Quinta, 19 Outubro 2017

Caros Castelenses, mais um mês que termina e mais uma vez venho, através deste jornal, fazer um resumo da atividade da Junta de Freguesia, agora relativamente ao passado mês de maio.
No dia 11 de maio realizou-se em Vila Nova de Anha uma reunião no sentido de organizar mais a Prova do Triângulo 2016. A prova é organizada pelas Juntas de Freguesia de Castelo do Neiva, Chafé e Vila Nova de Anha e por associações das três freguesias, o GRECANE é a associação organizadora de Castelo do Neiva. Este ano a prova vai ter início e final em Vila Nova de Anha.

caminhada caminhos santiago
No dia 21 de maio a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Câmara Municipal de Esposende promoveram uma caminhada entre o Albergue das Marinhas, em Esposende e o Hospital Velho, em Viana do Castelo, com paragem na Igreja de S.Tiago, em Castelo de Neiva. onde está o mais antigo testemunho dos Caminhos de Santiago.

Na caminhada participaram, entre outros convidados, os membros da Ordem do Caminho de Santiago Português e Galego, o Director General del Xacobeo, da Fundación Expourense (que integra a Xunta de Galicia, a Diputación, os Ayuntamientos de Ourense, San Cibrao y Barbadás, a Cámara de Comercio e a Confederación de Empresarios y Abanca), e ainda os responsáveis pelo turismo dos dois municípios.
Na visita à Igreja estiveram presentes, da Câmara de Viana do Castelo, Presidente da Câmara e a Vereadora da Cultura, assim como o Vice Presidente da Câmara de Esposende. Por sua vez, na receção em Castelo do Neiva marcaram presença, para além do Presidente da Junta, o Padre Xavier Moreira e o Presidente da comissão de festas de S.Tiago e responsável pela manutenção do Caminho de Santiago em Castelo do Neiva, José Adriano.
Foi feita uma pequena apresentação, pelo arqueólogo da Câmara Municipal de Viana do Castelo, onde teve oportunidade de explicar quando foram encontradas a Ara Romana e a inscrição da consagração da Igreja a Santiago datada do ano 862, sendo esta a consagração mais antiga ao apóstolo feita fora do território espanhol.
Esta iniciativa marca o início da intenção dos municípios de, em conjunto, promover e desenvolver o Caminho da Costa. Algo que a junta de freguesia de Castelo do Neiva vem fazendo há alguns anos.

