Sábado, 21 Setembro 2019

Palestra “Santiago, o Caminho e o Peregrino

[Palestra “Santiago, o Caminho e o Peregrino"]

Começo esta informação por cumprimentar todos os Castelenses e leitores em geral fazendo votos de que tenham passado uma boa Páscoa.

Ainda no mês de março, no dia 31, A Junta de Freguesia recebeu no centro cívico o Rancho Folclórico Flor de Sabugueiro, Rancho Folclórico de Vilar de S.Miguel do Mato e o Grupo Folclórico da Gafanha da Nazaré. Estes grupos, convidados pelo GRECANE para participar no festival de Folclore Maresia 2019, visitaram o núcleo Museológico de Castelo do Neiva e de seguida, já na sede do GRECANE houve uma cerimónia de entrega de lembranças, onde esteve também presente a drª Maria José Guerreiro, vereadora da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

No dia 1 de abril estive presente numa reunião das obra em curso na Pedra Alta.

No dia 3 de abril realizou-se uma campanha de recolha de produtos de limpeza e higiene organizada pela Câmara Municipal e pela Comissão Sociais Inter-Freguesias da qual a freguesia de Castelo do Neiva faz parte. Os produtos recolhidos nesta ação solidária foram encaminhados para instituições do concelho de Viana do Castelo.

A eleição para o Parlamento Europeu realiza-se no dia 26 de maio de 2019. Para preparar estas eleições marquei presença numa reunião de preparação na Câmara Municipal, no dia 5 de abril. Uma das novidades deste ato eleitoral é o facto de não ser necessário o numero de eleitor, bastando para isso o cartão de cidadão.

O Executivo da Junta de Freguesia e o Presidente da Assembleia de Freguesia participaram na Procissão do Senhor aos Enfermos que teve lugar no dia 7 de Abril, na nossa freguesia.

Realizou-se no dia 11 de abril a primeira reunião de obra da nova lota, na qual estive presente. Presente esteve também a arquiteta, autora do projeto, a fiscalização, o técnico da Câmara Municipal, a empresa de construção, e os técnicos da Polis Litoral Norte.

No dia 17 de abril participei no Colóquio Viana Abraça, promovido pelos Serviços Municipais. Este colóquio teve como titulo a Valorização de Resíduos Orgânicos em Viana do Castelo: Resultados e Prospetivas. Lembro que em Castelo do Neiva foram distribuídos compostores pela população que bem utilizados evita que toneladas de produtos orgânicos sejam depositados em aterro.

No dia 18 de abril, quinta feira, realizou-se no centro cívico a Reunião Ordinária da Assembleia de Freguesia. Nesta reunião de abril é levada a Assembleia o fecho das contas de 2018 e a primeira retificação do orçamento de 2019.

No dia 23 estive presente num jantar/reunião, com o Presidente da Câmara e todos os Presidentes de Junta Independentes, no sentido de discutir os assuntos que estão na ordem do dia.

A Associação de Apoio ao Peregrino de Castelo do Neiva promoveu uma palestra intitulada “ Santiago, o Caminho e o Peregrino.” Nesta palestra estiveram presentes cerca de meia centena de pessoas. De registar que estiveram presentes todas as Associações de Castelo Do Neiva, o que é de louvar.

Com o apoio da Junta de Freguesia, e o excelente trabalho do dr. Mateus Neiva, reconhecido pelo Presidente da Associação José Adriano, estiveram presentes como palestrantes A Guarda Nacional Republicana, a Policia de Segurança Pública, A Associação Via Veteris de Esposende, a Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Viana do Castelo, A vereadora da Câmara Municipal de Viana do Castelo, drª Maria José Guerreio e o Presidente da Câmara, José Maria Costa. Divididos por três painéis as intervenções foram moderadas pelo Tesoureiro da Junta de Freguesia Paulo Lages, pelo Presidente da Assembleia Mateus Neiva e por Paulo Torres presidente da Junta de Freguesia. A abertura da palestra coube ao José Adriano e ao Padre Xavier Moreira.

No final da palestra houve a comemoração do primeiro aniversário do Albergue D. Nausti de Castelo do Neiva. Na pessoa do Presidente José Adriano felicito a Associação pela palestra e por todo o trabalho realizado ao longo deste ano.

No domingo dia 28, o executivo da Junta de Freguesia participou na cerimónia da bênção dos barcos, cerimónia esta que contou com a presença do Vereador das Freguesias Luís Nobre.       Deixo aqui os parabéns à excelente organização da festa da Pascoela da Praia que marca assim o final desta quadra. Quero também agradecer à empresa responsável pelas obras na Pedra Alta, Boaventura & Boaventura, por ter percebido a importância desta cerimónia e ter preparado a área para o evento.

Ao padre Xavier Moreira deixo o meu reconhecimento pelo empenho e pela qualidade de todas as cerimónias e atividades realizadas, que fazem com que a freguesia viva esta quadra Pascal de uma forma intensa.

No dia 29 estive presente na Reunião da Assembleia Municipal de Viana do Castelo, onde, entre outros assuntos foram apresentadas as contas referentes a 2018 e feita a primeira revisão orçamental ao orçamento de 2019.

No dia 30 de abril realizou-se a reunião para a constituição das Assembleias de voto para as eleições de 26 de maio. A escolha dos membros é da responsabilidade dos partidos políticos, cabendo ao Presidente da Junta a marcação da reunião e à transmissão do resultado da reunião à Câmara Municipal

Na Quelha da Mina foram colocadas as tubagens para a nova rede de saneamento e de abastecimento publico de água. Depois dos testes às respetivas tubagens segue-se a pavimentação da via. Lembro que, com a realização desta obra, foi aproveitada a ocasião para corrigir a rede de águas pluviais da Avenida da Praia, retirando assim a água pluvial que desaguava na Rua da Mina.

Trabalhos da ampliação da rede de saneamento na Rua da Srª das Neves

[Trabalhos da ampliação da rede de saneamento na Rua da Srª das Neves]

Também foram iniciados os trabalhos da ampliação da rede de saneamento na Rua da Srª das Neves. É mais uma rua que fica dotada deste serviço básico, tão pretendido pelos moradores e melhorado o pavimento que se encontrava muito deficiente.