Quinta, 19 Outubro 2017

Junta de freguesia de Castelo do Neiva

Neste início de Primavera cumprimento todos os Castelenses com amizade, agradecendo a todos os que manifestaram o seu apoio e as palavras de agradecimento que me vão chegando pelo trabalho que vai sendo realizado por este executivo. Temos noção do que foi feito, mas sabemos perfeitamente aquilo que falta fazer na nossa freguesia. Entretanto, vamos continuando, dentro das nossas possibilidades, intervindo naquilo que consideramos mais urgente e mais importante, tendo consciência que não podemos aceder a todas as questões que nos são colocadas.

No dia 1 de março, juntamente com o padre Xavier, reuni com o Presidente da Câmara no sentido de solicitar um apoio para a realização de obras de reabilitação da Igreja Paroquial de Castelo do Neiva.

O Presidente da Câmara reconheceu a necessidade de uma intervenção urgente neste edifício. De grande importância histórica para Castelo do Neiva e para o Município, principalmente por ser uma referencia nos Caminhos de Santiago, a Igreja foi incluída no programa de reabilitação do património cultural religioso e monástico “Valorizar o Património” promovido pela Câmara Municipal.

No dia 18 de março o Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, o Presidente do conselho de administração dos Serviços Municipalizados, Vitor Lemos e o Vereador do urbanismo, Luís Nobre estiveram em Castelo do Neiva para a inauguração da empreitada de construção da rede de águas residuais e abastecimento de água nas Ruas Escola Fieiros do Mar, Rua do Malhacu, rua do campo de futebol, Quelha da Rotunda e parte da Rua dos Bragas.

Nesta empreitada foram instalados 1012 metros na rede de águas residuais e 896 metros de abastecimento de água, que correspondem à ligação de 87 fogos. Esta obra, de aproximadamente 195 mil euros, foi um investimento dos Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo.

Num breve discurso, o Presidente da câmara fez referencia à grande empreitada que terá início no próximo mês de junho, que irá assegurar a ligação à rede de saneamento o Lugar da Areia e o Lugar da Junqueira. Relembro que o valor da empreitada é de cerca 3.1 milhões de euros (sendo que parte, deste montante, é na freguesia de Chafé).

Agradeço a presença na inauguração do Padre Xavier e de todas as associações de Castelo do Neiva num claro sinal de união e estreita relação entre todos os movimentos.

Neste mês de março recebi a noticia que a candidatura da construção da ponte sobre o rio Neiva, no valor de 350 mil euros, foi aprovada. Assim sendo foi dado um passo importante para a conclusão da ciclovia em Castelo do Neiva.

A Sociedade Polis Litoral tem um técnico no terreno que está a entrar em contacto com os proprietários dos terrenos próximos da passagem da ciclovia, de forma a ser possível a implementação deste projeto. Sempre que possível a ciclovia passará em caminhos existentes. No entanto, em alguns casos será necessário um acordo com os proprietários para a cedência de passagem. Será importante chegar a um entendimento razoável tendo em vista a importância deste projeto para a nossa freguesia, sendo que os proprietários confrontantes com a ciclovia ficarão com um bom acesso aos terrenos.

Foram terminadas duas obras de construção de bases para contentores. Agradeço aos proprietários pela cedência de terreno para retirar os contentores que se encontravam, perigosamente nas vias. Os proprietários demonstraram um exemplar civismo e respeito por todos os Castelenses ignorando muitas vezes comentários e opiniões contrárias às suas colaborações.

Está em curso, ainda, a colocação de um ecoponto enterrado na avenida central. Neste local, juntamente com a colocação do ecoponto, está a ser realizado um alargamento do parque de estacionamento e a construção de um passeio. O projeto desta obra sofreu algumas alterações , pois a passagem de tubagem de telecomunicações assim obrigou. Agradeço ao proprietário toda a disponibilidade, a cedência de terreno e a paciência pelo incomodo das obras.

