Domingo, 23 Setembro 2018

 

Os Técnicos dos Serviços Municipais vão andar de porta em porta a entregar material para todos fazerem compostagem em casa.

[Compostagem em casa]

Eis que rapidamente chegamos a Agosto, mês tradicionalmente de férias, para a maioria das pessoas. Mês em que vemos, com alegria, chegar os nossos familiares e os nossos amigos, que se encontram a trabalhar longe da sua terra natal. Castelo do Neiva vê também chegar muitas pessoas de outras terras que procuram a nossa freguesia para desfrutar da nossa praia, da nossa gastronomia, das nossas festas e de tudo mais que a freguesia tem para oferecer. Nós por cá, dentro das possibilidades, vamos dando o melhor de nós, para melhorar cada vez mais a freguesia.

No dia 29 de junho, sexta-feira, realizou-se a habitual Assembleia Municipal, na qual se discutiu os pontos levados pelo Presidente da Câmara relativamente ao nosso concelho.

No dia 30 de Julho, estive presente, no teatro Sá de Miranda, nas comemorações dos 140 anos da ponte Eiffel.

No mesmo dia, e no âmbito do festival Jangada 2018 do Grupo Folclórico e Etnográfico de Castelo do Neiva, Marquei presença na receção aos grupos convidados, assistindo ao lançamento da jangada e no batismo do novo barco do grupo. Muitos parabéns ao GFECN pelo magnifico evento.

No dia 7 de Julho, realizou-se a cerimónia do hastear da bandeira azul no Centro de mar localizado no navio Gil Eannes. Como habitualmente a praia de Castelo do Neiva foi contemplada com a bandeira azul, sendo a única praia do concelho com a designação de poluição zero, não poderia deixar de estar presente nesta cerimónia.

Para comemorar o 40º aniversário dos Escuteiros, Agrupamento 537 - Castelo do Neiva, estive presente, de manhã, na Eucaristia realizada no campo escola dos escuteiros e à tarde no corte do bolo. Desejo as maiores felicidades para o Agrupamento e deixo os parabéns pelas condições exemplares em que se encontra o espaço do campo escola. Sem dúvida à custa de muito trabalho, mas o resultado deixa-nos, a todos nós Castelenses, orgulhosos dos Escuteiros de Castelo do Neiva.

No dia 10 de Julho realizou-se junto ao Parque Infantil da Praia Norte o lançamento da campanha de valorização dos biorresíduos. Esta campanha percorrerá todas as freguesia de Viana do Castelo distribuindo compostores, promovendo assim praticas de gestão de resíduos mais sustentáveis em termos ambientais.

No dia 18 de julho estive reunido com a ETAP, uma escola profissional que desenvolve a sua atividade em várias localidades do Alto Minho. Desta reunião saiu uma parceria para ser instalado, em Castelo do Neiva, um ponto de formação direcionada para o reconhecimento de competências escolares e profissionais adquiridas pelos adultos. Informo que no dia 11 de setembro, pelas 19H30, no centro cívico, terá lugar uma sessão de informação dinamizada pelo Centro Qualifica, destinada a adultos com idade igual ou superior a 18 anos e que pretendam aumentar a sua escolaridade e/ou fazer a certificação profissional na área em que trabalham.

A convite do Grecane o executivo esteve presente no jantar do dia 20 de Julho que teve como objetivo angariar de fundos para o grupo. Foi, e facto, importante este jantar. O Grecane está a fazer obras na sua futura sede e mais do que nunca é importante ajudar quando mais se precisa, para que dentro em breve a nova sede seja uma realidade e o Grupo possa desenvolver as suas atividades, como por exemplo a edição deste jornal, com mais dignidade e mais conforto.

No dia 21 de Julho, a convite dos nossos conterrâneos Maria e Luís Gonçalves, emigrados na França, participei na entrega de uma carrinha adaptada à Joana Pereira, uma menina com necessidade de cuidados especiais, oferecida pela Academia do Bacalhau de Paris. Agradeço por terem partilhado este momento comigo e deixo aqui os parabéns à Academia pelo trabalho que tem desenvolvido no campo da solidariedade.

No dia 22 de Julho realizou-se o Trail das Azenhas, o qual é organizado pelo Grupo Correr Antas à Noite, Junta de Freguesia de Castelo do Neiva, Junta de Freguesia de Antas, e a Câmara Municipal de Esposende. O trail que atravessa a nossa freguesia tem um dos pontos altos a subida, quase escalada, do monte do Castelo. Este ano a prova contou com a presença dos atletas do Grupo Desportivo Castelense que tiveram uma excelente participação, inclusive lugar no pódio.

