Quarta, 12 Agosto 2020

 

 

Horário da Secretaria (de 2ª a 6ª)

de abril a setembro: 13.30h às 19.30h

de outubro a março: 13.30h às 19.00h

[ver - datas de Reuniões Ordinárias 2020]

entrega da roupa doada pela Academia do Bacalhau

Com os votos de que este início de ano tenha decorrido conforme as vossas expetativas deixo-vos, nesta edição um cumprimento especial.

De seguida e como é habitual dou a conhecer alguma da atividade mais relevante da Junta de Freguesia de Castelo do Neiva no ultimo mês de janeiro.

Nos últimos meses tem havido, em toda a freguesia, uma grande dificuldade na reposição das lâmpadas fundidas. Na verdade, não é só a nossa freguesia a sentir esta falha no serviço da iluminação pública. Depois de terem sido efetuados os contactos habituais, com a empresa responsável e de não ter havido qualquer desenvolvimento enviamos a lista de candeeiros apagados para a Câmara Municipal. A grande maioria dos casos estão já resolvidos.

Para que entendam como funciona a reparação das lâmpadas, posso dizer que, a Junta de freguesia liga para o mesmo número que qualquer cidadão liga. Ou seja para o 800 506 506, número das avarias da EDP. Infelizmente, não temos um canal mais direto para resolver estes casos em pouco tempo...

Os trabalhos de alargamento da Rua das Vitórias está quase concluído. Fica a faltar a pavimentação da área alargada. Com este alargamento já é possível um veiculo prioritário, como uma ambulância ou um carro de bombeiros, chegar a onde não chegava antes.

Também o alargamento da travessa de Santiago está praticamente concluído. A pavimentação será feita mais tarde.

 

rua das Curtinhas

Na rua das Curtinhas, e a pedido dos proprietários, o alargamento vai continuar até à rua de Baixo. Fica assim concretizada a rua das curtinhas que na realidade era uma quelha.

No dia 12 de Janeiro estive presente na tomada de posse da Unidade Pastoral na igreja de S. Tiago. Esta unidade pastoral é composta pelo Monsenhor Fernando Caldas pelo padre Domingos Meira e pelo padre Xavier Moreira. Ara além da paroquia de São Tiago de Castelo do Neiva terão a seu cargo as paroquias de São Sebastião de Darque, São Nicolau de Mazarefes e Santa Eulália de Vila de Punhe. Faço votos de um bom trabalho para que a missão seja bem sucedida.

No dia 14 de Janeiro foi aprovada a adjudicação da obra de construção de rede de saneamento em Castelo do Neiva. Nomeadamente na rua de Sendim e rua dos Pedrões. Seria lógica a continuação da rede pelas vias principais, como a avenida Central e a avenida de Moldes, Mas escolhemos as ruas com necessidade de alargamentos e com a necessidade um novo pavimento. Assim resolvem-se vários problemas com uma só intervenção e a Freguesia fica a ganhar.

No dia 14 estive presente numa sessão de esclarecimento sobre as obras dos novos acessos ao porto de mar que se realizou em Chafé na escola primária da Amorosa.

O Presidente da Câmara explicou e justificou o atraso na abertura da estrada entre a rotunda da amorosa e o cruzamento para o interior de Vila Nova de Anha. O Presidente da Câmara lembrou que, na zona da ribeira de Anha, não foi possível trabalhar durante semanas devido às tempestades de dezembro. E assim a data que estava prevista para a abertura da estrada (15 de Janeiro) seria adiada para a primeira semana de março. De facto este desvio tem causado grande transtorno às populações das nossas freguesias e prejuízo para as empresas e pessoas. Todavia, no futuro iremos usufruir de uma via mais segura, mais rápida e que para nós Castelenses veremos menos tráfego a cruzar a nossa freguesia. Principalmente camiões pesados que querem evitar o pórtico de Neiva.

Ainda no dia 14 de janeiro estive presente num encontro com todos os Presidentes da Junta do concelho promovido pelo Presidente da Câmara. Neste encontro, no qual estiveram também os vereadores Vítor Lemos, Luís Nobre, Carlota Borges e Ricardo Carvalhido foi apresentado o Plano de Atividades e Orçamento para 2020 e as prioridades para este ano.

