Quinta, 19 Outubro 2017

Caros Castelenses, chegou o verão e com ele, finalmente, o bom tempo. É uma época de encontros em que ansiamos pela chegada dos nossos emigrantes, a todos desejo um bom regresso. E é com muito gosto que os recebemos, pois, este ano, podem usufruir de melhores condições para as suas férias, nomeadamente da ciclovia, do parque urbano, e de toda a envolvente requalificada na praia da nossa terra.

festa da criança no parque urbano

No dia 8 de junho o presidente esteve presente na apresentação do programa base do novo mercado municipal que decorreu na biblioteca Municipal.
No mesmo dia, a convite da escola fieiros do mar, a Junta de Freguesia esteve presente na festa de final de ano com a presença da Secretária da Junta de Freguesia.


No dia 9, o Presidente da Junta reuniu com o Presidente da Câmara para discutirem e acordarem mais investimentos em Castelo do Neiva, nomeadamente no saneamento, parque infantil e alargamento de ruas.

No dia 10 de junho a Junta de Freguesia em parceria com a Associação Musical de Castelo do Neiva, o Grupo Desportivo Castelense e o Grupo de Karaté-do Shotokai de Castelo do Neiva, realizaram a festa da criança no parque urbano a sul do campo de futebol.
No dia 12 de junho a Associação Pedra D´Água realizou um convívio para assinalar o 1º Aniversário. A festa teve lugar no parque da associação localizado na Carvalha. Este parque construido pelo árduo trabalho dos seus sócios na limpeza do local e construção de mesas em madeira proporcionou um dia de convívio a todos os que se inscreveram. A existência desta associação e deste parque é importante na preservação da natureza nomeadamente do rio e toda a sua envolvente Parabéns à Pedra D´Água.
No dia 15 de junho, dia da abertura da época balnear, foi realizada, pelas entidades competentes, uma vistoria à praia de Castelo do Neiva, para comprovarem que estavam reunidas todas as condições para a abertura da praia com bandeira azul.
No dia 20 de junho o Presidente da Câmara reuniu com todos os Presidentes de Junta para dar conhecimento dos investimentos e das candidaturas a realizar para as freguesias do concelho.
No dia 23 de junho realizou-se a Reunião Ordinária da Assembleia de Freguesia. Os pontos da ordem do dia foram os seguintes: Ponto 1: Informações da Mesa; Ponto 2: Período antes da ordem do dia; Ponto 3: Votação da ata número um, relativa à sessão anterior; Ponto 4: Apreciação da informação escrita prestada pelo Presidente da Junta de Freguesia; Ponto 5: Situação financeira da freguesia; Ponto 6: ponto de situação das obras em curso na Freguesia. Ponto 7: Intervenção aberta ao público.
No dia 24 de junho realizou-se a Reunião Ordinária da Assembleia Municipal, onde se discutiram os principais assuntos do nosso concelho.
Na manhã do dia 25 de junho realizou-se, no navio Gil Eannes, a cerimónia de entrega da bandeira azul ás praias do concelho de Viana do Castelo.
No mesmo dia, pelas 11.00 horas da manhã teve lugar o 1º Encontro Regional Dobermann da Secção Norte. Este encontro organizado por Manuel Armando e Isabel Maria, residentes em Castelo do Neiva, contou com cerca de 30 cães inscritos. De várias zonas do país, os participantes tiveram oportunidade de usufruir das excelentes condições do campo escola dos escuteiros de Castelo do Neiva e da sua localização junto ao Rio Neiva. Este evento culminou com um passeio na zona ribeirinha da cidade de Viana do Castelo. A junta de freguesia deixa um agradecimento à organização do evento pela promoção da nossa freguesia e os parabéns pela iniciativa.
Ainda no dia 25 realizou-se o Festival de folclore Jangada 2016 na nova praça da rua dos pescadores. Este festival promovido pelo Grupo Folclórico e Etnográfico de Castelo do Neiva contou com a presença de mais três grupos convidados. A junta de freguesia realizou uma receção no centro cívico, onde foram dadas as boas vindas, com entrega de lembranças e realizada uma visita ao núcleo museológico.
No dia 26, a Junta de freguesia apoiou a organização da 1ª Concentração de Academias do Grupo Desportivo Castelense. O evento foi apadrinhado pelo atleta do Boavista Carlos Santos e contou com a participação da academia do F.C.Marinhas e do Sporting Clube de Portugal e foi patrocinado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, Carpintaria Rocha, Portilame , Pastelaria Linda Praia, restaurante do Portinho Pedra Alta e pela empresa Dr. Building. A junta de freguesia agradece o Vereador do desporto Vitor Lemos pela presença e apoio no desporto em Castelo do Neiva.

A pavimentação da Rua de S.Roque encontra-se terminada.
A pavimentação da Rua de S.Roque encontra-se terminada. Esta intervenção permitiu a ligação desta rua à Rua do Curtinhal. Serviu também para resolver o problema das águas pluviais, vindas da Rua de Baixo, e que destruíam o fraco pavimento que lá existia. Para isso foi construido um canal no cruzamento destas ruas.
Deixo de novo a informação que os SMSBVC alargaram o prazo da Campanha "Ligue-se" até 31 de Agosto de 2016. Esta campanha isenta o pagamento da taxa do pedido de ramal da água e do saneamento.


AVISOS
Pedimos a todos, em geral, que não coloquem nas bermas das ruas, dunas ou terrenos públicos todo o tipo de lixo, em especial os considerados monstros (sofás, frigoríficos, colchões, móveis, etc...) Podem ligar para o número grátis, porque a recolha é feita gratuitamente. Não devem colocar, também, material vegetal nos contentores, por exemplo: relva e ramos de árvores. Este comportamento está sujeito a multa.
Avisos
Água pública: - Se detetar ruturas nas condutas de abastecimento de água pública ligue para os serviços municipalizados através do número 258 806 900 ou para a Junta de Freguesia 258 028 256 identificando a rua e local da rutura.
Iluminação pública: - Se detetar avarias na iluminação pública ou lâmpadas fundidas ligue para o número das avarias da EDP 800 506 506, identifique o local. Se passados cinco dias a avaria persistir ligue para a Junta de Freguesia – 258 028 256 – identificando a rua e número de porta.
Taxas de sepulturas – Se ainda não efetuou o pagamento, do ano de 2016, da taxa anual de 10€ para sepulturas e 25€ para jazigos dirija-se à Junta de Freguesia para a liquidação das mesmas.
Ajude a manter a freguesia limpa: A Junta de Freguesia apela a todos os proprietários que confrontem com linhas de água que proceda à sua limpeza, pois é da responsabilidade dos mesmos a sua manutenção e limpeza.
Sendo Castelo do Neiva uma freguesia grande não é possível efetuar a limpeza das ruas em tempo útil pretendido. Apela-se, portanto, a todas a pessoas que queiram ter a gentileza de limpar as bermas e valetas junto às suas propriedade, que liguem para a Junta de Freguesia – 258 028 256 – e o material resultante será recolhido.