Sábado, 7 Dezembro 2019

trabalhos do alargamento da Rua do Areeiro

Chegados ao mês de setembro deixamos para trás o tradicional mês de férias, mês das festas, mês do convívio com os nossos emigrantes familiares e amigos.            A todos eles que partiram espero que tenham chegado em segurança aos seus destinos e que a espera pelo regresso seja curta.

Aos que ficam por cá mais uns dias desejo que aproveitam esta magnifica terra que tanto tem para oferecer. E que, salvo a opinião contrária de um ou outro mais distraído, ou meramente porque possui um espírito de maledicência, é uma freguesia que tem evoluído de forma acentuada. E por isso tenho de agradecer a todos os quanto me dispensaram palavras de incentivo de apoio e, imagine-se, de parabéns. Não estando à espera de elogios é sempre gratificante e dá alento para continuar a trabalhar da mesma forma que temos vindo a fazer. Aliás foi para isso, e por isso, que fomos reeleitos. A todos muito obrigado.

No dia 4 de agosto marquei presença, em S.Romão de Neiva, na procissão da festa em honra de Santa Ana. Agradeço, em nome da freguesia de Castelo do Neiva, ao Presidente da Junta, Manuel Salgueiro, pelo convite e os parabéns pela festa realizada na freguesia vizinha.

No dia 6 de agosto realizou-se uma Reunião Extraordinária da Assembleia de Freguesia, no sentido de aprovar a atualização das competências delegadas pela Câmara Municipal na Junta de Freguesia.

No dia 7 de agosto estive presente na apresentação do livro “A Jornada do Grupo Português que Valoriza a Cultura Minhota no Brasil desde 1954” do autor Igor Lopes.

É um livro-reportagem lançado para celebrar os 65 anos de fundação do Rancho Folclórico Maria da Fonte, grupo folclórico da Casa do Minho do Rio de Janeiro. Nesta obra está impressa a passagem do Presidente da Junta de Castelo do Neiva no 95 aniversário desta associação, tanto em fotografia como em texto, onde se pode ler um excerto do meu discurso na cerimónia oficial.

Nos dias 9, 10 e 11 realizou-se mais uma grandiosa festa em honra da Nossa Senhora dos Emigrantes e a IX Feira Medieval de Castelo do Neiva. O trabalho realizado pela comissão de festas e pelo Padre Xavier Moreira resultou em momentos marcantes e ninguém fica indiferente às comemorações religiosas e às atividades medievais que foram animando todos os presentes ao longo de três dias.

Não posso deixar de agradecer a oportunidade e a honra pelo convite para ler a carta de abertura da feira. È um enorme prazer participar desta forma na festa. De resto, a junta de freguesia, deu todo o apoio solicitado pela comissão de festas e está sempre pronta a ajudar para a evolução deste evento. Muitos parabéns pelo trabalho realizado.

No dia 10 acompanhei a visita ao núcleo museológico de alguns elementos que participaram na feira medieval e que procuraram conhecer mais profundamente a História de Castelo do Neiva. De facto temos uma História rica e pretendemos divulgar sempre que surja a oportunidade.

No dia 18 de agosto, segunda feira, estive presente na Reunião Extraordinária da Assembleia Municipal de Viana do Castelo para participar na votação da atualização das competências delegadas nas juntas de freguesia.

No dia 14 de agosto reuni com o Presidente da Câmara e com o Padre Xavier no sentido de desenvolver alguns projetos na nossa freguesia que a seu tempo serão apresentados.

A convite da câmara municipal participei no desfile da mordomia da festa em honra de Nossa Senhora da Agonia. Ficou desta forma representada a Junta de Freguesia de Castelo do Neiva na maior romaria de Portugal.

Relativamente a este tema quero deixar os maiores agradecimentos aos nossos grupos folclóricos e a todos os voluntários que representaram Castelo do Neiva no cortejo etnográfico, no festival do traje e em todos os momento em que a nossa freguesia esteve representada.

No dia 19 de agosto tive o prazer de realizar uma visita guiada aos escuteiros de Macieira, Lousada, que estiveram instalados no campo escola dos escuteiros de Castelo do Neiva.

No dia 23 estive presente, com o Vereador do Ambiente, Ricardo Carvalhido, numa reunião com a junta de freguesia de Antas, Associação Rio Neiva e Proteção Civil de Esposende no sentido de organizar uma ação de limpeza do Rio Neiva assim como discutir a melhor forma de desenvolver um plano estratégico para a proteção e valorização do Rio Neiva.

Um dos grandes momentos do mês de agosto foi sem dúvida alguma a       Festa em Honra da Nossa Senhora de Guadalupe. Começou na quinta feira, dia 22, com a procissão de velas e a atuação do grupo, da nossa terra, Baeta e Companhia e terminou no domingo dia 25, com uma sessão de fogo de artifício.

Milhares de pessoas passaram pela festa durante estes dias abrilhantando, principalmente, o cortejo etnográfico e a procissão. Na festa também estiveram presentes os Vereadores da Câmara Municipal, Ricardo Carvalhido, o Comandante da Capitania, Capitão Luis Matias e os presidentes de junta das freguesia de S.Romão de Neiva, Chafé e Vila Nova de Anha.

Mais uma vez endereço os maiores parabéns ao Padre Xavier e à comissão de festas pelo excelente trabalho assim como a todos os que participaram na realização da festa e nas atividades festivas realizadas.

Continuam os trabalhos do alargamento da Rua do Areeiro. Construidos os muros de vedação vai-se proceder de imediato à pavimentação da área alargada. [fotografia]

 

 

AVISOS

Lixo-: Para se livrarem de sofás, frigoríficos, colchões, móveis, etc... Liguem para o número 258 806 986, vá ao sítio https://portal.smsbvc.pt/rsu/plano-de-recolha-de-monstros, ou envie email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., a recolha é gratuita.

Não coloquem material vegetal nos contentores: relva e ramos de árvores. Este comportamento está sujeito a multa e a recolha, feita pelos serviços municipais é gratuita. Liguem para os contactos indicados em cima

Água pública: - Se detetar ruturas nas condutas de abastecimento de água pública ligue para os serviços municipalizados através do número 258 806 900 ou para a Junta de Freguesia 258 028 256 identificando a rua e local da rutura.

Iluminação pública: - Se detetar avarias na iluminação pública ou lâmpadas fundidas ligue para o as avarias da EDP 800 506 506, ou para a Junta de Freguesia – 258 028 256 identifique a rua e o número de porta mais próximo do poste.

Taxas de sepulturas – Se ainda não efetuou o pagamento, do ano de 2019, da taxa anual de 10€ para sepulturas e 25€ para jazigos dirija-se à Junta de Freguesia para a liquidação das mesmas.

Ajude a manter a freguesia limpa: Os proprietários que confrontam com linhas de água são responsáveis pela sua limpeza. Lei n.º 58/2005; Artigo 34.º; ponto dois; alínea b). Portanto, devem manter as linhas de água desobstruídas.