Sexta, 6 Dezembro 2019

A rua da Pedra Alta, que dá acesso à zona dos armazéns de aprestos e à lota a construir, já está pavimentada.

[A rua da Pedra Alta, que dá acesso à zona dos armazéns de aprestos e à lota a construir, já está pavimentada]

No sábado, dia 4 de maio, participei na conferência "Histórias do Desenvolvimento de Viana do Castelo" organizada pela Assembleia Municipal de Viana do Castelo e que teve lugar no Auditório Lima de Carvalho. No final foi realizada uma visita guiada à cidade com enfoque na Avenida da grande guerra e no tríptico quinhentista da Praça da República.

No dia 7 de Maio estive presente, na Biblioteca Municipal, acompanhado pelo Presidente da Assembleia de Freguesia, dr. Mateus Neiva, no lançamento do livro que assinalou os 400 anos da 1ª edição da obra “VIDA DE DOM FREI BERTOLAMEV DOS MARTYRES”.

No dia 19 de Maio realizou-se a “Prova do Triângulo”. Este ano o início e o final da prova tiveram lugar na freguesia de Vila Nova de Anha. Este ano a prova teve uma novidade: paralelamente à prova principal realizou-se um mini circuito para crianças. Esta prova é organizada pelas juntas de freguesia de Castelo do Neiva, Chafé e Vila Nova de Anha e pelas associações Grupo Recreativo e Cultural de Castelo do Neiva, Associação Cultural de Chafé e Associação Desportiva e Cultural de Anha. Deixo um agradecimento a todos os voluntários que fizeram com que fosse possível a realização desta prova.

No dia 21 de Maio realizou-se, na Câmara Municipal, uma reunião de preparação para a época balnear. Como vem sido habitual a praia de Castelo do Neiva está contemplada com a Bandeira Azul.

Na sexta feira dia 24 de Maio a Junta de Freguesia esteve presente no jantar da apresentação do cartaz da Festa em honra de S.Tiago. Agradeço o convite endereçado ao Executivo e faço votos para que a festa do padroeiro seja um sucesso. A avaliar pelo cartaz apresentado será certamente. Muitos parabéns à Associação de Apoio ao Peregrino do Caminho da Costa em Castelo do Neiva.

No domingo dia 26 realizaram-se as eleição para o Parlamento Europeu 2019. Mesmo com as novidades de não ser necessário o número de eleitor e as mesas de voto estarem organizadas por ordem alfabética, o ato decorreu naturalmente, sendo que houve pouca afluência às urnas.

Como resultado final em Castelo do Neiva o PPD/PSD obteve 31,27%do votos seguido do PS com 29,58%; o CDS-PP com 7,75%; o BE com 5,92. Os restantes partidos ficaram a baixo dos 5% dos votos. Dos 3151 eleitores inscritos em Castelo do Neiva apenas votaram 710 eleitores.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, uma proposta para a requalificação de estradas municipais em 2019. O troço da EN 13-3 Castelo do Neiva (avenida Central) / Chafé está contemplado. A Junta de Freguesia de Castelo do Neiva vai apresentar uma proposta de melhoramento de certos pontos desta via. Nomeadamente viadutos, que já estarão contemplados, mas principalmente, solicitar o aumento do numero de passadeiras, passeios e estacionamento.

A rua da Pedra Alta, que dá acesso à zona dos armazéns de aprestos e à lota a construir, já está pavimentada. A empresa que vai construir a lota já montou o estaleiro para se dar inicio à construção. A empreitada da construção dos armazéns de aprestos está em fase de acabamentos, dentro de pouco tempo estará terminada.

O troço da ecovia que fará ligação da nova ponte ao troço existente na foz do Neiva será iniciada muito em breve. A Junta de Freguesia esteve em contacto com vários proprietários (aqueles que a Polis Litoral indicou) para estes darem autorização para a construção da ecovia nos seus terrenos. Sendo que, a ideia é passar a ecovia no limite dos terrenos para que o impacto da obra seja mínimo. Estes proprietários terão direito à passagem na ecovia para acederem aos seus terrenos. A todos os que contactei e assinaram o documento redigido pela Polis Litoral agradeço a disponibilidade.

A rua Sr. Das Neves está em fase final de pavimentação. Fica assim resolvido alguns casos difíceis nesta rua, tanto ao nível de saneamento como do piso.

abastecimento de água na Quelha da Mina está terminada

[Abastecimento de água na Quelha da Mina está terminada]

A obra de construção da rede de saneamento e abastecimento de água na Quelha da Mina está terminada. No entanto, pedimos a alteração da cota do pavimento a norte, uma vez que o caminho vai ter continuação e a cota que se verifica atualmente dificulta o prolongamento previsto. Nesta quelha foi construída uma rede de recolha de águas pluviais, que serão encaminhadas para a Avenida da Praia. Também foram encaminhadas, para a rede existente na avenida central, as águas pluviais que inundavam a Rua da Mina e que, devido ao seu caudal, causavam muitos problemas aos moradores.

Têm-se verificado, nos últimos tempos o aparecimento de construções ilegais em Reserva Agrícola Nacional. Nestes espaços é proibido qualquer tipo de construção, inclusive muros. Por isso, não são autorizadas construções pré-fabricadas em madeira, metal ou qualquer outro tipo de material. Assim como não é autorizada a colocação de contentores. A Câmara Municipal tem estado atenta e na junta há algumas queixas que, como é nosso dever, reportaremos para a Câmara Municipal.

Devido às várias queixas que chegaram à Junta de Freguesia peço aos proprietários que confrontam com o cemitério para cortarem a vegetação que põe em risco os jazigos. De facto as árvores cresceram para cima das construções e com o vento, os ramos, podem danificar o revestimento,ou em caso de incêndio causar danos maiores. Nessa altura, como é óbvio, serão chamados às suas responsabilidades.