Sexta, 15 Dezembro 2017

Caros Castelenses, envio um cumprimento a todos os Castelenses em particular aos leitores desta informação mensal. Creio que são muitos, aqueles que gostam de ler esta informação, nomeadamente quem se encontra longe da sua terra e, principalmente nesta altura, em que Castelo do Neiva é alvo de várias intervenções no sentido de melhorar as infra estruturas e a qualidade de vida dos Castelenses.

O mês de maio começa com o dia do trabalhador. Data esta que teve como origem as manifestações em Chicago de 1886, que reivindicavam a diminuição da jornada de trabalho para 8 horas diárias. Em Portugal, depois da revolução de abril retomou-se livremente as comemorações do dia do trabalhador.

Durante o mês de maio realizaram-se várias reuniões no sentido de preparar “Prova do Triângulo 2015”. Informo desde já que na manhã do dia da prova, 5 de julho, a avenida da praia e avenida central estarão condicionadas, pelo que peço a compreensão de todos.

No dia 8, a meu pedido, o Presidente da Câmara visitou Castelo do Neiva. Juntos avaliamos o andamento das obras em Castelo do Neiva, o pagamento da dívida do mandato 2005/2009 e aproveitei a oportunidade para expor algumas ideias e obras para Castelo do Neiva. Com a presença do Padre Xavier debruçámo-nos sobre Os caminhos de Santiago e a importância que a Igreja de Castelo do Neiva tem, uma vez que é a igreja mais antiga consagrada a Santiago em Portugal.

Foi colocada uma escultura de Cristo Ressuscitado na Casa da Paz, disponibilizada pelo Padre Xavier. A junta de freguesia suportou o custo da restauração da pintura. O executivo agradece a Moisés Silva a colocação gratuita da escultura no local, assim como todos os trabalhos inerentes.

 

Foram realizadas duas reuniões, em Castelo do Neiva, no dia 15 e dia 27, no sentido de preparar as obras no acesso à foz do Neiva. Para além de mim esteve presente um elemento da Polis Litoral, e os proprietários dos edifícios e terrenos junto à foz. Esta obra terá início muito brevemente.

No dia 16 o Executivo da junta de freguesia marcou presença na apresentação do cartaz da Festa da Nossa Senhora dos Emigrantes, onde está inserida a “Feira Medieval” que, como é habitual será um sucesso.

No dia 22 teve início a pavimentação da zona alargada na rua dos Loureiros. A junta de freguesia solicitou a equipa de calceteiros da Câmara Municipal. Para este trabalho disponibilizamos a areia e a calçada, ficando a mão de obra a cargo da Câmara Municipal.

Neste mês de junho está previsto o início do arranjo da área junto do encontro da avenida Central com a rua do Passadiço. Nesta obra está prevista a reconstrução das alminhas existentes no local, uma vez que, como é visível, encontra-se com problemas nas fundações.

Na escola fieiros do mar está a ser substituída a cobertura de amianto existente. A junta de freguesia disponibilizou salas no centro cívico para os alunos, enquanto estes esperam pelo transporte da Câmara Municipal que os conduzirá à escola da freguesia vizinha Chafé. Esta escola está a acolher os alunos de Castelo do Neiva durante o período em que estiverem a decorrer as obras. A carrinha da junta de freguesia garante o transporte de alunos até ao centro cívico. Também vai ser substituída a vedação do terreno da escola junto à rua, pois esta estrutura mostrava-se com sinais de degradação nomeadamente na estrutura metálica.

No dia 28 de maio reuni com o Presidente da Câmara no sentido de organizar a época balnear, pois a praia de Castelo do Neiva foi, como é habitual, contemplado com a Bandeira Azul.

Como se pode ver, Castelo do Neiva está a ser alvo de de várias intervenções em simultâneo. Umas maiores do que outras, mas todas muito importantes para a freguesia. A maior parte financiadas pelo Programa Polis, outras pelos Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo e Câmara Municipal e todas com o apoio da Junta de Freguesia de Castelo do Neiva.

As intervenções que decorreram no mês de maio foram as seguintes:

  • Corte das espécies infestantes nas dunas (chorão e acácias);

Finalização dos trabalhos na rampa de acesso ao portinho de mar

  • Finalização dos trabalhos na rampa de acesso ao portinho de mar;

Remoção da calçada na Rua dos Pescadores a repavimentar com cubo e colocação de saneamento

  • Remoção da calçada na Rua dos Pescadores a repavimentar com cubo e colocação de saneamento;
  • Pavimentação em cubo das ruas do loteamento a sul do campo de futebol e colocação de saneamento;
  • Colocação de infraestruturas na rua do Rego do Negro e pavimentação;
  • Colocação de areia na praia em frente ao campo de futebol;
  • Colocação de saneamento na Avenida de Moldes;
  • Pavimentação na Rua dos Loureiros.

A maior parte destas obras continuarão nos meses de Verão. Não é muito agradável na altura das festas e da chegada dos nossos emigrante, mas como devem compreender este tipo de obras só é possível realizar com tempo bom, por isso é que não se realizam no inverno. Para este facto peço a compreensão de todos os Castelenses.

Avisos importantes:

Pedimos a todos em geral que não coloquem nas bermas das ruas, dunas ou terrenos públicos qualquer tipo de lixo. Para se livrarem dos considerados monstros (sofás, frigoríficos, colchões, móveis, etc...)podem ligar para o número grátis 808 200 282, porque a recolha é feita gratuitamente.

Água pública: - poderá efetuar o pagamento das faturas da água na secretaria da junta de freguesia.

Se detetar ruturas nas condutas de abastecimento de água publica, ligue para os serviços municipalizados através do número 258 806 900 ou para a junta de freguesia 258 871 301 identificando a rua e local da rutura.

Iluminação pública: - Se detetar avarias na iluminação pública ou lâmpadas fundidas ligue para o número das avarias da EDP 800 506 506, identifique o local. Se passados cinco dias a avaria persistir ligue para a junta de freguesia – 258 871 301 – identificando a rua e número de porta.

Taxas de sepulturas – Se ainda não efetuou o pagamento, do ano em vigor, da taxa anual de 10€ para sepulturas e 25€ para jazigos dirija-se à junta de freguesia para a liquidação das mesmas.

Ajude a manter a freguesia limpa:A junta de freguesia apela a todos os proprietários que confrontem com linhas de água que proceda à sua limpeza, pois é da responsabilidade dos mesmos a sua manutenção e limpeza.

Sendo Castelo do Neiva uma freguesia grande não é possível efetuar a limpeza das ruas em tempo útil pretendido. Apela-se, portanto, a todas a pessoas que queiram ter a gentileza de limpar as bermas e valetas junto às suas propriedade, que liguem para a junta de freguesia – 258 871 301 – e o material resultante será recolhido.