Estas obras, para melhoramento dos locais de recolha de resíduos, são financeiramente suportadas pelos Serviços Municipalizados, cabendo à junta de freguesia a coordenação dos trabalhos e interlocução com os proprietários.

Continuam os trabalhos de pavimentação da Rua do Conticho, Travessa do Conticho e Rua Srª da Boa Sorte. As duas primeiras foram alargadas há muitos anos ficando desde essa altura sem pavimento, tendo os moradores aguentando as más condições do piso, incluindo pó e lama, durante este longo período. É com grande satisfação que vemos mais uma falha a ser resolvida. Relativamente à Rua Srª da Boa Sorte está em curso a pavimentação da área recentemente alargada, sendo que já foi pavimentada um área considerável, de um antigo alargamento realizado pela Junta de Freguesia da altura.

No domingo dia 26 de Março, o Grupo Recreativo e Cultural de Castelo do Neiva realizou o festival folclórico “Maresia 2017”, nas comemorações do 42º aniversário do grupo. A Junta de Freguesia recebeu os grupos convidados no centro cívico, onde tiveram uma visita ao núcleo museológico de Castelo do Neiva. De seguida, já na sede do GRECANE e com a presença do Presidente da Câmara e da Vereadora da Cultura foi feita uma receção aos grupos, com oferta de lembranças e respetivos discursos das entidades presentes. Parabéns ao GRECANE por mais um ano ao dispor da cultura Castelense.

Na sexta feira dia 31 realizou-se mais uma reunião de preparação para a empreitada da colocação de relva sintética no campo de futebol. Este é um anseio antigo que brevemente será realidade e proporcionará ao Grupo Desportivo Castelense melhores condições para a prática de futebol, principalmente para os jovens da nossa terra. Com este investimento a Junta de Freguesia procura apoiar a prática de desporto, com o objetivo de voltar a contar com os jovens atletas que entretanto procuraram melhores condições noutras paragens.

Deixo uma palavra de apoio ao Grupo Desportivo Castelense que fará, também neste projeto, um investimento avultado e dar os parabéns à nova direção que, apesar de recente, tem mostrado um grande dinamismo e vontade de levar o Castelense para outro patamar no que diz respeito à formação.

 

AVISOS

Pedimos a todos, em geral, que não coloquem nas bermas das ruas, dunas ou terrenos públicos todo o tipo de lixo, em especial os considerados monstros (sofás, frigoríficos, colchões, móveis, etc...) Podem ligar para o número 808 200 282, é grátis, porque a recolha é feita gratuitamente. Não devem colocar, também, material vegetal nos contentores, por exemplo: relva e ramos de árvores. Este comportamento está sujeito a multa.

Avisos

Água pública: - Se detetar ruturas nas condutas de abastecimento de água pública ligue para os serviços municipalizados através do número 258 806 900 ou para a Junta de Freguesia 258 028 256 identificando a rua e local da rutura.

Iluminação pública: - Se detetar avarias na iluminação pública ou lâmpadas fundidas ligue para o número das avarias da EDP 800 506 506, identifique o local. Se passados cinco dias a avaria persistir ligue para a Junta de Freguesia – 258 028 256 – identificando a rua e número de porta.

Taxas de sepulturas – Se ainda não efetuou o pagamento, do ano de 2017, da taxa anual de 10€ para sepulturas e 25€ para jazigos dirija-se à Junta de Freguesia para a liquidação das mesmas.

Ajude a manter a freguesia limpa: A Junta de Freguesia apela a todos os proprietários que confrontem com linhas de água que proceda à sua limpeza, pois é da responsabilidade dos mesmos a sua manutenção e limpeza.

Sendo Castelo do Neiva uma freguesia grande não é possível efetuar a limpeza das ruas em tempo útil pretendido. Apela-se, portanto, a todas a pessoas que queiram ter a gentileza de limpar as bermas e valetas junto às suas propriedade, que liguem para a Junta de Freguesia – 258 028 256 – e o material resultante será recolhido.