Sexta, 15 Dezembro 2017

Caros Conterrâneos envio um cumprimento a todos em geral, mas permitam-me que saúda, em especial, todos os emigrantes. Na verdade, os Encasteles encontram-se um pouco por todo o mundo. Da a Argentina, na América do Sul, ao Canadá, na América do Norte, passando por quase todos os países da Europa, sei que acompanham esta informação com muito interesse, tanto no jornal Monte do Castelo como no sítio eletrónico da Junta de Freguesia.

Pavimentação Rua da Boa Sorte

 

Como já escrevi aqui, na edição passada, são quatro as empreitadas a terem início este ano em Castelo do Neiva. Será um investimento de cerca de seis milhões de euros! As empreitadas estão distribuídas da seguinte forma:

  • Saneamento - 3.10 milhões de euros (sendo que parte é na freguesia de Chafé)
  • Proteção e reabilitação do sistema costeiro - 1.28 milhões de euros
  • Modernização do portinho de pesca e nova lota - 2.15 milhões de euros
  • Ecovia do Litoral Norte - 335 mil euros
  • Ponte pedonal e ciclável no estuário do Rio Neiva - 350 mil euros

Tudo aponta para que em junho seja o mês de arranque da maior parte dos trabalhos. No entanto, acontecem quase sempre imprevistos que vão atrasando o início as obras. Certo é que estas obras serão uma realidade dentro de pouco tempo.

Mais uma vez relembro, que a ampliação da rede de saneamento, sempre foi, a par da regularização da divida antiga, a prioridade para este mandato. Assim, esta empreitada de saneamento, a levar a cabo, é sem dúvida, a cereja no topo do bolo deste mandato.

As ruas contempladas nesta empreitada são as seguintes: Rua da Junqueira; Travessa da Junqueira; Rua Barrocos de Cima;Quelha dos Barrocos: Quelha Barrocos de Cima; Rua do Rego Velho; Rua do Reguinho; Travessa da Fonte da Ermida; Avenida Central entre o restaurante “O Pacifico” e o restaurante “O Carvalho”; Parte Norte da Rua Sr. dos Milagres até à Rua dos Loureiros; Rua dos Loureiros; Rua Estreita; Rua do Bacelo; Rua do Pecuré; Travessa Sr. Dos Milagres; Travessa Encosta da Boavista; Quelha do Terroselo e Rua da Areia.

A construção da rede de saneamento será acompanhada com a renovação da rede de abastecimento de água publica e será resolvido o problema do deficiente pavimento, e até da falta do mesmo em muitas ruas. Por exemplo: a Rua da Junqueira, a Rua Estreita e a Travessa Sr. Dos Milagres.

No dia 3 de fevereiro, a Junta de Freguesia recebeu, no Centro Cívico, D. Anacleto Oliveira, Bispo da Diocese de Viana do Castelo, no âmbito da visita Pastoral realizada entre o dia 2 e 5 de fevereiro. Na visita, à sede da Junta de Freguesia, D. Anacleto visitou o núcleo museológico, ficando a par da história e das tradições da nossa freguesia. Presentes estiveram, também, todas as Associações de Castelo do Neiva.

Nestes dias, de visita Pastoral, tive a oportunidade de acompanhar o encontro com a comunidade piscatória e de estar presente na Eucaristia de Domingo. Agradeço ao Padre Xavier Moreira pelo convite e deixo o parabéns pela excelente organização da visita pastoral que muito honrou os Castelenses.

Na companhia do Tesoureiro, Paulo Lages, no dia 16 de fevereiro, tive uma reunião com o Engº Vitor Lemos, presidente do conselho de administração dos Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo e Vereador do Desporto. Na reunião foram abordados dois assuntos; A empreitada de construção da rede de saneamento e o relvado para o campo de futebol.

Nesta reunião foi apresentado um projeto (estudo) urbanístico da área do campo de futebol, no sentido de rentabilizar e ordenar o espaço. Neste plano estão algumas ideias para o futuro, que entretanto já foram apresentadas ao Presidente do Grupo Desportivo Castelense, Pedro Soares.

