Sexta, 15 Dezembro 2017

Chegou agosto, mês de festas, de praia e, para grande parte dos Castelenses, mês de férias. Para além de deixar aqui os votos de boas férias a todos, desejo também boa viagem aos emigrantes, que nesta altura viajam para Castelo do Neiva carregados de saudade. Deixo ainda uma palavra de boas vindas a todos que, não sendo naturais de Castelo do Neiva, nos visitam por esta altura do ano.

obras de alargamento da Rua da Junqueira
A avaliar pelo final de julho, tudo indica que teremos um mês de agosto com bom tempo. São boas noticias para quem gosta de praia e a nossa freguesia tem isso para oferecer. Isso e muito mais, como bem sabemos... Para além da praia podemos usufruir do rio Neiva, da vista dos nossos montes, da nossa gastronomia, da pesca etc...
E foi isso precisamente o que os deputados do PSD, eleitos por Viana do Castelo, puderam comprovar na visita realizada no dia 4 de julho à nossa freguesia. A visita centrou-se nas obras realizadas na zona da praia onde tiveram oportunidade de trocar impressões com a Presidente da Associação dos Armadores de Pesca de Castelo do Neiva e alguns pescadores.
No dia 5 de julho, dois investigadores Espanhóis, acompanhados pelos arqueólogos da Câmara Municipal de Viana do Castelo, visitaram o museu arqueológico de Castelo do Neiva para estudar e fotografar os capacetes encontrados no Castro de Moldes. Esta visita demonstra bem a importância do achado exposto no Museu Arqueológico.
Nos dias 9 e 10 de julho realizou-se em Castelo do Neiva a VIII Assembleia Nacional de Delegados Acção Católica Rural (ACR). Esta Assembleia contou com dezenas de pessoas de todo o país. A Junta de Freguesia esteve representada pelo Tesoureiro Paulo Lages, onde teve a oportunidade de dar as boas vindas aos participantes. Deixo uma palavra de apreço ao Padre Xavier Moreira por mais uma vez, esta Assembleia, se realizar em Castelo do Neiva.
Também no dia 9 de julho, a convite do Presidente da Junta de Freguesia de Vila Nova de Anha, tive a oportunidade de estar presente, e assim representar a freguesia, na cerimónia do 31º aniversário da elevação de Anha a Vila.
No dia 14 de julho, a pedido da Junta de Freguesia, reuni com os técnicos da Portugal Telecom no sentido de se proceder à mudança de postes e espias que seguram os mesmos, na nova praça, localizada na Rua dos Pescadores. Com a construção da praça as espias dos postes estão perigosamente na área de passagem pedonal, podendo provocar acidentes. Com esta intervenção irão ser relocalizados outros postes e resolver alguns problemas nesta zona.
No domingo dia 17 de julho realizou-se a “Prova do Triângulo-2016”. Este ano o início e o final da prova teve lugar em Vila Nova de Anha, percorrendo, como é habitual, as freguesias de Castelo do Neiva, Chafé e Vila Nova de Anha. Deixo um agradecimento especial ao GRECANE por todo o trabalho realizado na organização do evento, assim como à Associação Cultural de Chafé, Associação Cultural e Desportiva de Anha e às Juntas de Freguesia de Chafé e Vila Nova de Anha que em conjunto com a Junta de Freguesia de Castelo do Neiva organizaram a prova.
No mesmo dia, A Associação Pedra D'Água organizou uma caminhada em Castelo do Neiva. A Junta de Freguesia agradece o convite para o evento onde esteve representada pelo Tesoureiro, Paulo Lages.
Ainda no dia 17 a Junta de Freguesia recebeu, no centro cívico, a atleta Olímpica Vânia Neves numa singela cerimónia que serviu para desejar o maior sucesso nos Jogos Olímpicos 2016 que se realizarão no Rio de Janeiro. Vânia Neves recebeu uma medalha e uma Bandeira da Junta de Freguesia como sinal de apoio de todos os Castelenses. É com muito orgulho que os Castelenses vêm uma conterrânea participar no maior evento desportivo do mundo. Desejamos-lhe o maior sucesso!
No dia 18 de Julho foi levada a cabo a tão necessária limpeza do Castro de Moldes. A Junta de Freguesia já tinha solicitado por diversas vezes esta intervenção junto do gabinete arqueológico da Câmara Municipal. Foi possível neste mês de julho. E perante a supervisão dos arqueólogos do Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Viana do Castelo, o Gabinete Técnico Florestal, o GAF - Gabinete de Atendimento à Família e a AISCA - Associação de Intervenção Social, Cultural e Artística levaram a cabo a limpeza do espaço. A Junta de Freguesia agradece a todos os que se disponibilizaram para esta ação voluntária.
No dia 21 realizou-se uma reunião com a Viana Festas para a preparação das Festas da Nossa Senhora da Agonia. Agradeço ao GRECANE pela ajuda na organização e pela participação na reunião.
No dia 22 de julho, e ainda no âmbito do 41º aniversário do seu aniversário, o GRECANE
realizou um jantar convívio. A Junta de Freguesia, como não podia deixar de ser, esteve presente numa noite quente e numa sala cheia de amigos deste importante grupo, que tanto faz pela cultura de Castelo do Neiva.
No dia 23 a Câmara Municipal realizou uma caminhada para marcar a conclusão dos trabalhos de implantação dos trilhos de Castelo do Neiva. São dois os trilhos em Castelo do Neiva; O Trilho dos Palheiros do Sargaço e o trilho do Castro de Moldes. Estes trilhos estão inseridos na Rede Municipal de Percursos Pedestres de Viana do Castelo. O painel informativo localizado no centro cívico marca o início destes percursos e na Junta de Freguesia pode-se encontrar um desdobrável com mais informação.
Este ano, a Junta de Freguesia de Castelo do Neiva associou-se ao grupo Correr Antas à Noite, à Junta de Freguesia de Antas, e à Câmara Municipal de Esposende na organização da segunda edição do “Trail das Azenhas”. Esta prova contou com centenas de participantes e percorreu uma vasta área da nossa freguesia.
Nos dias 25,29,30 e 31 realizou-se em Castelo do Neiva as Festas de S.Tiago. Mais um ano de evolução da festa do Padroeiro de Castelo do Neiva. A Comissão de Festas tem razão para estar orgulhosa pelo trabalho realizado, onde destaco a caminhada de S.Tiago realizada no sábado e a procissão no domingo. A Junta de Freguesia deixa aqui os parabéns ao Padre Xavier Moreira, ao José Adriano Fernandes e a todos os colaboradores pelo esforço e pelo trabalho realizado, não só nesta semana, mas ao longo de todo o ano.
Na manhã do dia 30 realizou-se uma cerimónia para marcar a inauguração da Rua do Sol. Tal como a obra, esta inauguração, foi realizada em conjunto pelas freguesias de Castelo do Neiva e S.Romão de Neiva e serviu para agradecer ao Executivo da Câmara Municipal todo o apoio na pavimentação desta via. O que era um caminho florestal quase intransitável é agora uma rua que liga as duas freguesia tornando-as mais próximas. Na cerimónia, para além dos Executivos e dos membros das Assembleias de Freguesia, estiveram presentes o Presidente da Câmara, José Maria Costa, o Vice Presidente Vitor Lemos e o vereador Luís Nobre. Estiveram também a assistir vários habitantes das duas freguesias que manifestaram o seu contentamento pela realização desta obra. No local foi colocado um marco com o símbolo das duas freguesias para assinalar o limite de divisão e a data da inauguração.


