Domingo, 18 Agosto 2019

Continuam os trabalhos de construção dos armazéns de aprestos na Pedra Alta.

[Continuam os trabalhos de construção dos armazéns de aprestos na Pedra Alta.]

 

Caros Castelenses e leitores em geral, deixo um especial cumprimentos a todos com os votos de que este início de ano tenha estado dentro das vossas expetativas.

Como é habitual escrevo esta informação dando a conhecer algumas das atividades mais relevantes da Junta de Freguesia de Castelo do Neiva no ultimo mês.

Ainda no mês de dezembro, e a convite da Junta de Freguesia e da Associação Apoio Peregrino Caminho da Costa de Castelo do Neiva, foram entronizados confrades da Archicofradía Universal del Apóstol Santiago o Presidente da Câmara e a Vereadora da Cultura do Município de Viana do Castelo. Desta forma foi reconhecido o trabalho realizado na promoção e valorização do Caminho Português da Costa, onde Castelo do Neiva tem um dos principais marcos deste Caminho; a Igreja de Castelo do Neiva.

A Junta de Freguesia continua empenhada na promoção do Caminho da Costa por considerar que este é, e poderá ser cada vez mais, um ponto de atração da cultura e do turismo na freguesia. Por isso, no dia 5 de janeiro marquei presença na inauguração da exposição Caminho Português da Costa – Em cada passo, um Sentido, instalada no Centro Interpretativo do Caminho Português da Costa, na praça da erva em Viana do Castelo. Nestes eventos Castelo do Neiva é sempre um ponto de referencia, seja nos discursos ou mesmo nas instalações digitais permanentes do Centro Interpretativo. Um local que convido todos a visitar.

No dia 9 de janeiro a Junta de Freguesia reuniu com a Docapesca no local da construção da nova lota, onde estiveram presentes a administração central e a delegação de Viana do Castelo. Na reunião foi escolhido o local onde provisoriamente vai funcionar a lota enquanto estiverem a decorrer os trabalhos de construção do novo edifício. A obra terá início logo que o tribunal de contas dê o parecer favorável, o que deverá acontecer durante o próximo mês.

No dia 14 de janeiro estive presente num encontro com todos os Presidentes da Junta do concelho promovido pelo Presidente da Câmara. Neste encontro, para além de outros assuntos, refletiu-se sobre descentralização de competências levada a cabo pelo governo e foram também abordados os indicadores económicos do concelho. Neste encontro, o Vereador das freguesias, Luis Nobre, referiu a importância o trabalho de cooperação entre as Juntas de Freguesias e a autarquia, dando como exemplo a Junta de Freguesia de Castelo do Neiva na colaboração dos trabalhos de construção dos novos armazéns de apresto de Castelo do Neiva.

No dia 17 de janeiro marquei presença na visita do Ministro da Economia, Pedro Siza Vieira para a inauguração da nova fase do Parque Empresarial de Lanheses. De seguida acompanhei a visita da comitiva a uma unidade industrial no parque empresarial do Neiva.

No dia 20 de janeiro realizou-se, no âmbito das comemorações do 171º Aniversário de Elevação de Viana do Castelo a Cidade, a entrega dos títulos honoríficos a pessoas e instituições. Por não me encontrar, nesse dia, em Viana do Castelo deleguei no tesoureiro, Paulo Lages, a presença da Junta de Freguesia que muito orgulhosamente viu o nosso conterrâneo, Manuel da Costa, ser distinguido com o titulo de Cidadão de Honra de Viana do Castelo pelos notáveis serviços de cidadania e relevantes serviços na diáspora enquanto empresário e promotor da língua e cultura portuguesa. Relembro que Manuel da Costa é Presidente da associação dos Amigos de Castelo do Neiva em Toronto e que muito tem contribuído para a nossa freguesia, nomeadamente na construção da praça Gentes do Mar e da casa mortuária. Reforço os parabéns transmitidos pela Junta de Freguesia por este reconhecimento do município.

No dia 25 estive presente na Gala do Desporto de Viana do Castelo 2019, onde foram distinguidos vários atletas de Castelo do Neiva que em 2018 foram campeões. Parabéns a todos os agraciados.

No dia 28 de janeiro realizou-se uma reunião da Assembleia de Freguesia extraordinária onde foram rejeitadas, para 2019, a descentralização de competências propostas para as Juntas de Freguesia.

No dia 29 de janeiro, no Teatro Sá de Miranda teve lugar uma reunião da Assembleia Municipal extraordinária. Nesta reunião, para além de outros pontos, foi discutida a proposta para a descentralização de competência para 2019, as quais, só algumas foram aprovadas.

A Junta de Freguesia procedeu à reparação do piso dos caminhos de acesso aos terrenos agrícolas entre a foz e a avenida de moldes, assim como a desobstrução de pontos importantes das linhas de água confinantes com os caminhos.

Continuam os trabalhos de construção dos armazéns de aprestos na Pedra Alta. Já foi aberto o arruamento a norte por onde os pescadores agora acedem aos barcos, porque a área da rampa será vedada. Também está a ser realizado o aterro previsto para a formação do passeio entre a praia e o estacionamento das embarcações, ficando a rampa antiga sem efeito.