Quarta, 13 Novembro 2019

Rua estreita - obra de saneamento que está em curso deverá terminar no mês de setembro

[Rua estreita - obra de saneamento que está em curso deverá terminar no mês de setembro]

Caros conterrâneos, com o final do mês de agosto acaba também o mês das tradicionais festas, e, para muitos, acabam também as férias.

É tempo dos nossos emigrantes, que tanta alegria trazem à nossa terra, regressarem ao país que lhes dá emprego e iniciarem uma nova jornada. A todos eles faço votos de uma boa viagem, de um regresso breve e que as férias tenham servido para descansar e matar saudades da família e dos amigos.

No dia 5 de agosto tive a honra de participar na procissão da festa em honra de Santa Ana, em S.Romão de Neiva. Deixo um agradecimento especial ao Presidente da Junta, Manuel Salgueiro, pelo convite e os parabéns pela festa realizada na freguesia vizinha.

Nos dias 10, 11 e 12 realizou-se, mais uma vez, a festa em honra da Nossa Senhora dos Emigrantes e a VIII Feira Medieval de Castelo do Neiva. Deixo os parabéns à comissão de festas e ao Padre Xavier Moreira, pela excelente organização das festividades que continuam a trazer a Castelo do Neiva muita gente para assistir, principalmente, aos eventos medievais que vão acontecendo ao logo dos três dias de festa. Agradeço o convite que novamente me foi endereçado, para proceder à leitura da carta de abertura da feira, é sempre uma honra muito grande participar nesta festa. A Junta de Freguesia deu todo o apoio solicitado pela comissão de festas, principalmente para assegurar a limpeza dos acessos ao local. Gostaria de deixar, também, os parabéns a todas as associações que se apresentaram na feira medieval com as suas tasquinhas.

Como é habitual, no dia 15 de agosto, O Grupo Desportivo Castelense, apresentou o plantel para a nova época. A Junta de Freguesia marcou presença no evento, participando na entrega de lembranças ao Carlos Lima e à Michelle Viana, os dois mentores da angariação de fundos em Toronto, no passado mês de março. Quanto às questões desportivas, resta desejar uma boa época a todas as equipas do Grupo Desportivo Castelense, tanto do futebol como do atletismo.

A Junta de Freguesia de Castelo do Neiva agradece a todos os que representaram Castelo do Neiva nas festas em honra da Nossa Senhora da Agonia, que decorreram entre 17 e 20 de agosto. Algumas das atividades da Romaria são organizadas em conjunto com as juntas de freguesia. No caso da nossa freguesia, os dois grupos folclóricos asseguram a participação de Castelo do Neiva daí o nosso agradecimento.

A Festa em honra da Nossa Senhora de Guadalupe, que este ano se realizou entre o dia 23 e 26 de agosto, foi um grande sucesso. Como é habitual, foram milhares de pessoas que durante quatro dias estiveram naquela que é a maior festa de Castelo do Neiva. Já é habitual presença de uma multidão no sábado, no cortejo etnográfico, e no domingo a assistir à procissão, mas este ano e fruto do cartaz, a enchente começou logo na sexta-feira à noite. A junta de freguesia, como habitualmente, convidou o executivo da Câmara Municipal e os Presidentes de Junta das freguesias vizinhas, para assistirem a estes dois eventos. A Junta de Freguesia apoiou a comissão de festas em tudo aquilo que foi solicitado. Endereço os meus parabéns ao Padre Xavier e à comissão de festas pelo excelente trabalho assim como a todos os que participaram na realização da festa.

Durante o mês de agosto, os serviços municipais distribuíram Kit para que os Castelenses possam fazer compostagem em casa, nas melhores condições. Se por ventura alguma habitação ficou esquecida, deixem na Junta de Freguesia o número de porta e o contacto telefónico, e mais tarde será entregue o respetivo Kit.

