Domingo, 24 Junho 2018

Festa do Grupo Desportivo Castelense em Toronto, Canadá

Caros Castelenses, começo por cumprimentar os leitores e desejar uma boa Páscoa para todos os Castelenses.

No sábado, dia 3 de março, a convite do Presidente da Junta de Vila Franca, José Carlos Rocha, estive presente no lançamento do livro “Dentro de um cesto de rosas”, da autoria de Raúl Pereira.

No dia 7 de Março realizou-se mais uma reunião para a organização da prova do triângulo 2018.

No dia 8 de março, a Junta de Freguesia realizou uma sessão de esclarecimento sobre as limpezas obrigatórias a efetuar no âmbito da prevenção contra os incêndios florestais. Perante uma sala cheia de Castelenses estiveram presentes o Gabinete Florestal da Câmara Municipal de Viana do Castelo e a GNR. Para além de serem explicadas as regras para a limpeza foram também esclarecidas as duvidas apresentadas.

No dia 14 de março realizou-se uma reunião na Câmara Municipal, com todas as Juntas de Freguesia, no sentido de regularizar os funcionários das Juntas de Freguesias que estão em situação precária.

No dia 15 de março marquei presença no programa da Rádio Popular Afifense para falar sobres os temas atuais da nossa freguesia. Como sempre, aproveitei a ocasião para promover a nossa terra, nomeadamente os caminhos de Santiago, a praia, os museus e a nossa gastronomia.

No dia 16 de março estive presente numa reunião, na Junta de Freguesia de S.Romão do Neiva, relativa às limpezas obrigatórias a serem realizadas pela Câmara Municipal, nomeadamente na Zona Industrial do Neiva, onde alguns terrenos são propriedade de pessoas de Castelo do Neiva.

No dia 17 de março, a convite do Presidente da Junta de S.Romão do Neiva, assisti ao concerto “Os Sons do Caminho Português da Costa” oferecido pelo grupo Artmusic Ensemble.

No dia 18 de março o Executivo marcou presença na procissão do Senhor aos Enfermos. Esta é uma das manifestações religiosas mais bonitas e únicas da nossa freguesia. Está de parabéns o Padre Xavier e todos os que participaram na procissão e na construção dos tapetes floridos ao longo de todo o percurso.

Entre o dia 23 de março estive na rádio Chin, em Toronto, no programa 'As manhãs da Chin" para falar sobre a festa do Grupo Desportivo Castelense organizada em Toronto e principalmente a divulgar Castelo do Neiva.

No dia 24 de março marquei presença na Festa do Grupo Desportivo Castelense em Toronto, Canadá. Esta festa, onde esteve também o Presidente do Grupo Desportivo Castelense, Pedro Soares, serviu para angariar fundos para as obras que o Castelense fez no âmbito da construção do novo relvado. Lembro que ao mesmo tempo que a Junta de Freguesia promoveu a colocação do relvado, algumas infraestruturas, como por exemplo a rega, ficou a cargo do Grupo Desportivo Castelense.

Aproveito para dar os parabéns aos organizadores, Carlos Lima e Michelle Viana, pela grandiosa festa, que para além de do propósito principal serviu também para os Castelenses, emigrados no Canadá, tivessem oportunidade de conviverem. Agradeço, ainda, a todos os Castelenses as palavras de apoio e a força que me transmitiram para continuar o trabalho realizado como Presidente da Junta.

No dia 25 de Março, a convite do GRECANE, O tesoureiro e a Secretária da junta de freguesia estiveram presentes nos festejos do 43.º Aniversário Grupo Folclórico de Castelo do Neiva. O evento, “Maresia 2018”, teve início de manhã com a receção aos ranchos convidados, uma visita aos museus do argaço e arqueológico, e uma cerimónia de entrega de lembranças.

Para finalizar, chamo a atenção para as limpezas obrigatórias para proteção contra os incêndios. Muito já se foi feito pelos proprietários em Castelo do Neiva. No entanto, muito há a fazer ainda.

 

O Presidente da Junta, Paulo Torres.

 

AVISOS

Pedimos a todos, em geral, que não coloquem nas bermas das ruas, dunas ou terrenos públicos todo o tipo de lixo, em especial os considerados monstros (sofás, frigoríficos, colchões, móveis, etc...) Podem ligar para o número 808 200 282, é grátis, porque a recolha é feita gratuitamente. Não devem colocar, também, material vegetal nos contentores, por exemplo: relva e ramos de árvores. Este comportamento está sujeito a multa.

Avisos

Água pública: - Se detetar ruturas nas condutas de abastecimento de água pública ligue para os serviços municipalizados através do número 258 806 900 ou para a Junta de Freguesia 258 028 256 identificando a rua e local da rutura.

Iluminação pública: - Se detetar avarias na iluminação pública ou lâmpadas fundidas ligue para o número das avarias da EDP 800 506 506, identifique o local. Se passados cinco dias a avaria persistir ligue para a Junta de Freguesia – 258 028 256 – identificando a rua e número de porta.

Taxas de sepulturas – Se ainda não efetuou o pagamento, do ano de 2017, da taxa anual de 10€ para sepulturas e 25€ para jazigos dirija-se à Junta de Freguesia para a liquidação das mesmas.

Ajude a manter a freguesia limpa: A Junta de Freguesia apela a todos os proprietários que confrontem com linhas de água que proceda à sua limpeza, pois é da responsabilidade dos mesmos a sua manutenção e limpeza.

Sendo Castelo do Neiva uma freguesia grande não é possível efetuar a limpeza das ruas em tempo útil pretendido. Apela-se, portanto, a todas a pessoas que queiram ter a gentileza de limpar as bermas e valetas junto às suas propriedade, que liguem para a Junta de Freguesia – 258 028 256 – e o material resultante será recolhido.