Entretanto, foram iniciadas as ultimas obras de alargamento da Rua da Junqueira. A Junta de Freguesia agradece aos proprietários pela cedência do terreno e pela disponibilidade para permitir a demolição de um anexo e o corte substancial de um coberto. Terminados os alargamentos a Junta de Freguesia fica à espera da colocação das infraestruturas e pavimentação por parte dos Serviços Municipais.
A Junta de Freguesia não podia deixar de prestar aqui um agradecimento especial ás associações de Castelo do Neiva pela disponibilidade para com a Junta de Freguesia, principalmente quando esta mais precisa. Ao Moto-clube Barrigas Negras pela lavagem de toda a praça “Gentes do Mar” com máquinas de pressão, deixando os muros e bancos em granito como novos; Aos Escuteiros de Castelo do Neiva pelo apoio no “Trail das Azenhas” contribuindo assim para o sucesso da prova; À Associação Pedra d'Água pela limpeza e corte da vegetação no Monte do Castelo para o trilho “Castro de Moldes”; Ao GRECANE pela ajuda na participação de Castelo do Neiva na festa e da Nossa Senhora da Agonia; E ainda à Associação Musical de Castelo do Neiva pela participação na inauguração da Rua do Sol. Sempre foi minha opinião que as Associações, através suas atividades, têm um papel de extrema importância numa comunidade, quando associam essas atividades com trabalho em prol da Freguesia é de louvar. É por esta razão que a Junta de Freguesia, dentro das suas possibilidades, apoia e apoiará todas as Associações de Castelo do Neiva. Muito obrigado pela disponibilidade!

 

AVISOS
Pedimos a todos, em geral, que não coloquem nas bermas das ruas, dunas ou terrenos públicos todo o tipo de lixo, em especial os considerados monstros (sofás, frigoríficos, colchões, móveis, etc...) Podem ligar para o número 808 200 282, é grátis, porque a recolha é feita gratuitamente. Não devem colocar, também, material vegetal nos contentores, por exemplo: relva e ramos de árvores. Este comportamento está sujeito a multa.
Avisos
Água pública: - Se detetar ruturas nas condutas de abastecimento de água pública ligue para os serviços municipalizados através do número 258 806 900 ou para a Junta de Freguesia 258 028 256 identificando a rua e local da rutura.
Iluminação pública: - Se detetar avarias na iluminação pública ou lâmpadas fundidas ligue para o número das avarias da EDP 800 506 506, identifique o local. Se passados cinco dias a avaria persistir ligue para a Junta de Freguesia – 258 028 256 – identificando a rua e número de porta.
Taxas de sepulturas – Se ainda não efetuou o pagamento, do ano de 2016, da taxa anual de 10€ para sepulturas e 25€ para jazigos dirija-se à Junta de Freguesia para a liquidação das mesmas.
Ajude a manter a freguesia limpa: A Junta de Freguesia apela a todos os proprietários que confrontem com linhas de água que proceda à sua limpeza, pois é da responsabilidade dos mesmos a sua manutenção e limpeza.
Sendo Castelo do Neiva uma freguesia grande não é possível efetuar a limpeza das ruas em tempo útil pretendido. Apela-se, portanto, a todas a pessoas que queiram ter a gentileza de limpar as bermas e valetas junto às suas propriedade, que liguem para a Junta de Freguesia – 258 028 256 – e o material resultante será recolhido.