Segunda, 21 Agosto 2017

Sinalização Rua de Matos

Caros conterrâneos quer estejam de férias ou a trabalhar, certo é que agosto é um mês especial. Não só pelas tradicionais festas religiosas, não só pelas idas à praia ou pelas caminhadas mas principalmente pelas pessoas, pelos emigrantes, por aqueles que nos visitam. A todos cumprimento de uma forma especial. De seguida, como é habitual, descrevo algumas das mais importantes ações da Junta de Freguesia no ultimo mês.

Ainda no mês de junho, dia 27, coube à Junta de Freguesia de Castelo do Neiva organizar as marcha populares da Comissão Social Inter Freguesias (CSIF). Nesta festa conviveram dezenas de idosos e crianças no Centro social e Paroquial de Castelo do Neiva, a quem deixo um agradecimento pela disponibilização do espaço.

No dia 28 de junho, realizou-se a Reunião Ordinária da Assembleia de Freguesia, onde se discutiram as questões mais importantes para Castelo do Neiva.

A praia de Castelo do Neiva, como tem vindo a ser habitual, foi contemplada com a Bandeira Azul. Para isso, no dia 29 de Junho, realizou-se um vistoria pelas entidades responsáveis, onde esteve presente também a Junta de Freguesia, a Câmara Municipal e a Capitania.

No mesmo dia reuni com o Presidente da Câmara, para de novo transmitir a importância da construção de um parque infantil em Castelo do Neiva. O Presidente entendeu que estavam reunidas as condições de se avançar com uma primeira fase e assegurou uma verba para dar inicio à obra. Neste momento estamos na fase de avaliar as propostas recebidas, sendo que é vontade da Junta de Freguesia arrancar com a obra ainda durante o mês de agosto. O parque será construído num espaço junto ao parque urbano por ser um local com estacionamento e com pouco movimento automóvel.

Já no mês de julho, no dia 1, a junta de freguesia esteve presente, a convite do Grupo Folclórico e Etnográfico de Castelo do Neiva, no lançamento da Jangada, atividade inserida no festival folclórico “Jangada 2017”. A vereadora da cultura, Maria José Guerreiro este presente, assistindo com muito interesse a esta tradição Castelense.

No dia 7 de julho marquei presença na cerimónia do hastear da bandeira que decorreu no navio Gil Eannes.

No dia 9 de Julho realizou-se mais uma edição da “Prova do Triângulo”. Este ano de 2017 o início e o final da prova teve lugar em Chafé, continuando o percurso pelas freguesias de Castelo do Neiva e Vila Nova de Anha. Agradeço ao GRECANE o excelente trabalho realizado, na organização do evento, assim como à Associação Cultural de Chafé, Associação Cultural e Desportiva de Anha e às Juntas de Freguesia de Chafé e Vila Nova de Anha que em conjunto com a Junta de Freguesia de Castelo do Neiva organizaram a prova.

No dia 12 de julho realizou-se uma reunião de obra no campo de futebol Beira Mar. Os trabalhos de requalificação do campo continuam a bom ritmo, estando previstos terminarem em meados de agosto.

O GRECANE convidou o executivo para o seu jantar convívio realizado no dia 15 de julho. Como não podia deixar de ser, o executivo esteve presente e agradece o convite.

No dia 23 de julho realizou-se o “Trail das Azenhas, 3.0”, o qual é organizado, também, pela Junta de Freguesia de Castelo do Neiva em parceria com o Grupo Correr Antas à Noite, Junta de Freguesia de Antas, Junta de Freguesia de Belinho e Mar e ainda a Câmara Municipal de Esposende. Esta prova tem sido um sucesso tão grande que este ano, entre o trail longo, trail curto e caminhada tiveram lugar cerca de 1000 participantes.

No dia 27 de Julho reuni com a empresa que vai ampliar a rede de saneamento e abastecimento de água em Castelo do Neiva, no sentido de encontrar o melhor local para a instalação do estaleiro de obra. Esta obra terá inicio neste mês de agosto.

Na Sexta Feira, dia 28 de Julho, das 10.00 às 12.00 horas, foi para o ar, na Rádio Geice, o programa 'Gente da Minha Terra', dedicado à freguesia de Castelo de Neiva. Para além do Presidente da Junta foram convidados o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, do GRECANE (Grupo Recreativo e Cultural de Castelo de Neiva), Manuel Vitorino e da Associação de Armadores de Pesca, Maria José Neto.