No dia 17 de fevereiro realizou-se a primeira parte da Reunião da Assembleia Municipal.

A segunda parte, da Assembleia, realizou-se a 24 de fevereiro no Teatro Sá de Miranda e serviu para homenagear os membros da Primeira Assembleia depois do 25 de abril.

Quarta feira dia 22 de fevereiro reuni com o Presidente da Câmara, para entregar um dossier com o plano e as ideias para a área do campo de futebol e para fazer um ponto de situação do pagamento da dívida antiga. Ficou o compromisso que até ao final deste mandato a situação ficará regularizada. É realmente um grande esforço e um grande feito acabar o mandato com as contas da Junta de Freguesia completamente regularizadas, resolvendo um problema com vários anos. Falta pouco, é verdade, mas temos de fechar este assunto de uma vez por todas.

No dia 23 de fevereiro estive presente numa reunião entre o Presidente da Câmara, todos os Presidentes de Junta e a equipa que está a trabalhar no desenvolvimento do Geoparque Litoral de Viana do Castelo. O objetivo desta equipa é cumprir as condições exigidas para que o geoparque se torne membro observador do Fórum Português de Geoparques da UNESCO, tendo em vista uma candidatura a Geoparque Mundial, até 2018.

Pavimentação de ruas em Castelo do Neiva

 

Em curso, na freguesia, estão as obras de pavimentação das ruas escola fieiros do mar; travessa do Conticho, Rua do Conticho e parte da Rua da Boa Sorte.

Também está a ser alvo de reabilitação o passeio na zona do Alto da Preta, que se apresentava em muito mau estado e que punha em causa a segurança dos peões.

Relativamente a esta zona do Alto da Preta, foi entregue ao Vereador do urbanismo, Luís Nobre, um estudo para a reformulação do piso da Avenida Central, no cruzamento com a Avenida de Moldes e a Travessa de Santiago de forma a criar uma plataforma mais elevada, no sentido de diminuir a velocidade do transito automóvel e desta forma proteger os peões que atravessam a estrada nacional 13-3.

 

 

AVISOS

Pedimos a todos, em geral, que não coloquem nas bermas das ruas, dunas ou terrenos públicos todo o tipo de lixo, em especial os considerados monstros (sofás, frigoríficos, colchões, móveis, etc...) Podem ligar para o número 808 200 282, é grátis, porque a recolha é feita gratuitamente. Não devem colocar, também, material vegetal nos contentores, por exemplo: relva e ramos de árvores. Este comportamento está sujeito a multa.

Avisos

Água pública: - Se detetar ruturas nas condutas de abastecimento de água pública ligue para os serviços municipalizados através do número 258 806 900 ou para a Junta de Freguesia 258 028 256 identificando a rua e local da rutura.

Iluminação pública: - Se detetar avarias na iluminação pública ou lâmpadas fundidas ligue para o número das avarias da EDP 800 506 506, identifique o local. Se passados cinco dias a avaria persistir ligue para a Junta de Freguesia – 258 028 256 – identificando a rua e número de porta.

Taxas de sepulturas – Se ainda não efetuou o pagamento, do ano de 2017, da taxa anual de 10€ para sepulturas e 25€ para jazigos dirija-se à Junta de Freguesia para a liquidação das mesmas.

Ajude a manter a freguesia limpa: A Junta de Freguesia apela a todos os proprietários que confrontem com linhas de água que proceda à sua limpeza, pois é da responsabilidade dos mesmos a sua manutenção e limpeza.

Sendo Castelo do Neiva uma freguesia grande não é possível efetuar a limpeza das ruas em tempo útil pretendido. Apela-se, portanto, a todas a pessoas que queiram ter a gentileza de limpar as bermas e valetas junto às suas propriedade, que liguem para a Junta de Freguesia – 258 028 256 – e o material resultante será recolhido.