Sábado, 18 Agosto 2018

A rua Sr. Dos Milagres está a ser alvo de uma intervenção no sentido de alargar o seu perfil.

Caros Castelenses, quero iniciar esta informação com um cumprimento geral endereçado aos leitores do jornal Monte do Castelo, mas em especial aos emigrantes de Castelo do Neiva que mesmo longe da sua terra natal continuam atentos ao quotidiano da sua freguesia.

A rua Sr. Dos Milagres está a ser alvo de uma intervenção no sentido de alargar o seu perfil. Estes alargamentos vão melhorar a circulação, numa área onde um automóvel só passava a muito custo. Assim, também será possível a colocação da rede de saneamento neste rua.

 

Rua do Pecuré - a Junta de Freguesia alargou um espaço que tinha ficado por alargar há uns anos

Também na rua do Pecuré, logo no início desta via, a Junta de Freguesia alargou um espaço que tinha ficado por alargar há uns anos. Com a boa vontade do proprietário foi possível resolver esta situação, ficando a rua com melhores condições de circulação. Agradeço a todos os proprietários pela disponibilidade em ceder terreno ao domínio publico.

Relativamente às obras da ampliação da rede de saneamento básico ficou pronta a pavimentação da rua da Junqueira, um dos anseios dos moradores há muitos anos. Depois dos alargamentos realizados no mandato anterior os moradores desta rua viram o saneamento a ser instalado e a pavimentação concretizada. Agora sim, a Junqueira tem as condições mínimas que merece. Ainda há mais trabalho por fazer. Não é possível fazer tudo de uma só vez, mas vamos continuar a trabalhar para melhorar a freguesia onde é mais necessário.

A junta de freguesia pediu à empresa, responsável pela obra do saneamento, para que a pavimentação da rua da Areia fosse feita o mais breve possível. Esta rua, tem um declive acentuado e parte do tout-venant das valas foi levado pela água das chuva, tornando difícil a circulação neste troço.

Na parte norte da rua Sr. Dos Milagres a pavimentação encontra-se concluída, tanto a parte de alcatrão como a parte em cubo.

Nesta fase, a tubagem do saneamento foi colocada na Avenida Central (zona de Castelo do Neiva) e continua a ser colocada na estrada nacional 13-3, na zona de Chafé. Esta fase causa um grande incomodo aos automobilistas, pelo qual pedimos paciência nomeadamente pelo estado da via e pela existência de semáforos,.

Continua a construção da ponte pedonal sobre o rio Neiva. Não tão célere como desejávamos, mas lá vai avançando, podendo ser vista já a betonagem do tabuleiro. Esperamos que esta travessia esteja pronta em breve.

Na manhã 19 de maio, o grupo Troca Trilhos organizou um passeio BTT e uma caminhada em Castelo do Neiva. A junta de freguesia associou-se ao evento que no total participaram 71 pessoas (19 na caminhada e 51 no btt) de V. N. Gaia, Matosinhos, V.N. Famalicão, Paços de Ferreira, Braga, Valença, Viana do Castelo e Trofa. A passagem pelo núcleo museológico foi um dos pontos de interesse da prova. Espero que a Junta de freguesia tenha estado à altura do evento e que esta prova tenha repetição. Muitos parabéns à organização.

No dia 22 realizou-se em Viana do Castelo uma reunião com os presidentes da Junta para início da organização da Festa em Honra a Nossa Senhora da Agonia. Como é habitual a Junta de freguesia conta com os grupos folclóricos da nossa terra para representar as nossas tradições na maior romaria de Portugal.

No dia 25 de maio o executivo marcou presença na apresentação do cartaz da Festa em honra de S.Tiago. O cartaz é bom quer na parte religiosa que na parte profana de por isso resta-me dar os parabéns à Comissão de Festas, ao Padre Xavier, e a todos os quanto trabalham para a realização da festa do Padroeiro. Votos de muito sucesso!

Espero que tenham efetuado as limpezas necessárias para a prevenção de incêndios. A partir do dia 1 de Junho as autoridade já vão multar. Por isso, que não cumpriu está sujeito a ser multado. Apesar de tudo, a verdade é que se fizeram bastantes limpezas.

No que diz respeito à Junta de Freguesia penso que foi feito o necessário para informar a população; desde avisos à realização de uma sessão de esclarecimento com o gabinete florestal e com a GNR, e ainda às diversas deslocações que realizei para tirar dúvidas a proprietários. A Junta de freguesia não irá à procura de proprietários nem de porta a porta a pedir que limpem os terrenos. Por isso todas as queixas que chegarem à Junta de freguesia serão imediatamente reencaminhadas para a GNR. A cerca deste assunto resta-me desejar que a freguesia não sofra qualquer incêndio e para isso conta com a população. No Verão, mesmo fora do período critico, não faça fogueiras sem antes consultar os Bombeiros.

 

O Presidente da Junta, Paulo Torres.

 

 

AVISOS

Pedimos a todos, em geral, que não coloquem nas bermas das ruas, dunas ou terrenos públicos todo o tipo de lixo, em especial os considerados monstros (sofás, frigoríficos, colchões, móveis, etc...) Podem ligar para o número 808 200 282, é grátis, porque a recolha é feita gratuitamente. Não devem colocar, também, material vegetal nos contentores, por exemplo: relva e ramos de árvores. Este comportamento está sujeito a multa.

Avisos

Água pública: - Se detetar ruturas nas condutas de abastecimento de água pública ligue para os serviços municipalizados através do número 258 806 900 ou para a Junta de Freguesia 258 028 256 identificando a rua e local da rutura.

Iluminação pública: - Se detetar avarias na iluminação pública ou lâmpadas fundidas ligue para o número das avarias da EDP 800 506 506, identifique o local. Se passados cinco dias a avaria persistir ligue para a Junta de Freguesia – 258 028 256 – identificando a rua e número de porta.

Taxas de sepulturas – Se ainda não efetuou o pagamento, do ano de 2017, da taxa anual de 10€ para sepulturas e 25€ para jazigos dirija-se à Junta de Freguesia para a liquidação das mesmas.

Ajude a manter a freguesia limpa: A Junta de Freguesia apela a todos os proprietários que confrontem com linhas de água que proceda à sua limpeza, pois é da responsabilidade dos mesmos a sua manutenção e limpeza.

Sendo Castelo do Neiva uma freguesia grande não é possível efetuar a limpeza das ruas em tempo útil pretendido. Apela-se, portanto, a todas a pessoas que queiram ter a gentileza de limpar as bermas e valetas junto às suas propriedade, que liguem para a Junta de Freguesia – 258 028 256 – e o material resultante será recolhido.