Quarta, 13 Novembro 2019

Terminaram os trabalhos de alargamento e pavimentação na Rua do Areeiro.

Caros leitores faço votos para que este início de Outono tenha sido tranquilo, com saúde e desde já envio um cumprimento a todos os Castelenses e a todos os leitores.

Como é usual vou dar-vos um pequeno resumo da atividade da Junta de Freguesia realizada no ultimo mês.

No dia 28 de agosto, em conjunto com o presidente da junta de S. Romão de Neiva, Manuel Salgueiro e o vereador do Ambiente Ricardo Carvalhido, foi feito um reconhecimento da área da margem direita do Rio Neiva, no sentido de avaliar o estado do rio, das margens e qual a necessidade de intervenção para a sua proteção.

No mês de outubro serão realizada algumas atividades em conjunto com as juntas de freguesia de Castelo do Neiva, S. Romão de Neiva e Antas, com os Municípios de Viana do Castelo e Esposende, os Bombeiros de Viana do Castelo e Esposende e ainda com a Associação Rio Neiva, no sentido de retirar as árvores caídas no rio e limpeza das margens.

A junta de freguesia dá os parabéns à organização da homenagem às gentes do mar de Castelo do Neiva. Estes dois dias de festa, 31 de Agosto e 1 de setembro, foram dias de convívio para os pescadores e todos aqueles que participaram.

No dia 6 de setembro o tesoureiro Paulo Lages marcou presença numa sessão de esclarecimento relativa à Revisão do PDM que teve lugar na Câmara Municipal e foi dirigida aos Presidentes da Junta.

No dia 7 e 8 de setembro marquei presença, na freguesia vizinha de Chafé, no cortejo etnográfico e na procissão da festa em honra de N.ª S.ª do Alivio. Agradeço, em nome da freguesia de Castelo do Neiva, ao Presidente da Junta, António Lima, pelo convite e os parabéns pelo magnifico evento onde podemos ver e recordar as tradições e a cultura dos nossos vizinhos Chafeenses.

No dia 11 de setembro realizou-se a reunião dos partidos que vão a eleições no próximo dia 6 para serem escolhidos os membros que vão fazer parte das mesas das assembleia de voto.

Também na quarta feira, dia 11, reuni com uma equipa de trabalho da CIM Alto Minho para preparar um evento em Castelo do Neiva, marcado para o dia 24 de outubro, que trará pessoas de toda a Europa para conhecer a tradição do sargaço.

No dia 12 estive presente numa reunião na Câmara Municipal onde o Vereador do Ambiente e Biodiversidade, Ciência, Inovação e Conhecimento apresentou o projeto das Portas do Geoparque de Viana do Castelo, onde estarão representadas todas as freguesias do concelho.

No mesmo dia estive também, com o vereador Ricardo Carvalhido em Antas, Esposende para articular os eventos a realizar para a limpeza no Rio Neiva.

O Agrupamento de Escolas do Monte da Ola organizou uma cerimónia para assinalar a abertura do ano escolar. Como não podia deixar de ser estive presente representando Castelo do Neiva, pois a escola EBI de Castelo do Neiva faz parte deste agrupamento. Agradeço o convite e cá estaremos para ajudar no que for necessário para que o ano escolar corra da melhor forma.

As juntas de freguesia de Castelo do Neiva, S. Romão de Neiva, Chafé e Vila Nova de Anha organizaram uma sessão de esclarecimento para todos os eleitos das várias Assembleias de Freguesia. Assim, os membros das Assembleias poderão, também, esclarecer melhor a população. O orador desta sessão, que se realizou no dia 19 de setembro, foi o Vereador do Urbanismo Luís Nobre.

No dia 20 de setembro estive presente na Reunião Ordinária da Assembleia Municipal, onde foram discutidos os pontos levados pelo Presidente da Câmara Municipal.

A convite do Presidente da Câmara participei, no dia 28 de setembro, na apresentação das obras a realizar na fachada da igreja de S. Domingos.

A Reunião Ordinária da Assembleia de Freguesia do mês de setembro realizou-se no dia 30.

A junta de freguesia está a adquirir três terrenos agrícolas, que vão permitir depositar temporariamente o material vegetal resultado das limpezas das vias. São cerca de 2000 m2 de área que permitirá experimentar a compostagem destes produtos. Também servirá para temporariamente guardar material a ser utilizado nas obras da Junta. Quando a compra estiver realizada vamos limpar o estaleiro junto ao campo de futebol. E assim poderemos dar inicio ao parque de caravanas que desejamos para este local.

