Quinta, 15 Novembro 2018

inauguração do albergue para os peregrinos de Santiago

Amigos conterrâneos, espero que tenham tido uma boa Páscoa e que a primavera seja uma estação próspera para a nossa freguesia e que traga saúde para todos.

De seguida escrevo alguma da atividade da Junta de Freguesia do mês de abril.

No dia 8 de abril, domingo de Pascoela, realizou-se, como habitualmente a bênção dos barcos na Pedra Alta. A junta de freguesia convidou a Câmara Municipal que marcou presença na pessoas da vereadora da cultura Maria José Guerreiro.

Apesar da chuva e do vento, esta cerimónia, tão singela e ao mesmo tempo com um significado tão grande para os pescadores, deixou a Vereadora surpreendida pelo esforço e pelo brio das pessoas que organizaram a cerimónia e construiram os tapetes floridos. Nunca é de mais salientar que este tapete e feito de flores naturais o que realça ainda mais o valor deste cerimónia. A Junta de freguesia agradece a todos e promete ajudar ainda mais no próximo ano para que esta tradição se mantenha. Um agradecimento especial ao Padre Xavier por todo o trabalho realizado na época Pascal que, para além de servir os intentos religiosos, contribui de uma forma notável para a cultura Castelense.

alargamentos na rua Sr. Dos Milagres

No dia 9 de abril o Presidente do Concelho de Administração dos Serviços Municipais, engº Vitor Lemos fez uma visita às obras de ampliação da rede de saneamento em Castelo do Neiva. Nesta visita ficou claro que sem alargamentos, na rua Sr. Dos Milagres, as obras de escavação para a colocação da tubagem não serão possíveis de realizar.

Assim, ficou acordado que a Câmara Municipal irá realizar um protocolo com a junta de freguesia, e uma vez que esta junta já tinha acordo com os proprietários, serão realizados os respetivos alargamentos.

As chuvas de março e abril não ajudaram à realização da obra, provocando por diversas vezes danos nos pavimentos, causando grandes transtornos aos moradores, aos quais eu reconheço que tiveram uma grande paciência, pois por vezes certas ruas ficaram completamente intransitáveis. No entanto, a junta de freguesia, os técnicos do Serviços Municipais e a empresa responsável estavam atentas. Aliás, sempre que o tempo acalmava a junta de freguesia solicitava ao empreiteiro um reconhecimento dos locais e respetiva intervenção.

Entretanto a intervenção encontra-se atualmente na Avenida Central e na Rua da Junqueira está-se a realizar a pavimentação em cubo, ficando esta rua, depois dos alargamentos que foram feitos, com uma boa acessibilidade.

No dia 18 de abril a junta de freguesia de Castelo do Neiva associou-se à ESTG-IPVC na comemoração do dia Internacional dos Monumentos e Sítios, Desta forma, foi organizada uma visita ao núcleo museológico, para os alunos do curso de turismo, no âmbito da Disciplina Património. Agradeço a disponibilidade da nossa conterrânea Céu Costa para transmitir o seu conhecimento sobre a apanha do sargaço.

No dia 20 de abril estive presente na reunião ordinária da Assembleia Municipal da Câmara Municipal de Viana do Castelo. Nesta reunião foram discutidos vários temas, nomeadamente a criação de uma empresa inter municipal para gestão do abastecimento de água em baixa e a alteração orçamental que vai permitir financiar os novos acessos ao porto de mar de Viana do Castelo.

No dia 27 de abril pelas 21.00 horas realizou-se a reunião ordinária de abril da Assembleia de Freguesia onde foram apresentadas as contas de 2017.

No dia 28 de abril marquei presença na inauguração do albergue para os peregrinos de Santiago. A Associação de Apoio ao Peregrino do Caminho da Costa, recém formada em Castelo do Neiva, está de parabéns pela criação de um albergue; um espaço de apoio ao peregrino que dará muito jeito a que percorre o Caminho da Costa. Na inauguração para além de outras entidades esteve presente a Vereadora da Cultura Maria José Guerreiro.

A Junta de freguesia, com os seus próprios meios, está a realizar um alargamento na rua Sr. Dos Milagres. Surgiu a hipótese de, num dos locais mais estreitos desta rua, ser efetuado um alargamento com o compromisso de se construir o muro novo. Como é um muro simples de fazer e porque não há portão a colocar, o desafio foi aceite de imediato e com certeza a rua fica com melhores condições de circulação.

 

O Presidente da Junta, Paulo Torres.

 

 

AVISOS

Pedimos a todos, em geral, que não coloquem nas bermas das ruas, dunas ou terrenos públicos todo o tipo de lixo, em especial os considerados monstros (sofás, frigoríficos, colchões, móveis, etc...) Podem ligar para o número 808 200 282, é grátis, porque a recolha é feita gratuitamente. Não devem colocar, também, material vegetal nos contentores, por exemplo: relva e ramos de árvores. Este comportamento está sujeito a multa.

Avisos

Água pública: - Se detetar ruturas nas condutas de abastecimento de água pública ligue para os serviços municipalizados através do número 258 806 900 ou para a Junta de Freguesia 258 028 256 identificando a rua e local da rutura.

Iluminação pública: - Se detetar avarias na iluminação pública ou lâmpadas fundidas ligue para o número das avarias da EDP 800 506 506, identifique o local. Se passados cinco dias a avaria persistir ligue para a Junta de Freguesia – 258 028 256 – identificando a rua e número de porta.

Taxas de sepulturas – Se ainda não efetuou o pagamento, do ano de 2017, da taxa anual de 10€ para sepulturas e 25€ para jazigos dirija-se à Junta de Freguesia para a liquidação das mesmas.

Ajude a manter a freguesia limpa: A Junta de Freguesia apela a todos os proprietários que confrontem com linhas de água que proceda à sua limpeza, pois é da responsabilidade dos mesmos a sua manutenção e limpeza.

Sendo Castelo do Neiva uma freguesia grande não é possível efetuar a limpeza das ruas em tempo útil pretendido. Apela-se, portanto, a todas a pessoas que queiram ter a gentileza de limpar as bermas e valetas junto às suas propriedade, que liguem para a Junta de Freguesia – 258 028 256 – e o material resultante será recolhido.