Sexta, 6 Dezembro 2019

Construção da ponte sobre o rio Neiva

[Construção da ponte sobre o rio Neiva]

Caros Castelenses, esta é a ultima informação do ano 2018. Por isso desejo, desde já, uma boa quadra Natalícia e um excelente final de ano.

Foi um ano muito positivo para a nossa freguesia no que diz respeito a obra. Se não vejamos: Durante todo o ano esteve em curso uma empreitada de ampliação da rede pública de saneamento e de água. Nesta empreitada foram intervencionadas as seguintes ruas: Avenida Central, Rua Barrocos de Baixo, Rua Barrocos de Cima, Rua da Junqueira, Travessa da Junqueira, Rua da Areia, Rua do Bacelo, Rua do Reguinho, Rua do Terroselo, Rua dos Loureiros, Rua Estreita, Rua Fonte da Ermida, Rua do Pecuré, Rua Senhor dos Milagres, Travessa Senhor dos Milagres e Travessa Encosta da Boavista. Muitas destas ruas foram repavimentadas, uma vez que tinham um piso muito deficiente e foram também realizados alguns alargamentos importantes.

Faltam algumas ligações que, não estando previstas na obra vão ser realizadas, a pedido da Junta de Freguesia, numa próxima fase, logo depois desta empreitada estar concluída.

Entretanto, foi terminada a obra da construção da rede pública de abastecimento de água na Rua do Cardal. Assim fica resolvido o problema dos moradores desta rua que chegaram a estar quatro meses sem água nos poços.

Já chegou à Junta de Freguesia o plano de sinalização das obras de construção de rede de saneamento da Quelha da Mina e Rua Nª Senhora das Neves. São duas obras pequenas, mas sempre importantes.

A Junta de Freguesia terminou a construção de um canal de águas pluviais na quelha da Rua Estreita necessário para o acesso dos moradores às suas habitações. Também na Rua Estreita está a ser feita uma obra para permitir a passagem de veículos maiores, como por exemplo uma ambulância. Não é o alargamento que pretendíamos mas é o alargamento possível para resolver uma situação muito complicada. Também está a ser retificado o pavimento à entrada da rua da mina no lado norte, permitindo assim a passagem de veículos. De seguida será feito um pequeno alargamento na Rua de Sendim, onde a rua está atrofiada, preparando-nos desta forma para a obra de saneamento que está prevista para o próximo ano.

Volto a referir que são obras pequenas, mas com as verbas disponíveis são as obras possíveis neste momento.

 

trabalhos no portinho de pesca de Castelo do Neiva

[Trabalhos no portinho de pesca de Castelo do Neiva]

Os trabalhos no portinho de pesca de Castelo do Neiva estão a decorrer a bom ritmo. Foram realizadas as demolições das construções e iniciou-se os trabalhos de construção dos muro de suporte a nascente que vai suportar a duna.

Os barcos de pesca foram transferidos para uma plataforma, criada para o efeito na praia, para que seja possível o acesso dos veículos ao serviço da obra pela zona da lota, pois a norte a rua vai ser cortada para a colocação de tubagem.

Todas as semanas estou presente na reunião de obra em conjunto com o dono de obra (Polis Litoral Norte) o empreiteiro e a fiscalização. Desta forma a Junta de Freguesia acompanha a obra de uma forma mais próxima, conseguindo atempadamente defender os interesses da freguesia e principalmente dos pescadores.

A Junta de Freguesia, com o apoio da Câmara Municipal providenciou iluminação para a zona dos barcos permitindo uma maior segurança no acesso aos barcos.

A empreitada da construção da nova lota também estará para breve. Depois do primeiro concurso, para a realização da obra, não ter tido qualquer concorrente, neste novo concurso, concorreram duas empresas, pelo que a adjudicação da obra será feita nos próximos tempos.

Relativamente à construção da ponte sobre o rio Neiva pode-se verificar que o tabuleiro está fechado. No entanto, continuam as obras, tanto na ponte como nos acessos. Relativamente a esta empreitada desconheço a data certa para a conclusão da obra.