Os presidentes das juntas de freguesia foram informados que o investimento nas redes de infraestruturas de água, saneamento, eficiência energética e o desenvolvimento das freguesias são os grandes objetivos deste Executivo.

No dia 20 de janeiro realizou-se, no âmbito das comemorações do 172º Aniversário de Elevação de Viana do Castelo a Cidade, a entrega dos títulos honoríficos a pessoas e instituições. Tive assim o enorme prazer de ver duas instituições de Castelo do Neiva a serem reconhecidas como Instituições de Mérito. São elas o Grupo Recreativo e Cultural de Castelo do Neiva (GRECANE) e a Carpintaria Rocha. Muitos parabéns a todos pelo trabalho desenvolvido.

Também nesta cerimónia foi agraciada a Academia de Bacalhau de Paris, que tem os nossos conterrâneos Luís Gonçalves e Maria Gonçalves como dirigentes e mais uma vez, ainda neste mês de janeiro, entregaram roupa à junta de freguesia para ser distribuída pelas famílias mais carenciadas. Parabéns e em, nome de Castelo do Neiva, muito obrigado.

No dia 24 de janeiro estive presente na Gala do Desporto de Viana do Castelo 2020, onde, mais uma vez, foram distinguidos vários atletas de Castelo do Neiva que em 2019 se tornaram campeões nacionais. Parabéns a todos os agraciados nomeadamente à Lara Barros, ao Ricardo Dias, ao Renato Costa, ao Victor Brito e à Helena Araújo.

Relativamente à ponte do Sebastião liguei com o presidente da Junta de Antas a solicitar uma reunião, que acontecerá em Castelo do Neiva nos primeiros dias de fevereiro e contará com a presença dos vereadores das Câmaras Municipais de Viana do Castelo e Esposende. Desta reunião sairá a estratégia a adotar para a reconstrução da ponte. Queremos muito, quando o caudal do rio permitir, avançar para esta obra.

 

entrega da roupa doada pela Academia do Bacalhau

No dia 28 de janeiro estive presente na cerimonia da entrega da roupa doada pela Academia do Bacalhau às instituições de Viana do Castelo. Os nossos conterrâneos Maria Gonçalves e Luís Gonçalves fazem sempre questão que parte desta roupa seja entregue à Junta de Freguesia de Castelo do Neiva. A junta de Freguesia agradece, na pessoa do seu Presidente Manuel Soares, à Academia do Bacalhau e a todos os que contribuíram na realização deste ato de solidariedade.

 

AVISOS

Lixo-: Para se livrarem de sofás, frigoríficos, colchões, móveis, etc... Liguem para o número 258 806 986, vá ao sítio https://portal.smsbvc.pt/rsu/plano-de-recolha-de-monstros, ou envie email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., a recolha é gratuita.

Não coloquem material vegetal nos contentores: relva e ramos de árvores. Este comportamento está sujeito a multa e a recolha, feita pelos serviços municipais é gratuita. Liguem para os contactos indicados em cima

Água pública: - Se detetar ruturas nas condutas de abastecimento de água pública ligue para os serviços municipalizados através do número 258 806 900 ou para a Junta de Freguesia 258 028 256 identificando a rua e local da rutura.

Iluminação pública: - Se detetar avarias na iluminação pública ou lâmpadas fundidas ligue para o as avarias da EDP 800 506 506, ou para a Junta de Freguesia – 258 028 256 identifique a rua e o número de porta mais próximo do poste.

Taxas de sepulturas – Se ainda não efetuou o pagamento, do ano de 2019, da taxa anual de 10€ para sepulturas e 25€ para jazigos dirija-se à Junta de Freguesia para a liquidação das mesmas.

Ajude a manter a freguesia limpa: Os proprietários que confrontam com linhas de água são responsáveis pela sua limpeza. Lei n.º 58/2005; Artigo 34.º; ponto dois; alínea b). Portanto, devem manter as linhas de água desobstruídas.

Mensagens Anteriores

PREVENÇÃO (COVID-19)

Cartaz - Recomendações Gerais COVID-19