A obra de saneamento que está em curso deverá terminar no mês de setembro. A tubagem está praticamente toda colocada. Atualmente a intervenção localiza-se na rua estreita. Também nesta rua a Junta de Freguesia vai proceder a um pequeno alargamento, já depois de um morador, por iniciativa própria, ter levado a cabo um alargamento do lado oposto da rua. É o alargamento possível, mas que vai permitir a passagem de uma ambulância.

 

Rua Sr. Dos milagres, a Junta de Freguesia, acabou de construir muros em duas propriedades que cederam terreno para alargamento da via

[Rua Sr. dos Milagres]

Na rua Sr. Dos milagres, a Junta de Freguesia, acabou de construir muros em duas propriedades que cederam terreno para alargamento da via e vai iniciar, na primeira semana de setembro, outra intervenção na mesma rua.

Mas a ampliação da rede de saneamento não fica por aqui. Embora seja muito difícil termos outra empreitada tão grande como a atual, vamos continuar com a ampliação da rede noutras ruas.

A rua Srª das Neves e a Quelha da Mina serão as primeiras a serem intervencionadas. São duas artérias pequenas mas estão com muita necessidade de saneamento e de pavimento.

Mais tarde, e sendo a candidatura aprovada, será a vez da Rua de Sendim e da Rua dos Pedrões. São cerca de 1000m de rua, com muitas habitações, que ficará com rede de saneamento, abastecimento de água e uma parte de águas pluviais.

Continua assim a aposta no saneamento e a cumprir o nosso programa eleitoral.

No mês de setembro, terá início a obra de construção de armazéns de aprestos e requalificação do parque dos barcos na Pedra Alta. É mais uma obra ao abrigo do Programa Polis em Castelo do Neiva que visa melhorar as condições de trabalho dos pescadores.

Como todos nós sabemos a zona dos armazém dos pescadores não se apresenta em condições dignas para a atividade que serve... Desde os materiais dos armazém, com tijolo à vista, coberturas em amianto, também os acessos em terra batida produzindo pó no verão e lama no inverno, a falta de água nos armazéns, etc...

Concluída a obra os pescadores terão as condições mínimas de espaço, higiene e segurança para, em terra levarem a cabo a sua atividade.

 

 

AVISOS

Pedimos a todos, em geral, que não coloquem nas bermas das ruas, dunas ou terrenos públicos todo o tipo de lixo, em especial os considerados monstros (sofás, frigoríficos, colchões, móveis, etc...) Podem ligar para o número 258 806 986, porque a recolha é feita gratuitamente. Não devem colocar, também, material vegetal nos contentores, por exemplo: relva e ramos de árvores. Este comportamento está sujeito a multa.

Avisos

Água pública: - Se detetar ruturas nas condutas de abastecimento de água pública ligue para os serviços municipalizados através do número 258 806 900 ou para a Junta de Freguesia 258 028 256 identificando a rua e local da rutura.

Iluminação pública: - Se detetar avarias na iluminação pública ou lâmpadas fundidas ligue para o número das avarias da EDP 800 506 506, identifique o local. Se passados cinco dias a avaria persistir ligue para a Junta de Freguesia – 258 028 256 – identificando a rua e número de porta.

Taxas de sepulturas – Se ainda não efetuou o pagamento, do ano de 2016, da taxa anual de 10€ para sepulturas e 25€ para jazigos dirija-se à Junta de Freguesia para a liquidação das mesmas.

Ajude a manter a freguesia limpa: A Junta de Freguesia apela a todos os proprietários que confrontem com linhas de água que proceda à sua limpeza, pois é da responsabilidade dos mesmos a sua manutenção e limpeza.

Sendo Castelo do Neiva uma freguesia grande não é possível efetuar a limpeza das ruas em tempo útil pretendido. Apela-se, portanto, a todas a pessoas que queiram ter a gentileza de limpar as bermas e valetas junto às suas propriedade, que liguem para a Junta de Freguesia – 258 028 256 – e o material resultante será recolhido.