Quinta, 19 Outubro 2017

Painel da obra do saneamento

Como habitualmente começo esta informação enviando um especial cumprimento a todos os Castelenses e demais leitores desta informação mensal, onde são abordados os temas atuais da freguesia de Castelo do Neiva.

Tiveram início, no dia 29 maio, as obras de requalificação do campo Beira-Mar onde está incluída a construção de relvado sintético. Esta obra, realizada pela Junta de Freguesia, Câmara Municipal e Grupo Desportivo Castelense, estará concluída em meados do mês de agosto.

Também no dia 29 de maio estive presente na atribuição de titulo Cidadão de Honra, por parte da Câmara Municipal, ao proprietário da fábrica MEPHISTO, uma unidade fabril que ao longo destes anos empregou muitos Castelenses.

No dia 30 de maio reuni na sede da Junta de Freguesia com o Comandante da GNR no sentido de solicitar uma posição mais ativa no sentido de aumentar a segurança em Castelo do Neiva, nomeadamente no que diz respeito ao numero de assaltos verificados nos últimos meses.

No dia 1 de junho realizou-se uma reunião com os parceiros da Prova do Triângulo no sentido de continuar com a organização da prova de 2017

No dia 2 de junho, a Junta de freguesia de Castelo do Neiva, em parceria com a Associação Musical de Castelo do Neiva, o Grupo Desportivo Castelense e o Grupo de Karaté-do Shotokai de Castelo do Neiva, realizou a festa do dia da criança no parque urbano na praia. Agradeço à junta de freguesia de Chafé pela amabilidade em emprestar um insuflável que fez a delicia das muitas crianças que participaram na festa. Nesta manhã de festa houve jogos de futebol, aula de Karaté e momentos musicais, onde as crianças tiveram oportunidade de participar.

No sentido de definir a estratégia para a limpeza das praias durante a época balnear estive presente na reunião que se realizou na Câmara Municipal no dia 6 de junho. A Câmara Municipal realizou uma intervenção nos sanitários. Durante a reunião chamei a atenção para a necessidade da construção de novas instalações sanitárias, uma vez que as existentes já demonstram algum desgaste e provavelmente no próximo já não estarão em condições de bem servir os veraneantes.

A Junta de Freguesia, os Escuteiros e a Comissão de Festas de S.Tiago levaram a cabo uma limpeza na praia, no dia 9 de junho. Agradeço a todos os participantes e em especial ao Sr. Manuel Vitorino que ofereceu sacos e água. Também agradeço aos Serviços Municipalizados pelo apoio na colocação de um contentor para a deposição do lixo.

Dia 10 de junho, o Executivo da Junta de Freguesia marcou presença no jantar de apresentação do cartaz da festa em honra de Nossa Senhora do Emigrantes e Feira Medieval. Com o esforço da Comissão de Festas tenho a certeza que as festividades voltarão a ser um sucesso.

No dia 12 de maio estive presente na Reunião da Assembleia Municipal onde se discutiram os assuntos levados pelo Presidente da Câmara.

Para verificar no local o andamento das obras, no dia 13 de junho acompanhei o vereador do desporto, Engº Vitor Lemos, na visita ao campo de futebol. Esta visita foi importante para acertar alguns pormenores da empreitada.

No dia 14 de Junho realizou-se a vistoria habitual para avaliar as condições da praia de bandeira azul.

A convite da Associação de pais da escola EBI de Castelo do Neiva estive presente, no dia 16 de junho, na festa de encerramento do ano letivo.

No sábado dia 17 de junho marquei presença no centro de alto rendimento de surf, no Cabedelo, em Darque para assistir à cerimónia da abertura da época balnear.

Às 10.30 do domingo dia 18, participei nas comemorações do aniversário do foral de Viana do Castelo, cerimónia que se cingiu ao hastear a bandeira do Município, devido à tragédia dos incêndios em Portugal.

No dia 19 realizou-se mais uma reunião para a organização da Prova do Triângulo.