De facto a localização do estaleiro não é a melhor. Não tem o melhor aspeto mesmo em frente à praia de bandeira azul. Com a aquisição dos terrenos e localizados numa zona mais central da freguesia resolveremos esta situação.

Foram iniciados os trabalhos de construção da ecovia que vai ligar a ponte nova à ecovia existente na praia. A ecovia vai ter uma largura de 2,5m. No entanto, o projeto prevê mais dois metros de cada lado com rachão para consolidação da ecovia. Embora a área empedrada fique coberta de terra e continue propriedade privada a verdade é que em obra parece uma área exagerada e tem resultado em queixas dos proprietários. Tenho estado em contacto com a Polis Litoral e com os proprietários para que tudo seja esclarecido e feito de forma a não prejudicar ninguém. Os proprietários têm colaborado e cedido terreno para a ecovia. Mas, agora, em fase de obra, com a limpeza e abertura de caixa parece mais área do que na realidade vai ser.

Terminaram os trabalhos de alargamento e pavimentação na Rua do Areeiro. [1ª fotografia] Agradeço aos moradores pela colaboração porque assim é mais fácil trabalhar. Fica um pouco de pavimento por retificar, mas fica para mais tarde, provavelmente com a intervenção prevista para a rua dos Pedrões.

As obras da construção dos armazéns de aprestos vão ser retomadas no dia 7 de outubro para a construção da casa do guincho e terminar o armazém 1. A lota continua a ser construida, sendo que as obras estão a decorrer normalmente.

Foram iniciadas, também, as obras de proteção dunar na praia de Castelo do Neiva. Depois de um revés devido às mares vivas de setembro continuam as obras de colocação dos geocilindros.

A Junta de Freguesia está a proceder a um alargamento pontual na travessa de Santiago. O muro existente estava em risco iminente de ruir. Mas, falando com a proprietária, ficou combinado ser a junta de freguesia a construir o muro de contenção e em compensação a proprietária cedia o terreno necessário para o caminho ficar com a largura de lei. Da zona do alargamento até à avenida central, o pavimento será refeito e haverá mais um ou outro melhoramento no local.

Na rua Senhora das Neves está a ser pavimentada uma pequena parte que não ficou contemplada na obra do saneamento. Resolvemos desta forma um problema, que muita gente se queixava e que tinha originado quedas ao longos destes anos devido à irregularidade do pavimento.

 

terminados os trabalhos de pavimentação da rua dos Cantinhos

Em Setembro foram terminados os trabalhos de pavimentação da rua dos Cantinhos. [2ª fotografia] Ficou muito bem e a água, ao que tudo indica, está bem encaminhada. Iremos acompanhar durante o inverno o comportamento da água nesta rua porque sabemos que a água se comporta de maneira diferente quando o caminho está pavimentado e quando está em terra.

Como podem verificar não faltam obras a decorrer na nossa freguesia, e o que mais importa é que são obras realmente necessárias que vêm resolver problemas, alguns deles com muitos anos.

 

AVISOS

Lixo-: Para se livrarem de sofás, frigoríficos, colchões, móveis, etc... Liguem para o número 258 806 986, vá ao sítio https://portal.smsbvc.pt/rsu/plano-de-recolha-de-monstros, ou envie email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., a recolha é gratuita.

Não coloquem material vegetal nos contentores: relva e ramos de árvores. Este comportamento está sujeito a multa e a recolha, feita pelos serviços municipais é gratuita. Liguem para os contactos indicados em cima

Água pública: - Se detetar ruturas nas condutas de abastecimento de água pública ligue para os serviços municipalizados através do número 258 806 900 ou para a Junta de Freguesia 258 028 256 identificando a rua e local da rutura.

Iluminação pública: - Se detetar avarias na iluminação pública ou lâmpadas fundidas ligue para o as avarias da EDP 800 506 506, ou para a Junta de Freguesia – 258 028 256 identifique a rua e o número de porta mais próximo do poste.

Taxas de sepulturas – Se ainda não efetuou o pagamento, do ano de 2019, da taxa anual de 10€ para sepulturas e 25€ para jazigos dirija-se à Junta de Freguesia para a liquidação das mesmas.

Ajude a manter a freguesia limpa: Os proprietários que confrontam com linhas de água são responsáveis pela sua limpeza. Lei n.º 58/2005; Artigo 34.º; ponto dois; alínea b). Portanto, devem manter as linhas de água desobstruídas.