pavimentação da Rua do Sol

No dia 23 de maio tiveram início os trabalhos de pavimentação da Rua do Sol, que liga a nossa freguesia à freguesia de S.Romão de Neiva. Em colaboração, as duas juntas de freguesias solicitaram ao Município transformar um caminho florestal, quase intransitável que gente mal intencionada utilizava como vazadouro de entulho, numa franca ligação entre as duas freguesias.
A obra, não sendo de grande envergadura, cerca de 500m, representa a boa relação de vizinhança, tanto ao nível institucional como entre as populações que se prevê mais forte depois de concluída.
Esta boa relação entre freguesias de Castelo do Neiva e S.Romão de Neiva permitiu também que o curso de aplicação de produtos fitofarmacêuticos fosse descentralizado de Santa Marta de Portuzelo para mais próximo das duas populações. Uma vez que a freguesia de S.Romão de Neiva tinha um numero muito superior de inscritos, relativamente a Castelo do Neiva, acordou-se que o curso teria lugar no centro Paroquial de S, Romão do Neiva. Evitando-se, assim, que as pessoas se deslocassem a Santa Marta de Portuzelo. Deixo um agradecimento especial ao Presidente da Junta da freguesia vizinha, Manuel Salgueiro, pela cedência das instalações e pela organização das turmas que permitiu que cerca de meia centena de Castelenses ficassem habilitados para aplicar este tipo de produtos.
No dia 30 de maio, e uma vez que a praia de Castelo do Neiva foi, como é habitual, contemplada com a Bandeira Azul, realizou-se uma reunião de preparação da época balnear. Como é habitual a Junta de Freguesia fica com o encargo da limpeza da praia e dos balneários.
Apesar do atraso, devido à chuva dos últimos tempos, a pavimentação da rua de S. Roque está praticamente pronta. Para além da pavimentação foi construído um caleiro de recolha da água da Rua de S.Roque e da água proveniente da Rua de Baixo.
Foi realizada uma pequena intervenção na Travessa dos Milagres para tapar os buracos provocados pela água. Não foi o suficiente para tornar esta via em condições boas para circularem automóveis. Fazemos intenção de, brevemente, lá voltar-mos para fazer melhoramentos.
Será realizado, brevemente, mais um alargamento na Rua da Junqueira e assim fica completo o processo de alargamentos nesta rua. Quanto à sua pavimentação não me posso comprometer com prazos. O que ficou acordado entre a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal foi que quando os alargamentos estivessem realizados, a própria câmara procedia à pavimentação. Esperemos que seja para breve.
Está previsto, até ao final do ano, realizar uma obra de proteção costeira entre a praia da bandeira azul e a foz do Neiva. Esta intervenção, já há muito solicitada por mim à Câmara Municipal, visa conter o avanço do mar que se tem verificado nos últimos anos.
Brevemente serão iniciadas as obras de saneamento na Rua da Escola Fieiros do Mar, Rua do Malhacu e o que resta da Rua dos Bragas. Com esta intervenção poderão ser ligadas ao saneamento mais de 60 habitações e o edifício da escola fieiros do mar. Esta é uma obra muito esperada pelos moradores. A Junta de Freguesia está a trabalhar com os Serviços Municipais no sentido de continuar com o ritmo dos últimos anos no que diz respeito à ampliação da rede de saneamento.
Os SMSBVC decidiram alargar o prazo da Campanha "Ligue-se" até 31 de Agosto de 2016. Esta campanha isenta o pagamento da taxa do pedido de ramal da água e do saneamento. Os pedidos em Castelo do Neiva foram muitos. Aproveitem para pedir a ligação do ramal e assim poupam muito dinheiro.


AVISOS
Pedimos a todos, em geral, que não coloquem nas bermas das ruas, dunas ou terrenos públicos todo o tipo de lixo, em especial os considerados monstros (sofás, frigoríficos, colchões, móveis, etc...) Podem ligar para o número grátis, porque a recolha é feita gratuitamente. Não devem colocar, também, material vegetal nos contentores, por exemplo: relva e ramos de árvores. Este comportamento está sujeito a multa.
Avisos
Água pública: - Se detetar ruturas nas condutas de abastecimento de água pública ligue para os serviços municipalizados através do número 258 806 900 ou para a Junta de Freguesia 258 028 256 identificando a rua e local da rutura.
Iluminação pública: - Se detetar avarias na iluminação pública ou lâmpadas fundidas ligue para o número das avarias da EDP 800 506 506, identifique o local. Se passados cinco dias a avaria persistir ligue para a Junta de Freguesia – 258 028 256 – identificando a rua e número de porta.
Taxas de sepulturas – Se ainda não efetuou o pagamento, do ano de 2016, da taxa anual de 10€ para sepulturas e 25€ para jazigos dirija-se à Junta de Freguesia para a liquidação das mesmas.
Ajude a manter a freguesia limpa: A Junta de Freguesia apela a todos os proprietários que confrontem com linhas de água que proceda à sua limpeza, pois é da responsabilidade dos mesmos a sua manutenção e limpeza.
Sendo Castelo do Neiva uma freguesia grande não é possível efetuar a limpeza das ruas em tempo útil pretendido. Apela-se, portanto, a todas a pessoas que queiram ter a gentileza de limpar as bermas e valetas junto às suas propriedade, que liguem para a Junta de Freguesia – 258 028 256 – e o material resultante será recolhido.