Domingo, 24 Junho 2018

pavimentações na Rua Barrocos de Cima

Caros conterrâneos, neste mês de dezembro entramos na quadra Natalícia e por isso mesmo começo por desejar a todos um bom Natal e bom final de ano.

Como já escrevi na informação do mês passado, este ano tem sido um dos anos mais secos das ultimas décadas, por isso, é importante que tenhamos consciência da falta de água que se verifica em todo o país. Chamo, portanto, atenção para o consumo de água publica, principalmente no cemitério, pois continuamos a ser confrontados pelos Serviços Municipais com o excesso de consumo.

Peço para que as pessoas reduzam o consumo a um balde de água por sepultura, pois se a situação se mantiver, a Junta de Freguesia terá de tomar medidas para obrigar as pessoas a moderar o consumo.

Entretanto, e curiosamente depois dos incêndios e da falta de água, Castelo do Neiva sofreu inundações após uma forte chuvada que ocorreu no dia 24 de novembro. Ao que tudo indica, e já pela segunda vez no mês de novembro, o sistema de recolha de águas pluviais na rua dos Pescadores não funcionou corretamente provocando inundações em algumas habitações. A junta de Freguesia reportou o caso para a Polis Litoral pois foi após o trabalho realizado por esta sociedade que esta situação aconteceu. O caso está a ser resolvido em conjunto com os Serviços Municipais. Esperamos que seja céleres para que não volte a acontecer.

Nesta rua também está a ser alvo de atenção a rede de saneamento, pois a conclusão da obra não foi aprovada uma vez que foram detetados problemas.

Durante o mês de novembro houveram várias ações levadas a cabo pelo Executivo da Junta de Freguesia entre as quais as seguintes:

No dia 10 participei no Seminário “A economia do Mar” que se realizou no Auditório Francisco Sampaio da ESTG do IPVC.

No dia 12 de novembro, e na presença do Presidente da Câmara, eng.º José Maria Costa e do vereador do urbanismo, arq.tº Luís Nobre, a Junta de Freguesia inaugurou o parque infantil de Castelo do Neiva. A abrilhantar a inauguração, e na presença de muitos Castelenses, atuaram os alunos da Associação Musical de Castelo do Neiva, enquanto os mais pequeno se deliciavam a brincar no novo parque infantil. A Junta de Freguesia pretende agora dotar o parque com bancos, papeleiras e um fontanário com água.

No dia 15, quarta feira realizou-se a primeira reunião de preparação da Prova do Triângulo 2018, com a presença dos habituais organizadores: Juntas de Freguesia de Castelo do Neiva, Chafé e Vila Nova de Anha e do Grecane, Associação Cultural de Chafé e Associação Cultural e Desportiva de Anha.

No dia 17 de novembro, a convite da Câmara Municipal de Esposende participei, como orador, no 4.º Seminário da Rede Nacional da Cultura dos Mares e dos Rios onde se debateu “A Etnografia e o Folclore do Mar de Esposende”, onde tive a honra de apresentar o Museu do Sargaço de Castelo do Neiva e falar sobre a apanha do sargaço na nossa terra.

A convite do Grupo Desportivo Castelense, no sábado dia 18 de novembro, estive presente, com o Presidente da Câmara, no jantar do aniversário do clube. Agradeço o convite e faço votos de muito sucesso para esta direção encabeçada por Pedro Soares.

No dia 23, o chefe dos Bombeiros Municipais e os doze novos elementos que fazem atualmente a recruta deslocaram-se a Castelo do Neiva para se inteirarem da realidade da nossa freguesia. Nesta reunião ficaram informados sobre as características da população, dos edifícios, da floresta e do mar. Aproveitei para agradecer e enaltecer o trabalho dos bombeiros no incêndio em Castelo do Neiva.

No dia 27 de novembro participei na apresentação publica da implementação de um sistema de recolha seletiva de resíduos orgânicos e promoção da compostagem doméstica. Brevemente serão entregues compostores à população para reciclagem do lixo orgânico nas suas habitações.

No mesmo dia, os Presidentes de Junta reuniram com o Presidente da Câmara para a apresentação do Orçamento Municipal para 2018.

No que diz respeito à obra de saneamento a decorrer na freguesia já se iniciaram as pavimentações na Rua Barrocos de Cima, tendo a Junta de Freguesia um cuidado especial em garantir a passagem de águas pluviais nomeadamente do rego Velho.

Na rua Sr. Dos Milagres continuam os trabalhos da colocação da tubagem e na Rua da Junqueira também está a ser intervencionada. Peço aos moradores a compreensão pela dificuldade em circular nestas ruas, mas é um mal necessário para melhorar as condições de vida nestas zonas.

À semelhança das pavimentações, também a ligação dos edifícios à rede será feita por etapas, pois a dimensão da empreitada é muito grande e desta forma as ruas não ficarão muito tempo sem pavimento e as casas poderão ficar com ligação ao saneamento mais rapidamente.

 

 

 

AVISOS

Pedimos a todos, em geral, que não coloquem nas bermas das ruas, dunas ou terrenos públicos todo o tipo de lixo, em especial os considerados monstros (sofás, frigoríficos, colchões, móveis, etc...) Podem ligar para o número 808 200 282, é grátis, porque a recolha é feita gratuitamente. Não devem colocar, também, material vegetal nos contentores, por exemplo: relva e ramos de árvores. Este comportamento está sujeito a multa.

Avisos

Água pública: - Se detetar ruturas nas condutas de abastecimento de água pública ligue para os serviços municipalizados através do número 258 806 900 ou para a Junta de Freguesia 258 028 256 identificando a rua e local da rutura.

Iluminação pública: - Se detetar avarias na iluminação pública ou lâmpadas fundidas ligue para o número das avarias da EDP 800 506 506, identifique o local. Se passados cinco dias a avaria persistir ligue para a Junta de Freguesia – 258 028 256 – identificando a rua e número de porta.

Taxas de sepulturas – Se ainda não efetuou o pagamento, do ano de 2017, da taxa anual de 10€ para sepulturas e 25€ para jazigos dirija-se à Junta de Freguesia para a liquidação das mesmas.

Ajude a manter a freguesia limpa: A Junta de Freguesia apela a todos os proprietários que confrontem com linhas de água que proceda à sua limpeza, pois é da responsabilidade dos mesmos a sua manutenção e limpeza.

Sendo Castelo do Neiva uma freguesia grande não é possível efetuar a limpeza das ruas em tempo útil pretendido. Apela-se, portanto, a todas a pessoas que queiram ter a gentileza de limpar as bermas e valetas junto às suas propriedade, que liguem para a Junta de Freguesia – 258 028 256 – e o material resultante será recolhido.