Segunda, 21 Agosto 2017

Caros leitores, eis que termina o mês da agosto. Termina assim a época de férias para muitos Castelenses, parte destes emigrantes, que agora estão de regresso para mais um ano de trabalho. A todos desejo que tenham chegado em segurança e que as férias tenham sido recuperadoras.

Cortejo etnográfico na festa da Nossa Senhora da Guadalupe

Foi bom ter reencontrado muitos amigos, e é sempre agradável a alegria e movimento que trazem a Castelo do Neiva especialmente às tradicionais festas, à praia e ao comércio.

Para dinamizar a praia de Castelo do Neiva, a junta de freguesia organizou, nos fins de semana de agosto, aulas de Zumba gratuitas no sentido de promover o desporto e animar a nossa praia. O estado tempo nem sempre ajudou, é certo, mas as condições do areal estavam boas para uns dias bem passados na praia. Um agradecimento especial às professoras Gina Martins pelo trabalho realizado. Como é habitual a praia de Castelo do Neiva, contemplada com bandeira azul, foi alvo de uma vistoria e, uma vez que todas as condições estavam salvaguardadas, nomeadamente os passadiços a limpeza da praia e das instalações sanitárias, foi hasteada a bandeira azul.

 

A 8ª concentração motard do moto-clube Barrigas Negras teve lugar no recinto do campo de futebol a 31, 1 e 2 de agosto. No convívio estiveram presentes pessoas de variadas localidades, o que é sempre bom para a divulgação da nossa freguesia. Muitos parabéns à direção do motoclub pela organização do evento e que continuem a promover a freguesia por onde quer que vão.

No dia 2 de agosto a convite do Presidente da Junta de S.Romão do Neiva, Manuel Salgueiro, tive o prazer de participar na procissão da festa em honra de Santa Ana. Deixo um agradecimento especial pelo convite e os parabéns pelo sucesso da festa principal da freguesia vizinha.

Nos dias 7, 8 e 9 realizou-se a festa da Nossa Senhora dos Emigrantes. A junta de freguesia colaborou com a comissão de festas para assegurar a limpeza dos acessos ao local e em tudo que foi solicitado. Apresento publicamente os parabéns à comissão de festas e ao Padre Xavier Moreira pelo esforço, pela organização da festa religiosa e também pela feira medieval que a exemplo dos anos anteriores foi um sucesso. Parabéns, também, a todas as associações que abrilhantaram a feira com as suas tasquinhas.

O Grupo Desportivo Castelense, no dia 15 de agosto, apresentou os planteis para a nova época. Para assinalar o 40º aniversário do clube, a junta de freguesia ofereceu uma lembrança para assinalar a efeméride reconhecendo desta forma tudo o que o clube tem feito pela promoção do desporto em Castelo do Neiva. Para além dos parabéns, desejo uma temporada vitoriosa, e principalmente, que continue a proporcionar aos nossos jovens a oportunidade da prática de futebol.

Lançamento do livro “Castelo do Neiva: da humilhação à realização de homens e mulheres”

Na manhã do dia 16 de agosto teve lugar do centro cívico o lançamento do livro “Castelo do Neiva: da humilhação à realização de homens e mulheres”, obra do nosso conterrâneo Evaristo Fernandes. Aconselho a leitura deste livro que se foca na história e tradições de Castelo do Neiva.

A 27, 28, 29, e 30 de agosto realizou-se a Festa em honra da Nossa Senhora de Guadalupe. Foram muitos os emigrantes que queriam ter estado presentes mas por motivos de calendário tiveram de partir antes da festa. Apesar disso, os pontos altos da festa; o cortejo etnográfico, no sábado, e a procissão no domingo, tiveram grande afluência de público. A junta de freguesia, como habitualmente, convidou o executivo da Câmara Municipal e os deputados eleitos pelo distrito, entre outras individualidades, para assistirem a estes dois eventos. Espero que a junta de freguesia tenha estado à altura no apoio solicitado pela comissão de festas. Endereço os meus parabéns ao Padre Xavier e à comissão de festas pelo excelente trabalho assim como a todos os que participaram na realização da festa.

