Segunda, 21 Agosto 2017

Amigos conterrâneos, bem vindos a 2017, ano novo que se quer prospero, com muita saúde e amizade para todos em particular para os Castelenses.

No dia 9 e 10 de dezembro o CLDS 3G Viana Sul — Contrato Local de Desenvolvimento Social em conjunto com a Junta de Freguesia de Castelo do Neiva, da Associação dos Armadores de Pesca de Castelo do Neiva e do Grupo Folclórico e Etnográfico de Castelo do Neiva levou a cabo uma intervenção intitulada “Memórias do Mar”.

alargamentos na rua dos Loureiros

No dia 9 foi realizada uma mostra de artesanato local, pelo nosso conterrâneo e artesão Guilherme Silva, para os alunos do 1º ciclo na escola ebi de Castelo do Neiva.

No dia 10 de manhã foi realizado um WorkShop para a confeção de dois dos melhores produtos de Castelo do Neiva; o polvo e o camarão da costa. Esta atividade foi realizada na casa da Presidente da Associação dos Armadores de Pesca de Castelo do Neiva, Maria José, à qual agradecemos toda a colaboração assim como a oferta dos produtos confecionados.

À tarde, e já com a presença do Presidente da Câmara, foi projetado um filme sobre a apanha do sargaço e o Grupo Folclórico e Etnográfico de Castelo do Neiva presenteou-nos com duas cantigas e danças referentes à apanha do sargaço. Logo a seguir foram apresentados, por Vânia Magalhães, os benefícios das algas na alimentação seguindo-se uma visita guiada ao museu do sargaço de Castelo do Neiva. Agradeço a todos os que colaboraram na iniciativa que sem dúvida promoveu a cultura e os produtos de Castelo do Neiva.

No domingo, dia 11 de dezembro, a convite do Presidente da Junta de S.Romão de Neiva, Manuel Salgueiro, assisti ao concerto de natal da Associação Musical de Castelo do Neiva que teve lugar em S.Romão de Neiva. É sempre um motivo de orgulho, para mim que acompanho de perto a escola de musica, ver a evolução dos pequenos músicos e o excelente trabalho da Associação Musical.

No dia 12 de dezembro tive uma reunião, no centro cívico, com o engenheiro da empresa responsável pela construção da rede de gás natural. Marquei esta reunião para solicitar a instalação da rede de gás natural em Castelo do Neiva. Uma vez que o gás natural é mais barato, mais seguro e está à porta da nossa freguesia iniciei contactos para a apresentação de um projeto inicialmente para a envolvente da Avenida Central e mais tarde pelas zonas das avenidas da Praia e Moldes.

No mesmo dia 12, segunda feira, estive presente no Salão Nobre da Câmara Municipal na Sessão Evocativa dos 40 Anos do Poder Local Democrático. Esta iniciativa homenageou a comissão administrativa, um conjunto de homens e mulheres que fizeram a transição do regime anterior para o primeiro executivo eleito da Câmara Municipal.

No dia 14 de dezembro teve lugar no salão do Centro Social e Paroquial de Castelo do Neiva, o baile da CSIF - Comissão Social Interfreguesias. Este mês, realizado na nossa freguesia, contou com cerca de 400 pessoas de todo o concelho de Viana do Castelo. Deixo um agradecimento especial ao Centro Social pela disponibilização do salão e à empresa Pastelaria do Castelo, na pessoa do Sr. Manuel Mesquita, pela oferta do lanche a todas estas pessoas.

No dia 16 estive presente no jantar de angariação de fundos organizado pela Associação Pedra D'água. A Junta de Freguesia ofereceu, a esta associação, uma máquina roçadora como agradecimento na colaboração que tem prestado na limpeza dos trilhos na nossa freguesia. Uma das atividades anuais da Pedra D'água é a limpeza de trilhos, para levar a cabo esta atividade são, sem dúvida alguma, necessárias máquinas roçadoras. Desta forma esperamos ter contribuído com algo útil para a Associação.

No dia 21 teve lugar, no centro cívico, a reunião ordinária da Assembleia de Freguesia de Castelo do Neiva. O executivo, mais uma vez, propôs não aumentar as taxas para 2017, uma vez que, na minha opinião, as famílias têm tido uma carga fiscal elevada nos últimos anos. Também nesta reunião foi aprovado, por unanimidade, o orçamento para 2017.

No dia 23 de Dezembro realizou-se o jantar de Natal para os funcionários da Junta de Freguesia.

Em virtude de não ter sido possível a colocação de iluminação de Natal, a junta de freguesia, com a verba destinada para esse efeito, mandou fazer alguns cabazes e distribuiu pelas pessoas mais necessitadas.

Estão quase terminados os alargamentos na rua dos Loureiros. Esta obra permitiu melhorar o perfil da rua e a saída para a avenida central. Nesta fase, para além da construção de diversos muros foi também cortado um anexo.

melhoramento do piso da Rua Sr. dos Milagres

Continuam os trabalhos de melhoramento do piso da Rua Sr. dos Milagres. Vamos continuando no ritmo que podemos, pavimentando as falhas existentes, reconstruindo o que está mal feito e refazendo o que está degradado. Para quem lá passa, já vai notando a diferença.

 

AVISOS

Pedimos a todos, em geral, que não coloquem nas bermas das ruas, dunas ou terrenos públicos todo o tipo de lixo, em especial os considerados monstros (sofás, frigoríficos, colchões, móveis, etc...) Podem ligar para o número 808 200 282, é grátis, porque a recolha é feita gratuitamente. Não devem colocar, também, material vegetal nos contentores, por exemplo: relva e ramos de árvores. Este comportamento está sujeito a multa.

Avisos

Água pública: - Se detetar ruturas nas condutas de abastecimento de água pública ligue para os serviços municipalizados através do número 258 806 900 ou para a Junta de Freguesia 258 028 256 identificando a rua e local da rutura.

Iluminação pública: - Se detetar avarias na iluminação pública ou lâmpadas fundidas ligue para o número das avarias da EDP 800 506 506, identifique o local. Se passados cinco dias a avaria persistir ligue para a Junta de Freguesia – 258 028 256 – identificando a rua e número de porta.

Taxas de sepulturas – Se ainda não efetuou o pagamento, do ano de 2016, da taxa anual de 10€ para sepulturas e 25€ para jazigos dirija-se à Junta de Freguesia para a liquidação das mesmas.

Ajude a manter a freguesia limpa: A Junta de Freguesia apela a todos os proprietários que confrontem com linhas de água que proceda à sua limpeza, pois é da responsabilidade dos mesmos a sua manutenção e limpeza.

Sendo Castelo do Neiva uma freguesia grande não é possível efetuar a limpeza das ruas em tempo útil pretendido. Apela-se, portanto, a todas a pessoas que queiram ter a gentileza de limpar as bermas e valetas junto às suas propriedade, que liguem para a Junta de Freguesia – 258 028 256 – e o material resultante será recolhido.