Sexta, 15 Dezembro 2017

Caros leitores, permitam-me que enderece os melhores cumprimentos a todos, em especial a todos que se encontram distantes de Castelo do Neiva, mas que mensalmente, nesta informação, podem acompanhar alguma das atividades da junta de freguesia de Castelo do Neiva.

Construção da ciclovia na praia de Castelo do Neiva

No dia 4 de setembro, participei na “Ação Solidária APPACDM – Um Olhar de Esperança” que teve inicio com um percurso desde a praça da liberdade até à praça da republica, que se encheu para apoiar a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental e chamar a atenção para a ameaça do fecho do Centro de Atividades Ocupacionais do Cabedelo. Como devem saber o C.A.O. do Cabedelo tem, ao longo da sua existência, acolhido e apoiado crianças e jovens de Castelo do Neiva. Como não podia deixar de ser A Junta de Freguesia esteve presente neste momento difícil da APPACDM.

No mesmo dia realizou-se a reunião ordinária da Assembleia Municipal de Viana do Castelo. Para além da discussão dos pontos previstos, o assunto dos acessos ao porto de mar também foi abordado. Os acessos ao porto de mar Tem muito interesse para Castelo do Neiva, uma vez que irá resolver o estado em que se encontra a Estrada Nacional 13-3 que liga Darque a Castelo do Neiva, e que se encontra em muito mau estado. Na verdade, o estado de conservação e sinalização desta via tem sido discutido, tanto na Assembleia Municipal como na Assembleia de Freguesia. Espera-se que enquanto a obra da construção dos acessos ao porto do mar não se inicie, se leve a cabo uma intervenção, pelo menos, na zona de Vila Nova de Anha, pois está praticamente intransitável...

 

No dia 15 de setembro foi solicitada a minha presença na reunião de pais da Escola Fieiros do Mar. Os pais foram informados que a cedência da carrinha da Junta de freguesia e o combustível estão assegurados. No entanto, e no que diz respeito ao montante mensal atribuído à Associação de Pais para ajudar ao pagamento do serviço da motorista e da ajudante será revisto, pois não sofre atualização há vários anos.

Verificou-se, na sexta-feira dia 18, que desapareceram várias peças no cemitério de Castelo do Neiva. A junta de freguesia participou o caso à GNR. Situação semelhante aconteceu, também, na freguesia vizinha de S.Romão do Neiva, no mesmo dia.

No dia 25 de setembro realizou-se a reunião ordinária da Assembleia de Freguesia com os seguintes pontos da ordem do dia:1- Informações da Mesa; 2- Votação da ata número nove, relativa à sessão anterior; 3- Período antes da ordem do dia; 4- Apreciação da informação do Presidente da junta de freguesia;; 5- Apreciação e votação da moção a enviar à Câmara Municipal, relativamente ao estado da estrada Nacional nº 13-3, passadeiras na mesma e “rails”, no limite envolvente da freguesia; 6- Ponto da situação das obras em curso na freguesia; 7- Apreciação da situação financeira da freguesia; 8- Intervenção aberta ao público.

A junta de freguesia recebeu uma petição que foi reencaminhada para o Presidente da Câmara José Maria Costa. Nesta petição, os moradores da Rua Fieiros do Mar a solicitar a construção de rede de saneamento básico para esta rua. Com o encaminhamento da petição para o Presidente da Câmara, a junta de freguesia pretende reforçar o seu esforço na reivindicação de mais saneamento básico. Para que, tanto os moradores da Rua da Escola Fieiros do Mar como os moradores da Junqueira, da Areia, de Sendim de Cima, de Santiago, em suma, todos os Castelenses tenham acesso a este importante serviço.

Arranjo urbanístico na avenida central

Com a colocação de uma grade de proteção e o arranjo do poste da EDP, a intervenção realizada na rua do passadiço, junto à avenida central encontra-se concluída. Falta a colocação da sinalização e pintura da passadeira que foi pedida à Câmara municipal por diversas vezes.

As obras do programa polis continuam em andamento. Em fase de conclusão encontra-se a ligação do saneamento a pavimentação das ultimas ruas. Teve inicio a construção da ciclovia na estrada da foz. A circulação automóvel já foi eliminada e quando as obras estiverem prontas só poderão circular peões e bicicletas. A rede de saneamento em moldes verá a construção da estação elevatória brevemente. Esta infraestrutura será construida junto ao rio, na Rua da Lagoa e enviará o saneamento por meio mecânico para a Avenida de Moldes. Fazendo assim funcionar todo o saneamento existente em moldes.

A junta de freguesia teve necessidade de alterar os seus contactos. Agora o número de telefone é o 258 028 256 e o email é Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..