Domingo, 23 Setembro 2018

execução da tubagem na rua da Junqueira

Caros Amigos, neste início de 2018 faço votos de um ano próspero para a nossa Freguesia e um ano cheio de saúde para os Castelenses e todos aqueles que acompanham esta informação mensal.

À semelhança do ano passado, e uma vez que não é autorizada a ligação da iluminação de natal à rede pública, nem a colocação de estruturas nos postes da EDP, a junta de freguesia, com a verba destinada a esse efeito, optou por atribuir alguns cabazes de natal a famílias com algumas dificuldades.

Para assinalar a época, como habitualmente foi montado o presépio junto à capela da Nossa Senhora das Neves. Deixo um agradecimento especial aos proprietários pela disponibilidade que todos os anos demonstram ao autorizar a colocação do presépio na sua propriedade. Foi também montado um sistema de som desde o centro cívico e o centro paroquial com musica alusiva ao Natal.

No dia 1 de dezembro estive presente na inauguração do arranjo urbanístico da Praia Norte.

No dia 15 de dezembro o Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes (acompanhado pela Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos) deslocou-se à obra da construção da ponte sobre o Rio Neiva. Na próxima primavera estaremos ligados, ainda que só pedonalmente, à freguesia vizinha de Antas.

Como habitualmente, neste mês, realizou-se, no dia 15, o jantar de Natal dos funcionários da Junta de Freguesia.

Na segunda feira, dia 18 de dezembro, marquei presença na Reunião da Assembleia Municipal de Viana do Castelo onde foi aprovado o orçamento para 2018, assim como os acordos de execução para delegação de competências nas Juntas de Freguesia.

No dia 19 realizou-se mais uma reunião destinada a organizar a Prova do Triângulo 2018 que, este ano, terá inicio em Castelo do Neiva.

A reunião ordinária da Assembleia de Freguesia teve lugar no centro cívico no dia 20 de dezembro. Nesta reunião foi aprovado o orçamento para 2018, assim como o regulamento de taxas. Relativamente a este assunto o Executivo propôs manter o valor das taxas em vigor.

No dia 29 estive presente no convívio do Grupo Folclórico e Etnográfico de Castelo do Neiva que se realizou na sua sede. Desejo um excelente ano a todos os elementos do grupo com votos de muitas e boas atuações.

Relativamente às obras na freguesia continuam em execução da tubagem na rua da Junqueira e iniciou-se a pavimentação da Quelha Barrocos de Cima.

Uma vez em obras e com a chuva as ruas não se encontram no melhor estado. È um mal necessário, mas que se pretende que seja breve. Peço por isso a compreensão dos moradores.

 

O Presidente da Junta, Paulo Torres.

 

Já depois de ter escrito esta informação recebo a triste noticia do falecimento do amigo Nelson Neiva, para quem eu enviava esta informação e por vezes ligava a lembrar da data de saída do jornal. Faço aqui a minha homenagem a um Homem Bom! Até um dia amigo...

 

AVISOS

Pedimos a todos, em geral, que não coloquem nas bermas das ruas, dunas ou terrenos públicos todo o tipo de lixo, em especial os considerados monstros (sofás, frigoríficos, colchões, móveis, etc...) Podem ligar para o número 808 200 282, é grátis, porque a recolha é feita gratuitamente. Não devem colocar, também, material vegetal nos contentores, por exemplo: relva e ramos de árvores. Este comportamento está sujeito a multa.

Avisos

Água pública: - Se detetar ruturas nas condutas de abastecimento de água pública ligue para os serviços municipalizados através do número 258 806 900 ou para a Junta de Freguesia 258 028 256 identificando a rua e local da rutura.

Iluminação pública: - Se detetar avarias na iluminação pública ou lâmpadas fundidas ligue para o número das avarias da EDP 800 506 506, identifique o local. Se passados cinco dias a avaria persistir ligue para a Junta de Freguesia – 258 028 256 – identificando a rua e número de porta.

Taxas de sepulturas – Se ainda não efetuou o pagamento, do ano de 2017, da taxa anual de 10€ para sepulturas e 25€ para jazigos dirija-se à Junta de Freguesia para a liquidação das mesmas.

Ajude a manter a freguesia limpa: A Junta de Freguesia apela a todos os proprietários que confrontem com linhas de água que proceda à sua limpeza, pois é da responsabilidade dos mesmos a sua manutenção e limpeza.

Sendo Castelo do Neiva uma freguesia grande não é possível efetuar a limpeza das ruas em tempo útil pretendido. Apela-se, portanto, a todas a pessoas que queiram ter a gentileza de limpar as bermas e valetas junto às suas propriedade, que liguem para a Junta de Freguesia – 258 028 256 – e o material resultante será recolhido.