Sexta, 15 Dezembro 2017

Amigos Castelenses. Aproxima-se a época natalícia e por isso, aproveito este espaço para deixar um cumprimento especial e sendo esta a última informação do ano, deixo também votos de um bom final de ano.
Na semana que antecedeu o dia dos fiéis defuntos, o executivo da junta de freguesia decidiu manter o cemitério aberto fora do horário fixado, de forma a facilitar às pessoas o arranjo das sepulturas.
Também foram colocados avisos à entrada do cemitério, informando que não é permitida a colocação de velas e recipientes de detergente nos passeios junto às sepulturas e que todos os elementos decorativos devem ser colocados em cima das sepulturas, de modo a não obstruir a passagem. A junta de freguesia procederá à retirada de todos os elementos que estejam nos passeios.
Ainda relativamente ao cemitério, a junta de freguesia irá proceder à numeração de todas as sepulturas, colando pequenas placas com um número em cada uma. O objetivo é facilitar a localização da sepultura e melhor identificar do concessionário. Para a realização deste trabalho a junta de freguesia fez um plano do cemitério localizando todas as sepulturas e jazigos.
É importante e obrigatório que se proceda à atualização do nome dos concessionários, pois verifica-se que muitas sepulturas ainda têm o alvará no nome de pessoas que já faleceram. Para isso devem dirigir-se à junta de freguesia para proceder ao averbamento. Uma sepultura ou jazigo em que o alvará esteja no nome de pessoas falecidas não está dentro da lei.
Peço ainda, depois de algumas queixas, aos proprietários dos terrenos confrontantes com o cemitério, que mantenham os terrenos limpos e cortem a vegetação que avança para cima dos jazigos.
Foi realizado mais um alargamento na Rua da Junqueira. O referido alargamento era de uma necessidade extrema pois nesta zona uma ambulância não passava. Agradeço mais uma vez aos moradores que têm cedido terreno para os alargamentos.
O grupo Folclórico e Etnográfico de Castelo do Neiva convidou o Executivo para estar presente no Jantar de Angariação de Fundos que se realizou no passado dia 8 de novembro no centro Social e Paroquial de Castelo do Neiva. Agradeço o convite e faço votos para que continuem com o excelente trabalho na divulgação das tradições de Castelo do Neiva.
Comemorou-se, no dia 14 de novembro, o 39º aniversário do Grupo Desportivo Castelense. No jantar convívio o Executivo marcou presença, assim como a Câmara Municipal na pessoa do professor Sérgio, em representação do vereador do desporto.
No habitual discurso, e aproveitando a presença da Câmara Municipal, mais uma vez, fiz referencia à importância da colocação de um relvado sintético no campo de jogos, pois o número de atletas nas camadas jovens e o serviço prestado pelo Grupo Desportivo Castelense na promoção do desporto assim o justifica, mais do que noutras freguesias.

Está a ser realizada a pavimentação de uma área na Travessa do Conticho. Esta intervenção teve a iniciativa de um morador e está a ser por ele patrocinada. A junta de freguesia realizou a abertura de caixa e forneceu a calçada que possui em estaleiro. Toda a mão de obra é suportada pelo particular que teve a iniciativa e a apresentou na ultima reunião da assembleia de freguesia.
Na Rua do Campo do Amaro à Rua da Fonte foi realizada uma pavimentação nas mesmas condições da anterior.


A partir de uma iniciativa do Centro Social e Paroquial de Castelo do Neiva e em parceria com a junta de freguesia e a empresa Sarah Trading, foram colocados pontos de recolha de roupas, roupa de cama, brinquedos e calçado. Estes produtos que apresentem condições de utilização serão direcionados para instituições de solidariedade social. A recolha do material está ao encargo da Sarah Trading, sem quaisquer custo para as entidades intervenientes.

Como é habitual continua-se a limpeza das ruas da freguesia, dando, a junta de freguesia, sempre prioridade às principais avenidas. Neste mês, novembro, as limpezas focaram-se no cemitério e na sua envolvente. Também se realizou uma limpeza mais cuidado a todas as sarjetas de forma a evitar problemas com as águas pluviais.
Desejo a todos um feliz natal e um prospero ano novo.

Avisos importantes:
Pedimos a todos em geral que não coloquem nas bermas das ruas, dunas ou terrenos públicos qualquer tipo de lixo. Para se livrarem dos considerados monstros (sofás, frigoríficos, colchões, móveis, etc...)podem ligar para o número grátis 808 200 282, porque a recolha é feita gratuitamente.
Água pública: - poderá efetuar o pagamento das faturas da água na secretaria da junta de freguesia.
Se detetar ruturas nas condutas de abastecimento de água publica, ligue para os serviços municipalizados através do número 258 806 900 ou para a junta de freguesia 258 871 301 identificando a rua e local da rutura.
Iluminação pública: - Se detetar avarias na iluminação pública ou lâmpadas fundidas ligue para o número das avarias da EDP 800 506 506, identifique o local. Se passados cinco dias a avaria persistir ligue para a junta de freguesia – 258 871 301 – identificando a rua e número de porta.
Taxas de sepulturas – Se ainda não efetuou o pagamento, do ano de 2013, da taxa anual de 10€ para sepulturas e 25€ para jazigos dirija-se à junta de freguesia para a liquidação das mesmas.
Ajude a manter a freguesia limpa:A junta de freguesia apela a todos os proprietários que confrontem com linhas de água que proceda à sua limpeza, pois é da responsabilidade dos mesmos a sua manutenção e limpeza.
Sendo Castelo do Neiva uma freguesia grande não é possível efetuar a limpeza das ruas em tempo útil pretendido. Apela-se, portanto, a todas a pessoas que queiram ter a gentileza de limpar as bermas e valetas junto às suas propriedade, que liguem para a junta de freguesia – 258 871 301 – e o material resultante será recolhido.