Segunda, 21 Agosto 2017

Caros Amigos, na esperança de que tenham tido um bom início de ano 2017, deixo-vos um cumprimento especial.

Estão terminados os alargamentos na rua dos Loureiros. Foi também feita uma intervenção no pavimento e encaminhada a água para a rede de águas pluviais existente. Agradeço aos moradores por terem cedido terreno para que fosse possível o alargamento.

alargamento da rua da Boa Sorte

Na Rua Sr. dos Milagres os trabalhos estão suspensos, mas é por uma boa razão. A candidatura para a construção da rede de saneamento a norte da freguesia, que tinha sido submetida, foi aprovada. Vai ser uma grande empreitada, contemplando a zona da Junqueira, dos Barrocos e todo o lugar da Areia. Ou seja do restaurante “O Carvalho” para Norte a freguesia vai ficar dotada com rede de saneamento. Mas não vai ser só o saneamento. Ao mesmo tempo será remodelada a rede de abastecimento de água e a pavimentação das ruas. Esta empreitada contempla as freguesias de Castelo do Neiva e Chafé e terá um investimento total de 3.1 milhões de euros.

A Polis Litoral Norte lançou novas empreitadas para Castelo do Neiva a primeira diz respeito à “Proteção e reabilitação do sistema costeiro nas Praias a Sul de Pedra Alta que visa a construção de uma frente resistente ao avanço do mar, com recurso a patamares de geocilindros resistentes, com núcleo em areia e encostados ao sistema dunar, que, no entanto, continuará a permitir o acesso pedonal às praias através de passadiços sobre elevados, implicando um orçamento de 1.28 milhões de euros.”

A segunda empreitada diz respeito à modernização do portinho de pesca de Castelo de Neiva. financiada pelo Mar 2020, esta intervenção deverá estar concluída em dezembro de 2017. Estão previstos os trabalhos para beneficiação das redes de infraestruturas, requalificação dos pavimentos, reordenamento das áreas exteriores de circulação e estacionamento de embarcações, e de manuseamento das redes e aprestos de pesca, instalação de um novo guincho na rampa-varadouro, requalificação e expansão dos armazéns de aprestos de pesca, reordenamento e beneficiação do sistema de depósito e recolha diferenciada de resíduos, construção de oficina de reparação de embarcações, construção de posto de abastecimento de combustíveis às embarcações, e requalificação/beneficiação/ampliação do edifício-lota. Investimento na ordem dos 2.15 milhões de euros.

Há ainda uma terceira empreitada relativa à Ecovia do Litoral Norte, na qual se destacam as infraestruturas que vão valorizar a margem do rio Neiva, com um custo de 335 mil euros, e a ponte pedonal e ciclável no estuário do Rio Neiva, com 350 mil euros previstos.

Estas obras terão início brevemente logo que estejam cumpridos todos os trâmites legais relativos aos concursos.

No dia 13 de janeiro, sexta feira, realizou-se uma Assembleia Municipal extraordinária que teve lugar no auditório do Forte Santiago da Barra.

No dia 14 de janeiro tive a honra de estar presente na Ceia de Reis, que teve lugar no Centro Social e paroquial de Castelo do Neiva, organizado pelo Agrupamento dos Escuteiros de S. Romão de Neiva, ao qual agradeço o convite.

 

Na quinta feira dia 19 de janeiro, a Junta de Freguesia, o Padre Xavier e todas as associações de Castelo do Neiva estiveram presente numa reunião para debater e refletir sobre o associativismo da nossa freguesia e coordenar algumas iniciativas a realizar em 2017. Agradeço a todos os que estiveram presente pelo contributo.

No dia 20 de janeiro estive presente nas comemorações do 169° aniversário da elevação de Viana do Castelo a cidade. Neste evento, no Teatro Municipal Sá de Miranda, foi feita a atribuição dos títulos honoríficos a cidadãos e instituições do concelho de Viana do Castelo.

No dia 27 de janeiro marquei presença na 1ª gala do desporto de Viana do Castelo. A nossa conterrânea e atleta Olímpica Vânia Neves foi distinguida pela sua presença nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e ainda venceu o prémio de atleta feminino do ano. Muitos parabéns Vânia Neves!!!