No dia 3 de novembro estive presente Inauguração do Centro Interpretativo do Caminho Português da Costa, que está instalado no hospital velho, na Praça da Erva. Neste centro, o caminho de Santiago em Castelo do Neiva está em destaque nomeadamente a igreja de S.Tiago.

Na segunda Feira, dia 12 de novembro, acompanhei o capitão do Porto de Viana do Castelo, Capitão-de-fragata Luís José Sameiro Matias, às obras do portinho de Castelo do Neiva.

No dia 15 de novembro marquei presença na primeira reunião de preparação da prova do triangulo 2019, que terá partida e chegada em Vila Nova de Anha.

No dia 16 de novembro estive presente, em Afife, na sessão de esclarecimento sobre o Programa da Orla Costeira. Tive a oportunidade de interpelar o Engº Pimenta Machado, Administrador Regional da ARH do Norte (Administração da Região Hidrográfica do Norte) pertencente à APA (Agência Portuguesa do Ambiente), sobre a noticia veiculada na comunicação social relativa à previsão de demolições em Castelo do Neiva.

De facto existem construções na “Faixa de salvaguarda ao galgamento e inundação costeira”. Mas demolições só estão previstas para o concelho de Esposende e de Espinho. Recordo que a nossa costa tem sofrido intervenções de proteção costeira por parte do programa Polis Litoral e no próximo ano será feito mais uma proteção até à foz do rio Neiva. Por isso não faz sentido, neste momento, falar em demolições em Castelo do Neiva

No dia 16 de novembro estive presente nas comemorações do 43º aniversário do Grupo Desportivo Castelense. Agradeço ao Presidente do clube o convite, e desejo os maiores sucessos para a restante época desportiva.

No dia 22 de novembro, quinta feira, realizou-se no centro cívico uma sessão de esclarecimento sobre a formação “Conduzir e operar trator em segurança” Quem não esteve presente e estiver interessado pode dirigir-se à Junta de Freguesia.

Termino como comecei desejando a todos um Bom Natal e um ano de 2019 cheio de saúde.

 

 

AVISOS

Pedimos a todos, em geral, que não coloquem nas bermas das ruas, dunas ou terrenos públicos todo o tipo de lixo, em especial os considerados monstros (sofás, frigoríficos, colchões, móveis, etc...) Podem ligar para o número 258 806 986, porque a recolha é feita gratuitamente. Não devem colocar, também, material vegetal nos contentores, por exemplo: relva e ramos de árvores. Este comportamento está sujeito a multa.

Avisos

Água pública: - Se detetar ruturas nas condutas de abastecimento de água pública ligue para os serviços municipalizados através do número 258 806 900 ou para a Junta de Freguesia 258 028 256 identificando a rua e local da rutura.

Iluminação pública: - Se detetar avarias na iluminação pública ou lâmpadas fundidas ligue para o número das avarias da EDP 800 506 506, identifique o local. Se passados cinco dias a avaria persistir ligue para a Junta de Freguesia – 258 028 256 – identificando a rua e número de porta.

Taxas de sepulturas – Se ainda não efetuou o pagamento, do ano de 2018, da taxa anual de 10€ para sepulturas e 25€ para jazigos dirija-se à Junta de Freguesia para a liquidação das mesmas.

Ajude a manter a freguesia limpa: A Junta de Freguesia apela a todos os proprietários que confrontem com linhas de água que proceda à sua limpeza, pois é da responsabilidade dos mesmos a sua manutenção e limpeza.

Sendo Castelo do Neiva uma freguesia grande não é possível efetuar a limpeza das ruas em tempo útil pretendido. Apela-se, portanto, a todas a pessoas que queiram ter a gentileza de limpar as bermas e valetas junto às suas propriedade, que liguem para a Junta de Freguesia – 258 028 256 – e o material resultante será recolhido.