No dia 28 de julho, procedeu-se à alteração da sinalização da Rua de Matos ficando, esta rua, a funcionar nos dois sentidos, mas proibindo a circulação de autocarros. Concretiza-se, assim, um antigo anseio dos moradores. Até aqui a rua de Matos funcionava num só sentido fazendo com que os moradores tivessem de percorrer uma grande distância para chegar às suas habitações, pois a rua é muito longa. A junta de freguesia de Castelo do Neiva solicitou à Câmara Municipal a alteração da postura de trânsito e esta procedeu à alteração da sinalização. A rua tinha sido alterada para um sentido devido à passagem dos autocarros escolares e aos problemas na circulação que estas viaturas de grandes dimensões provocavam. Sem os autocarros a circulação efetua-se como as outras rua da freguesia que, pela largura da via, garante aos utilizadores uma circulação segura desde que respeitadas as regras de trânsito e a velocidade máxima permitida. Devido à mudança, aconselha-se prudência ao circular nesta rua, principalmente neste período de adaptação à circulação nos dois sentidos.

No dia 29 e 30 de Julho o Executivo da Junta de Freguesia participou na Caminhada e na Procissão inseridas na Festa em Honra de S. Tiago. Esteve presente também a Câmara Municipal de Viana do Castelo representada pela Vereadora Maria José Guerreiro. Deixo os parabéns à Comissão de Festas pelo trabalho realizado naquela que é a festa do Padroeiro de Castelo do Neiva.

Obras de ampliação da rede de Saneamento em Castelo do Neiva

Tiveram início, no dia 1 de agosto, as obras de ampliação da rede de Saneamento em Castelo do Neiva. Esta obra, que abrange as freguesias de Castelo do Neiva e Chafé, vai ligar 390 fogos habitacionais e serão executados 8700 metros de rede de saneamento e abastecimento de água. É a maior obra de saneamento realizada na nossa freguesia que vai contemplar também a pavimentação da ruas, grande parte delas, atualmente, com o piso em calçada e em muito mau estado de conservação. A zona do lugar da Areia e do Lugar da Junqueira ficará servido pelo saneamento e verá ainda a rede de abastecimento de água renovada. O prazo estimado para a conclusão das obras é de 18 meses. É com muita satisfação que, no final deste mandato, cumprimos mais um objetivo a que nos propusemos.

 

AVISOS

Pedimos a todos, em geral, que não coloquem nas bermas das ruas, dunas ou terrenos públicos todo o tipo de lixo, em especial os considerados monstros (sofás, frigoríficos, colchões, móveis, etc...) Podem ligar para o número 808 200 282, é grátis, porque a recolha é feita gratuitamente. Não devem colocar, também, material vegetal nos contentores, por exemplo: relva e ramos de árvores. Este comportamento está sujeito a multa.

Avisos

Água pública: - Se detetar ruturas nas condutas de abastecimento de água pública ligue para os serviços municipalizados através do número 258 806 900 ou para a Junta de Freguesia 258 028 256 identificando a rua e local da rutura.

Iluminação pública: - Se detetar avarias na iluminação pública ou lâmpadas fundidas ligue para o número das avarias da EDP 800 506 506, identifique o local. Se passados cinco dias a avaria persistir ligue para a Junta de Freguesia – 258 028 256 – identificando a rua e número de porta.

Taxas de sepulturas – Se ainda não efetuou o pagamento, do ano de 2017, da taxa anual de 10€ para sepulturas e 25€ para jazigos dirija-se à Junta de Freguesia para a liquidação das mesmas.

Ajude a manter a freguesia limpa: A Junta de Freguesia apela a todos os proprietários que confrontem com linhas de água que proceda à sua limpeza, pois é da responsabilidade dos mesmos a sua manutenção e limpeza.

Sendo Castelo do Neiva uma freguesia grande não é possível efetuar a limpeza das ruas em tempo útil pretendido. Apela-se, portanto, a todas a pessoas que queiram ter a gentileza de limpar as bermas e valetas junto às suas propriedade, que liguem para a Junta de Freguesia – 258 028 256 – e o material resultante será recolhido.