No dia 23 de Julho estive presente na reunião extraordinária da Assembleia Municipal.

No dia 25 de Julho, dia de S.Tiago, nosso padroeiro, assisti à apresentação do livro "Caminho Português da Costa – Estudos". Esta apresentação teve lugar na Biblioteca Municipal e contou com a presença e apresentação dos autores.

No sábado, dia 28 de Julho participei na caminhada/procissão de S.Tiago. Com início na ponte do Sebastião, esta caminhada percorre o caminho de Santiago da Nossa freguesia. Participaram também, a convite da junta de Freguesia, os vereadores do PSD da Câmara Municipal, Hermenegildo Costa e Paula Veiga.

No domingo dia 29 marquei presença nos atos religiosos da Festa em honra de S.Tiago, o qual destaco a procissão em que esteve presente a Câmara Municipal na pessoas do Vereador das freguesias, arquiteto Luís Nobre.

Deixo os parabéns ao Padre Xavier e à Comissão de Festas de S.Tiago pelo magnifico trabalho, por todo o empenho em valorizar cada vez mais esta festa e pela valorização dos Caminhos de Santiago. Nota-se de ano para ano que há mais pessoas a participar nas festas e isso é fruto do vosso trabalho. Bem hajam!

No dia 31 de Julho deu-se início, em Castelo do Neiva, à entrega de compostores. Os Técnicos dos Serviços Municipais vão andar de porta em porta a entregar material para todos fazerem compostagem em casa. A compostagem é o que nós chamamos, em Castelo do Neiva, a rolheira. Por isso não fiquem surpreendidos se lhes baterem à porta a oferecerem o material.

No mesmo dia fiz questão de estar presente no 1º Arraial do Centro Social e Paroquial de Castelo do Neiva, para assinalar o fim do ano do Infantário e a respetiva homenagem aos finalistas.

 

construção de dois novos passadiços de acesso à praia de bandeira azul

[Construção de dois novos passadiços de acesso à praia de bandeira azul]

Não há muito espaço para escrever sobre as obras em curso na freguesia, mas como é de conhecimento geral continuam a bom ritmo, com muitas ruas com saneamento instalado e pavimento novo. E relativamente a saneamento, teremos mais novidades brevemente... Deixo uma breve nota sobre a construção de dois novos passadiços de acesso à praia de bandeira azul substituindo os antigos. Uma vez que a saída para a praia não ficou muito bem conseguida a Junta de freguesia solicitou a rápida intervenção da Câmara municipal.

Boas férias se for o caso, se não for bom trabalho!

 

O Presidente da Junta, Paulo Torres.

 

AVISOS

Pedimos a todos, em geral, que não coloquem nas bermas das ruas, dunas ou terrenos públicos todo o tipo de lixo, em especial os considerados monstros (sofás, frigoríficos, colchões, móveis, etc...) Podem ligar para o número 808 200 282, é grátis, porque a recolha é feita gratuitamente. Não devem colocar, também, material vegetal nos contentores, por exemplo: relva e ramos de árvores. Este comportamento está sujeito a multa.

Avisos

Água pública: - Se detetar ruturas nas condutas de abastecimento de água pública ligue para os serviços municipalizados através do número 258 806 900 ou para a Junta de Freguesia 258 028 256 identificando a rua e local da rutura.

Iluminação pública: - Se detetar avarias na iluminação pública ou lâmpadas fundidas ligue para o número das avarias da EDP 800 506 506, identifique o local. Se passados cinco dias a avaria persistir ligue para a Junta de Freguesia – 258 028 256 – identificando a rua e número de porta.

Taxas de sepulturas – Se ainda não efetuou o pagamento, do ano de 2018, da taxa anual de 10€ para sepulturas e 25€ para jazigos dirija-se à Junta de Freguesia para a liquidação das mesmas.

Ajude a manter a freguesia limpa: A Junta de Freguesia apela a todos os proprietários que confrontem com linhas de água que proceda à sua limpeza, pois é da responsabilidade dos mesmos a sua manutenção e limpeza.

Sendo Castelo do Neiva uma freguesia grande não é possível efetuar a limpeza das ruas em tempo útil pretendido. Apela-se, portanto, a todas a pessoas que queiram ter a gentileza de limpar as bermas e valetas junto às suas propriedade, que liguem para a Junta de Freguesia – 258 028 256 – e o material resultante será recolhido.