Segunda feira dia 31 de agosto o Ministro do Ambiente, na companhia da Câmara Municipal e da Polis litoral visitou Castelo do Neiva para se inteirar do andamento das obras. A junta de freguesia preparou uma receção à comitiva com a ajuda do grupo folclórico do GRECANE.

As limpezas das ruas na freguesia continuam condicionadas pela ausência de dois funcionários que se encontram de baixa médica. Peço a compreensão de todos para esta situação. Neste mês de agosto deu-se prioridade à limpeza na envolvente dos recintos das festas.

Gostaria de deixar um agradecimento especial ao GRECANE por representar Castelo do Neiva na parada histórica e etnográfica da festa da Nossa Senhora da Agonia. É um evento onde todas as freguesias do concelho estão representadas e Castelo do Neiva, com os sargaceiros do GRECANE, esteve à altura do acontecimento.

Faço um pedido, que deveria ser escusado fazer, para que não atirem lixo (restos de velas e outro lixo) para os terrenos adjacentes ao cemitério. A limpeza efetuada pelos proprietários ( a sul) deixou a descoberto o triste hábito de algumas pessoas. No cemitério existem recipientes para colocar as velas e um contentor para depositar as flores. Por isso não há necessidade de continuar com estes atos.

No mês de julho, a junta de freguesia solicitou aos serviços municipalizados o reforço da recolha do lixo doméstico, pois a população residente na freguesia aumenta substancialmente. Apesar do solicitado verificou-se que os serviços não deram resposta ao lixo produzido. Foram realizados por diversas vezes contactos para serem feitas as recolhas e para aumentar o número de contentores em alguns locais da freguesia.

As queixas apresentadas na junta de freguesia são várias durante o ano. Sei que não é agradável ter em frente às habitações um contentor, mas em algum local devem existir. Mas, se o comportamento das pessoas, ao depositar o lixo, fosse o correto metade dos problemas seriam eliminados. Obrigatoriamente o lixo deve ser depositado em sacos devidamente fechados, e não simplesmente atirar restos de refeições para dentro do contentor. Também é proibido colocar restos de jardinagem, pois enchem rapidamente os contentores e além disso os serviços municipalizados vêm recolher gratuitamente este material assim como frigoríficos, fogões ou colchões é só ligar o 808 200 282.

A junta de freguesia teve necessidade de alterar os seus contactos. Agora o número de telefone é o 258 028 256 e o email é Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

 

Alguns pedidos

Pedimos a todos em geral que não coloquem nas bermas das ruas, dunas ou terrenos públicos todo o tipo de lixo, em especial os considerados monstros (sofás, frigoríficos, colchões, móveis, etc...)Podem ligar para o numero grátis 808 200 282, porque a recolha é feita gratuitamente. Não devem colocar, também, material vegetal nos contentores por exemplo relva e ramos de árvores. Este comportamento está sujeito a multa.

Avisos

Água pública: - poderá efetuar o pagamento das faturas da água na secretaria da junta de freguesia. Se detetar ruturas nas condutas de abastecimento de água publica, ligue para os serviços municipalizados através do número 258 806 900 ou para a junta de freguesia 258 028 256 identificando a rua e local da rutura.

Iluminação pública: - Se detetar avarias na iluminação pública ou lâmpadas fundidas ligue para o numero das avarias da EDP 800 506 506, identifique o local. Se passados cinco dias a avaria persistir ligue para a junta de freguesia – 258 028 256 – identificando a rua e numero de porta.

Taxas de sepulturas – Se ainda não efetuou o pagamento, do ano de 2015, da taxa anual de 10€ para sepulturas e 25€ para jazigos dirija-se à junta de freguesia para a liquidação das mesmas.

Ajude a manter a freguesia limpa:A junta de freguesia apela a todos os proprietários que confrontem com linhas de água que proceda à sua limpeza, pois é da responsabilidade dos mesmos a sua manutenção e limpeza.

Sendo Castelo do Neiva uma freguesia grande não é possível efetuar a limpeza das ruas em tempo útil pretendido. Apela-se, portanto, a todas a pessoas que queiram ter a gentileza de limpar as bermas e valetas junto às suas propriedade, que liguem para a junta de freguesia – 258 028 256 – e o material resultante será recolhido.