No dia 20 de Junho estive presente na reunião que se realizou no Quartel dos Bombeiros Municipais. Nesta reunião falou-se no perigo da ausência de limpeza junto a casas e a dificuldade em obrigar as pessoas a limpar esses terrenos. A Junta de freguesia já colocou em edital as áreas em que é obrigatório limpar. Nesta reunião estiveram presentes, para além dos Bombeiros Municipais, a Câmara Municipal, a PSP, a GNR, o Gabinete Florestal, e os Presidentes de Junta.

No dia 21 realizou-se uma reunião de obra no campo de futebol Beira Mar para analisar as obras em curso.

No dia 23 de junho foi colocado o painel informativo relativo à obra de saneamento a ter início brevemente em Castelo do Neiva.

No dia 24 junho teve lugar o 2º Encontro Regional Dobermann da Secção Norte. Neste encontro, de novo organizado por Manuel Armando e Isabel Maria, participaram vários Dobermann de diversas várias zonas do país. Na parte matinal todos se deslocaram a Viana do Castelo para um passeio entre a marina e o navio Gil Eanes. As excelentes condições do campo escola dos escuteiros de Castelo do Neiva e a sua localização junto ao Rio Neiva apresenta-se como o local ideal para este tipo de evento. A junta de freguesia deixa um agradecimento e os parabéns à organização do evento pela promoção da nossa freguesia.

O Grupo Desportivo Castelense organizou, com o apoio da Junta de Freguesia, no dia 25 de Junho, no parque urbano, o 2º Encontro de Academias de Futebol, com a participação do Futebol Clube de Vila Franca, o Futebol Clube do Porto e o Sporting Clube de Portugal. O vereador do Desporto, Vitor Lemos, esteve presente no evento onde pode comprovar a dinâmica das camadas jovens do Grupo Desportivo Castelense.

 

painel da obra da ponte sobre o Neiva

 

No dia 26 de Junho estive presente na cerimónia da assinatura da consignação da obra da construção da ponte sobre o rio Neiva entre as freguesias de Castelo do Neiva e Antas, construção esta que vai ser realizada ao abrigo do Programa Polis Litoral. É uma obra com muito significado para os dois municípios e principalmente para as duas freguesias!

 

AVISOS

Pedimos a todos, em geral, que não coloquem nas bermas das ruas, dunas ou terrenos públicos todo o tipo de lixo, em especial os considerados monstros (sofás, frigoríficos, colchões, móveis, etc...) Podem ligar para o número 808 200 282, é grátis, porque a recolha é feita gratuitamente. Não devem colocar, também, material vegetal nos contentores, por exemplo: relva e ramos de árvores. Este comportamento está sujeito a multa.

Avisos

Água pública: - Se detetar ruturas nas condutas de abastecimento de água pública ligue para os serviços municipalizados através do número 258 806 900 ou para a Junta de Freguesia 258 028 256 identificando a rua e local da rutura.

Iluminação pública: - Se detetar avarias na iluminação pública ou lâmpadas fundidas ligue para o número das avarias da EDP 800 506 506, identifique o local. Se passados cinco dias a avaria persistir ligue para a Junta de Freguesia – 258 028 256 – identificando a rua e número de porta.

Taxas de sepulturas – Se ainda não efetuou o pagamento, do ano de 2017, da taxa anual de 10€ para sepulturas e 25€ para jazigos dirija-se à Junta de Freguesia para a liquidação das mesmas.

Ajude a manter a freguesia limpa: A Junta de Freguesia apela a todos os proprietários que confrontem com linhas de água que proceda à sua limpeza, pois é da responsabilidade dos mesmos a sua manutenção e limpeza.

Sendo Castelo do Neiva uma freguesia grande não é possível efetuar a limpeza das ruas em tempo útil pretendido. Apela-se, portanto, a todas a pessoas que queiram ter a gentileza de limpar as bermas e valetas junto às suas propriedade, que liguem para a Junta de Freguesia – 258 028 256 – e o material resultante será recolhido.