Quarta, 24 Julho 2019

trabalhos na Pedra Alta decorrem a bom ritmo.

[Trabalhos na Pedra Alta decorrem a bom ritmo]

Caros conterrâneos e amigos, chegados a 2019 faço votos que este seja um ano próspero para a nossa Freguesia e um ano cheio de saúde para todos os Castelenses e todos aqueles que acompanham esta informação mensal.

No ultimo mês de 2018 a Junta de Freguesia fez algumas alterações na forma de assinalar a época Natalícia na nossa freguesia. Foi colocada iluminação alusiva ao natal em vários pontos da freguesia e o presépio foi montado no centro cívico. A Junta de Freguesia agradece às casas comerciais que colaboraram no fornecimento da energia elétrica para a iluminação. Nomeadamente à Casa Passos - Materiais de Construção, Lda.; Supermercado Viegas - Coviran; Pastelaria do Castelo – Rotunda e Albergue D.Nausti.

Também como vem sido habitual a Junta de Freguesia distribuiu 10 cabazes a famílias da freguesia e 5 cabazes oferecidos pelo Sr. Luís Gonçalves e sua esposa Maria Gonçalves.

No dia 30 de Novembro estive presente na reunião ordinária da Assembleia Municipal de Viana do Castelo, onde foi aprovado o orçamento Municipal para 2019.

No dia 1 de dezembro a Associação Via Veteris, em colaboração com a Associação Rio Neiva, visitou o núcleo museológico de Castelo do Neiva, visita esta inserida numa caminhada pelos trilhos envolventes ao ao rio Neiva.

No dia 10 de dezembro estive presente na escola EBI de Castelo do Neiva para as comemorações do Dia Internacional dos Direitos Humanos. Neste evento foi possível assistir a uma apresentação da Amnistia Internacional de Viana do Castelo e conhecer os trabalhos dos alunos sobre as comemorações.

No dia 20 de dezembro realizou-se a reunião ordinária da Assembleia de Freguesia de Castelo do Neiva na qual foi aprovado o orçamento para 2019, assim como o regulamento de taxas. Relativamente a este assunto o Executivo propôs manter o valor das taxas em vigor.

No sábado dia 22 o motoclube Resistência visitou o núcleo museológico de Castelo do Neiva. Foram meia centena de motos, que depois de um passeio natalício fizeram questão de conhecer as tradições e história de Castelo do Neiva.

Também no dia 22 de dezembro a Junta de Freguesia realizou o jantar de Natal para os funcionários da Junta de Freguesia.

concluído o pequeno alargamento na Rua Estreita

[Concluído o pequeno alargamento na Rua Estreita]

Foi concluído o pequeno alargamento na Rua Estreita. A junta de Freguesia agradece aos proprietários a disponibilidade, fundamental para a realização deste obra.

Na rua da mina foi pavimentada uma área de caminho que depois de um alargamento realizado tinha sido acordada esta pavimentação. É uma pequena área, mas está dado o primeiro passo para uma futura continuação destes trabalhos.

Os trabalhos na Pedra Alta decorrem a bom ritmo. Já se podem ver os primeiros muros em betão. Todas as semanas estou presente na reunião de obra onde se discute o andamento do trabalhos e todos os assuntos que vão surgindo semanalmente.

Quanto à construção da nova lota estará para breve. Mas primeiro, o processo tem de ser aprovado pelo Tribunal de Contas. Depois de aprovado serão iniciados os trabalhos.

Durante o mês de dezembro, realizou-se no centro cívico a formação “Conduzir e operar trator em segurança”.

 

AVISOS

Pedimos a todos, em geral, que não coloquem nas bermas das ruas, dunas ou terrenos públicos todo o tipo de lixo, em especial os considerados monstros (sofás, frigoríficos, colchões, móveis, etc...) Podem ligar para o número 258 806 986, porque a recolha é feita gratuitamente. Não devem colocar, também, material vegetal nos contentores, por exemplo: relva e ramos de árvores. Este comportamento está sujeito a multa.

Avisos

Água pública: - Se detetar ruturas nas condutas de abastecimento de água pública ligue para os serviços municipalizados através do número 258 806 900 ou para a Junta de Freguesia 258 028 256 identificando a rua e local da rutura.

Iluminação pública: - Se detetar avarias na iluminação pública ou lâmpadas fundidas ligue para o número das avarias da EDP 800 506 506, identifique o local. Se passados cinco dias a avaria persistir ligue para a Junta de Freguesia – 258 028 256 – identificando a rua e número de porta.

Taxas de sepulturas – Se ainda não efetuou o pagamento, do ano de 2018, da taxa anual de 10€ para sepulturas e 25€ para jazigos dirija-se à Junta de Freguesia para a liquidação das mesmas.

Ajude a manter a freguesia limpa: A Junta de Freguesia apela a todos os proprietários que confrontem com linhas de água que proceda à sua limpeza, pois é da responsabilidade dos mesmos a sua manutenção e limpeza.

Sendo Castelo do Neiva uma freguesia grande não é possível efetuar a limpeza das ruas em tempo útil pretendido. Apela-se, portanto, a todas a pessoas que queiram ter a gentileza de limpar as bermas e valetas junto às suas propriedade, que liguem para a Junta de Freguesia – 258 028 256 – e o material resultante será recolhido.