermas das ruas, dunas ou terrenos públicos todo o tipo de lixo, em especial os considerados monstros (sofás, frigoríficos, colchões, móveis, etc...)Podem ligar para o numero grátis 808 200 282, porque a recolha é feita gratuitamente. Não devem colocar, também, material vegetal nos contentores por exemplo relva e ramos de árvores. Este comportamento está sujeito a multa.
Avisos
Água pública: - poderá efetuar o pagamento das faturas da água na secretaria da junta de freguesia. Se detetar ruturas nas condutas de abastecimento de água publica, ligue para os serviços municipalizados através do número 258 806 900 ou para a junta de freguesia 258 871 301 identificando a rua e local da rutura.
Iluminação pública: - Se detetar avarias na iluminação pública ou lâmpadas fundidas ligue para o numero das avarias da EDP 800 506 506, identifique o local. Se passados cinco dias a avaria persistir ligue para a junta de freguesia – 258 871 301 – identificando a rua e numero de porta.
Taxas de sepulturas – Se ainda não efetuou o pagamento, do ano de 2013, da taxa anual de 10€ para sepulturas e 25€ para jazigos dirija-se à junta de freguesia para a liquidação das mesmas.
Ajude a manter a freguesia limpa:A junta de freguesia apela a todos os proprietários que confrontem com linhas de água que proceda à sua limpeza, pois é da responsabilidade dos mesmos a sua manutenção e limpeza.
Sendo Castelo do Neiva uma freguesia grande não é possível efetuar a limpeza das ruas em tempo útil pretendido. Apela-se, portanto, a todas a pessoas que queiram ter a gentileza de limpar as bermas e valetas junto às suas propriedade, que liguem para a junta de freguesia – 258 871 301 – e o material resultante será recolhido.