Quinta, 19 Outubro 2017

Caros leitores Castelenses. Aproveito este espaço para deixar, a todos, um cumprimento especial no início desta época natalícia. Sendo esta a última informação do ano, aproveito também para deixar votos de um bom final de ano e muitos sucessos para 2016.

Avenida Central foi alvo de uma intervenção
Na semana que antecedeu o dia dos fiéis defuntos o cemitério manteve-se aberto fora do horário normal, de forma a facilitar, às pessoas, o arranjo das sepulturas.
O cemitério foi alvo de pequenas intervenções no sentido de melhorar os espaços entre sepulturas, nomeadamente no talhão à entrada do cemitério velho. Também aqui, resultado do mau estado de todo o conjunto, a junta de freguesia procedeu à permuta de lugares sepulturas no sentido libertar espaço para uma futura intervenção. Serão brevemente colocados editais nas sepulturas abandonadas que serão retomadas pela freguesia se os concessionários, desconhecidos, não se manifestarem.
Ainda sobre o cemitério, devo manifestar o minha preocupação e desagrado pelo mau habito de atirar lixo (resto de velas, flores, plásticos etc...) para os terrenos vizinhos do cemitério, principalmente junto ao cemitério velho. Mais uma vez, e por culpa de alguns, os meios da junta de freguesia terão de ser direcionados para esta limpeza, quando fazem muita falta na manutenção das ruas. Por favor, não atirem lixo para os terrenos adjacentes ao cemitério!
No dia 2 de novembro participei na reunião entre os presidentes de junta e o executivo da Câmara Municipal onde foram explanadas as principais diretrizes do plano do orçamento do município para 2016.
Já teve inicio o programa envelhecer com qualidade, no qual estão inseridas a prática de ginástica e usufruir da utilização de piscina. A junta de freguesia colocou ao dispor o transporte dos seniores inscritos no programa.
No dia 7 de novembro a junta de freguesia reuniu com o Grupo Desportivo Castelense para em conjunto trabalharem na continuação das camadas jovem. Da reunião ficaram duas certezas; as camadas jovem vão continuar e a junta de freguesia vai apoiar o Castelense no desenvolvimento das mesmas.
Atualmente já em atividade, as equipas, Petizes (Sub-7) e Traquinas (Sub-9) , estão sobre a direção de um coordenador com formação e experiência, sendo que a novidade é que os atletas não pagam qualquer mensalidade. Para que este esforço seja compensado é necessário que meninos e meninas com as idades mencionadas se inscrevam para se formar um bom grupo.
O Grupo Desportivo Castelense tem um protocolo com a Escola EBI de Castelo do Neiva para a cedência do pavilhão desportivo. Desta forma, e durante o inverno, os meninos treinam nas melhores condições, ao abrigo do frio e das intempéries. Estão assim reunidas as melhores condições para que os nossos jovens tenham a oportunidade de praticar futebol na nossa freguesia num clube com 40 anos história. A junta de freguesia tomou esta iniciativa e vai acompanhar de perto estes jovens na certeza de que tudo fará para continuar a apoiar e promover o desporto infantil.
No dia 14 de novembro fiz-me substituir pelo tesoureiro Paulo Lages no jantar organizado pelo Grupo Desportivo Castelense, agradeço o convite e faço votos para que seja um ano repleto de vitórias.

construção do troço de ciclo via em Castelo do Neiva segue em bom ritmo
A construção do troço de ciclo via em Castelo do Neiva segue em bom ritmo. Dentro em breve os Castelenses já poderão usufruir deste fantástico percurso que permite desfrutar de uma vista de beleza única. Relativamente à obra de reordenamento e qualificação da frente marítima do núcleo da Pedra Alta, a junta de freguesia tem solicitado algumas melhorias nos trabalhos, nomeadamente no que diz respeito à recolha das águas pluviais e à acessibilidade a algumas habitações. O descontentamento foi manifestado tanto à Câmara Municipal como à Polis Litoral Norte.
Em conjunto com os SMSBVC, a junta de freguesia está a analisar os locais onde se instalarão os novos contentores. A maior parte deles ficarão no mesmo local. No entanto, para que seja possível o camião efetuar a recolha é necessário deslocar alguns para o lado oposto da via. O ideal seria que os contentores ficassem completamente fora da faixa de rodagem e e mantivessem os passeios livres. Para isso acontecer seria necessário a ocupação de espaço privado. Onde for necessário vamos falar com os proprietários, e se houver disponibilidade por parte dos mesmos serão realizados os trabalhos necessários.
Foram realizados trabalhos de melhoramentos nos pisos da Rua da Joana, Rua da Ladeira, Travessa da Ladeira e Quelha de Sendim.
No mês de novembro, a Avenida Central foi alvo de uma intervenção. Esta intervenção, já solicitada por várias vezes, consistiu na pintura e sinalização das passadeiras. Para esta avenida também foi solicitada várias vezes a retificação dos rails de segurança ao longo da via que por motivos de acidente se verificam em muito mau estado. No entanto, para este caso a Câmara Municipal ainda não tem prevista qualquer data para o arranjo.
Desejo a todos um feliz natal e um prospero ano novo.

Contactos da junta de freguesia: tlf- 258 028 256 | email - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

AVISOS
Pedimos a todos em geral que não coloquem nas bermas das ruas, dunas ou terrenos públicos todo o tipo de lixo, em especial os considerados monstros (sofás, frigoríficos, colchões, móveis, etc...)Podem ligar para o numero grátis 808 200 282, porque a recolha é feita gratuitamente. Não devem colocar, também, material vegetal nos contentores por exemplo relva e ramos de árvores. Este comportamento está sujeito a multa.
Avisos
Água pública: - poderá efetuar o pagamento das faturas da água na secretaria da junta de freguesia. Se detetar ruturas nas condutas de abastecimento de água publica, ligue para os serviços municipalizados através do número 258 806 900 ou para a junta de freguesia 258 028 256 identificando a rua e local da rutura.
Iluminação pública: - Se detetar avarias na iluminação pública ou lâmpadas fundidas ligue para o numero das avarias da EDP 800 506 506, identifique o local. Se passados cinco dias a avaria persistir ligue para a junta de freguesia – 258 028 256 – identificando a rua e numero de porta.
Taxas de sepulturas – Se ainda não efetuou o pagamento, do ano de 2015, da taxa anual de 10€ para sepulturas e 25€ para jazigos dirija-se à junta de freguesia para a liquidação das mesmas.
Ajude a manter a freguesia limpa:A junta de freguesia apela a todos os proprietários que confrontem com linhas de água que proceda à sua limpeza, pois é da responsabilidade dos mesmos a sua manutenção e limpeza.
Sendo Castelo do Neiva uma freguesia grande não é possível efetuar a limpeza das ruas em tempo útil pretendido. Apela-se, portanto, a todas a pessoas que queiram ter a gentileza de limpar as bermas e valetas junto às suas propriedade, que liguem para a junta de freguesia – 258 028 256 – e o material resultante será recolhido.