Sexta, 6 Dezembro 2019

novo passadiço de acesso à praia

[Novo passadiço de acesso à praia]

Com a entrada da nova estação de Verão saúdo todos os Castelenses e todos os leitores desta informação. Desejo também a todos os emigrantes, que regressam à terra natal, uma boa viagem.

Apresento de seguida alguma da atividade da junta de freguesia de Castelo do Neiva realizada no ultimo mês, aproveitando para deixar alguns avisos e sugestões no intuito de melhorar a nossa freguesia.

No sábado, dia 1 de junho estive presente na sessão de apresentação do IV Tomo do livro “A Pesca do Bacalhau – História, Gentes e Navios”. Esta é uma obra editada pela Fundação Gil Eannes e da autoria de João David Batel Marques, teve por tema os Arrastões. De facto, Castelo do Neiva foi uma das terras que mais contribuiu com mão de obra para a “epopeia do bacalhau”.

No dia seguinte, domingo dia 2 junho visitei o acampamento dos escuteiros onde estava a decorrer o curso de educadores destinado a Chefes de Unidade e uma formação para Candidatos a Dirigentes. Neste dia tive a honra de privar com os dirigentes regionais no campo escola de Castelo do Neiva. Mais uma vez o agrupamento de Castelo do Neiva acolheu os escuteiros graças ao seu magnifico campo escola, de facto uma aposta ganha. Parabéns!

No dia 4 de junho assisti ao filme “Mulheres do Meu País”, no qual participou a Presidente da Associação dos Armadores de Castelo do Neiva, Maria José Neto. O convite partiu da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade e o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, e a projeção decorreu no Teatro Sá de Miranda.

A Comissão de festas em Honra de Nossa Senhora dos Emigrante apresentou o cartaz da festa no dia 5 de junho. A convite da mesma estive presente no jantar promovido, no qual tivemos oportunidade de conhecer as diversas atividades que se realizarão nesses dias. Faço votos para que as festas tenham muito sucesso.

No dia 12 de junho gravei uma entrevista para o programa de rádio “A nossa terra”. A entrevista teve a ver com a edição dedicada ao festival Jangada 2019, organizado pelo Grupo Folclórico e Etnográfico de Castelo do Neiva.

Também no dia 12, no teatro Sá de Miranda, assisti ao lançamento da marca “OldFox” desenvolvida e produzida pela empresa Castelense Carpintaria Rocha.

A Academia do Bacalhau de Paris entregou 155 caixas de roupa a 6 instituições de Viana do Castelo, sendo Castelo do Neiva uma das freguesia contempladas, por vontade própria do nosso conterrâneo Luís Gonçalves, um dos mentores da iniciativa. A cerimónia, que se realizou no estádio Manuela Machado, contou com a presença do Presidente da Câmara, do Presidente da Academia do Bacalhau de Paris, da Vereadora da Coesão Social e dos responsáveis pelas instituições contempladas. Agradeço à Academia e principalmente ao Luís Gonçalves por todo o trabalho de solidariedade que tem realizado.

No dia 14 de junho estive presente na assinatura do acordo de colaboração para a realização de obras na Escola Básica e Secundária de Monte da Ola. Esta escola é a sede do agrupamento no qual está inserida a escola EBI de Castelo do Neiva. O acordo, assinado pelo Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues e pelo Presidente da Câmara vai permitir obras de 1,5 milhões nessa escola. Também a escola de Castelo do Neiva será brevemente alvo de obras de melhoramento dos edifícios.

No mesmo dia, sendo nomeado pelos Presidentes de Junta Independentes para os representar, estive presente na Comissão de Urbanismo da Assembleia Municipal.

No dia 22 de junho, a Câmara Municipal de Viana do Castelo organizou uma caminhada no trilho PR13 de Castelo do Neiva (Trilho do Castro de Moldes). No final, a Junta de Freguesia abriu o núcleo museológico para todos os participantes terem oportunidade de melhor conhecer a freguesia.

No domingo, dia 23 estive presente no jantar da apresentação do cartaz da festa da Nossa Senhora da Guadalupe. Agradeço o convite e espero que a festa tenho, no mínimo, o sucesso dos anos anteriores.

As obras de saneamento de pavimentação na rua Sr.ª das Neves e na Quelha da Mina estão concluídas. Também já está resolvido o problema na rede de esgotos da rua dos Pescadores e travessa da Pedra Alta. Fica assim possível a ligação de várias habitações à rede pública.

Foram iniciadas as obras de construção da nova lota. De facto, as fundações já foram construídas e prevê-se que no início da primavera de 2020 estejam concluídas.

A conclusão da construção dos armazéns de aprestos, na Pedra Alta, está prevista para o final de julho. Ficamos a aguardar ansiosamente.

A Câmara Municipal está a construir um novo passadiço de acesso à praia, substituindo o antigo que estava em más condições, junto ao apoio de praia.

 

obras de alargamento da rua do Areeiro

[Obras de alargamento da rua do Areeiro]

As obras de alargamento da rua do Areeiro tiveram inicio no dia 11 de junho. Esta obra conta com a ajuda preciosa dos moradores que contribuíram monetariamente e com a cedência de terreno para o alargamento.