No sábado, dias 28 de janeiro realizou-se a caminhada PASSOS DE MEMÓRIA - Trilho do Castro de Moldes (PR13) organizada pela Câmara Municipal e Junta de Freguesia. No final a Junta de Freguesia abriu o núcleo Museológico de Castelo do Neiva aos inúmeros participantes.

Relativamente aos trilhos e aos Caminhos de Santiago, já devem ter reparado na nova sinalização que foi colocada por toda a freguesia. Para além da sinalética foram colocadas placas informativas descrevendo os locais com mais interesse. Peço a todos para que cuidem e estejam atentos a atos de vandalismo. Alguns postes com a sinalização já foram retirados, talvez por não saberem que a sinalização tem a ver com os dois percursos que foram implantados na nossa freguesia, ou talvez por acharem que os postes em madeira seriam úteis num outro lado...

A nova sinalética dos Caminhos de Santiago é igual em todos os municípios desde o Porto a Caminha. Foi uma candidatura conjunta destes municípios que visa promover o Caminho Português da Costa, no qual estamos inseridos.

O alargamento da rua da Boa Sorte está concluído e nesta zona, a Junta de Freguesia, está a colocar o pavimento em falta (há já muitos anos...) e vai pavimentar também na zona do alargamento realizado.

Com a colocação do pavimento em cubo, as obras de ampliação da rede de saneamento em curso na zona praia estão na fase final. A Rua da Escola Fieiros do Mar, Rua do Campo do Futebol, Rua do Malhacu, Quelha da Rotunda e parte da Rua dos Bragas estão quase prontas para a ligação à rede publica de saneamento. Os moradores devem agora, dirigir-se aos serviços municipalizados e pedir a ligação do ramal. Foram muitos os moradores que exigiram a intervenção nestas ruas, tendo mesmo sido entregue uma petição na Junta de Freguesia para que as ruas em causa não ficassem de fora da intervenção que tinha sido realizada ao abrigo do programa Polis. Portanto, devem agora, estas pessoas, pedir a ligação aos Serviços Municipalizados.

A Junta de Freguesia está a pavimentar a travessa do Conticho e parte da rua do Conticho. Estas vias não têm pavimento há largos anos. É um grande esforço que se está a fazer para resolver este problema e melhorar o acesso às habitações dos moradores, uma vez que, esta obra não está a ser comparticipada pelo município.

No cemitério foram substituídas as canalizações dos diversos pontos abastecimento de águas. A tubagem era antiga e e haviam fugas o que prejudicava o respetivo abastecimento.

 

 

 

AVISOS

Pedimos a todos, em geral, que não coloquem nas bermas das ruas, dunas ou terrenos públicos todo o tipo de lixo, em especial os considerados monstros (sofás, frigoríficos, colchões, móveis, etc...) Podem ligar para o número 808 200 282, é grátis, porque a recolha é feita gratuitamente. Não devem colocar, também, material vegetal nos contentores, por exemplo: relva e ramos de árvores. Este comportamento está sujeito a multa.

Avisos

Água pública: - Se detetar ruturas nas condutas de abastecimento de água pública ligue para os serviços municipalizados através do número 258 806 900 ou para a Junta de Freguesia 258 028 256 identificando a rua e local da rutura.

Iluminação pública: - Se detetar avarias na iluminação pública ou lâmpadas fundidas ligue para o número das avarias da EDP 800 506 506, identifique o local. Se passados cinco dias a avaria persistir ligue para a Junta de Freguesia – 258 028 256 – identificando a rua e número de porta.

Taxas de sepulturas – Se ainda não efetuou o pagamento, do ano de 2017, da taxa anual de 10€ para sepulturas e 25€ para jazigos dirija-se à Junta de Freguesia para a liquidação das mesmas.

Ajude a manter a freguesia limpa: A Junta de Freguesia apela a todos os proprietários que confrontem com linhas de água que proceda à sua limpeza, pois é da responsabilidade dos mesmos a sua manutenção e limpeza.

Sendo Castelo do Neiva uma freguesia grande não é possível efetuar a limpeza das ruas em tempo útil pretendido. Apela-se, portanto, a todas a pessoas que queiram ter a gentileza de limpar as bermas e valetas junto às suas propriedade, que liguem para a Junta de Freguesia – 258 028 256 – e o material resultante será recolhido.