Quinta, 19 Outubro 2017

Caros Castelenses, neste início de época natalícia aproveito, desde já, para deixar os votos de um feliz Natal, e uma vez que esta é a última informação do ano, desejo a todos um bom final de ano.

alargamento na Rua Srª da Boa Sorte

E, no que diz respeito à iluminação de Natal, habitualmente colocada na Freguesia, este ano sofrerá algumas alterações. As juntas de freguesia receberam uma carta da EDP onde avisam que estas estão proibidas de colocar iluminação decorativa nos postes elétricos, com o argumento de que estas estruturas não estão preparadas para suportar esforços adicionais. Desta feita a habitual iluminação das rotundas ficará sem efeito.

As obras do alargamento da rede de saneamento e abastecimento de água continuam como previsto nas seguintes ruas: Rua da Escola Fieiros do Mar, Rua do campo do futebol, Rua do Malhacu, Quelha da Rotunda e parte da Rua dos Bragas.

Estão a ser substituídos os candeeiros da iluminação pública, que funcionam a vapor de mercúrio de alta pressão, por iluminação LED. Esta ação visa a redução de custos com a iluminação Municipal.

Está em curso um alargamento na Rua Srª da Boa Sorte. O referido alargamento contempla o corte de um anexo e a construção de cerca de 35m de muro de suporte em granito. Em alguns pontos deste troço a largura do perfil da rua era de 1,80m o que inviabilizava a passagem de automóveis. Com a boa vontade dos proprietários, que desde já agradeço, a rua passa a ter mais de 5.50m de largura. Apesar de ainda ser necessário mais um alargamento já vai ser possível fazer a ligação automóvel da Avenida da Praia à Rua do Lameiro.

A pavimentação será realizada conforme as possibilidades e a disponibilidade da Junta de Freguesia, pois o financiamento da pavimentação não está garantida pela Câmara Municipal.           Faremos o possível para que a rua tenha o pavimento com as melhores condições possíveis, na certeza que, não sendo a intervenção ideal, ficará melhor sem dúvida alguma.

A Junta de Freguesia continua com os trabalhos de melhoramento do piso da Rua Sr. Dos Milagres. Estas obras são as possíveis por agora. Estão a ser pavimentadas áreas que estavam em falta e nas zonas mais degradadas o piso está a ser levantado e reposto de novo. As habitações junto à rua estão a ser alvo da maior atenção, sendo colocadas telas, para evitar infiltrações e humidades, ou encontrando outras soluções em conjunto com os proprietários.

Atualmente há vários proprietários um pouco por toda a freguesia disponibilizando terreno para alargamento de ruas. No entanto, não é possível atender a todos num curto espaço de tempo. A Junta de Freguesia está sempre dependente de verbas disponibilizadas pela Câmara Municipal para o efeito. Por isso, vamos realizando os alargamentos conforme a possibilidade do Município em protocolar as obras.

No dia 2 de novembro a Junta de Freguesia marcou presença, através do Presidente da Junta, na apresentação do programa “Náutica nas Escolas”, que decorreu no Centro de Remo em Viana do Castelo.

No sábado dia 5 de novembro realizou-se uma reunião de preparação para a ação “Memórias do Mar” desenvolvida pelo CLDS 3G Viana Sul — Contrato Local de Desenvolvimento Social. Esta atividade vai ter lugar no dia 9 e 10 de dezembro em Castelo do Neiva e conta com o apoio da Junta de Freguesia de Castelo do Neiva, da Associação dos Armadores de Pesca de Castelo do Neiva e do Grupo Folclórico e Etnográfico de Castelo do Neiva.

No dia 9 será realizada uma mostra de artesanato local para os alunos do 1º ciclo na escola ebi de Castelo do Neiva. No dia 10 de manhã será realizado um WorkShop para a confeção de dois dos melhores produtos de Castelo do Neiva; o polvo e o camarão da costa. (inscrições limitadas). À tarde, e aberto ao publico, será projetado um filme sobre a apanha do sargaço e haverá lugar a uma atuação do Grupo Folclórico e Etnográfico de Castelo do Neiva. Posteriormente será apresentada uma palestra sobre o beneficio das algas na alimentação e uma visita guiada ao museu do sargaço de Castelo do Neiva. Apareçam que valerá a pena.

No dia 6 de novembro o executivo da Junta de Freguesia esteve presente no almoço promovido pela Comissão de Festas da Srª dos Emigrantes à qual agradecemos o convite.

No dia 12 de novembro o Grupo Desportivo Castelense festejou o 41º aniversário. Como não podia deixar de ser a Junta de Freguesia marcou presença no evento. Também estiveram presentes o Presidente da Câmara José Maria Costa e o Vereador do Desporto Vitor Lemos. Na hora do discurso o Presidente da Câmara adiantou que, no próximo ano, estará em condições de, em conjunto com a Junta de Freguesia, proceder à colocação do relvado sintético no campo Beira-Mar. Finalmente será realizada a obra que, há tanto tempo, o Grupo Desportivo Castelense ansiava.

No dia 26 a Junta de Freguesia esteve presente no jantar de angariação de fundos para o Grupo Folclórico e Etnográfico de Castelo do Neiva. Aproveito para agradecer ao Grupo toda a disponibilidade que tem demonstrado quando a Junta de Freguesia solicita o seu apoio para a realização de várias atividades.

 

 

AVISOS

Pedimos a todos, em geral, que não coloquem nas bermas das ruas, dunas ou terrenos públicos todo o tipo de lixo, em especial os considerados monstros (sofás, frigoríficos, colchões, móveis, etc...) Podem ligar para o número 808 200 282, é grátis, porque a recolha é feita gratuitamente. Não devem colocar, também, material vegetal nos contentores, por exemplo: relva e ramos de árvores. Este comportamento está sujeito a multa.

Avisos

Água pública: - Se detetar ruturas nas condutas de abastecimento de água pública ligue para os serviços municipalizados através do número 258 806 900 ou para a Junta de Freguesia 258 028 256 identificando a rua e local da rutura.

Iluminação pública: - Se detetar avarias na iluminação pública ou lâmpadas fundidas ligue para o número das avarias da EDP 800 506 506, identifique o local. Se passados cinco dias a avaria persistir ligue para a Junta de Freguesia – 258 028 256 – identificando a rua e número de porta.

Taxas de sepulturas – Se ainda não efetuou o pagamento, do ano de 2016, da taxa anual de 10€ para sepulturas e 25€ para jazigos dirija-se à Junta de Freguesia para a liquidação das mesmas.

Ajude a manter a freguesia limpa: A Junta de Freguesia apela a todos os proprietários que confrontem com linhas de água que proceda à sua limpeza, pois é da responsabilidade dos mesmos a sua manutenção e limpeza.

Sendo Castelo do Neiva uma freguesia grande não é possível efetuar a limpeza das ruas em tempo útil pretendido. Apela-se, portanto, a todas a pessoas que queiram ter a gentileza de limpar as bermas e valetas junto às suas propriedade, que liguem para a Junta de Freguesia – 258 028 256 – e o material resultante será recolhido.