Sábado, 19 Setembro 2020

 

 

Horário da Secretaria (de 2ª a 6ª)

de abril a setembro: 13.30h às 19.30h

de outubro a março: 13.30h às 19.00h

[ver - datas de Reuniões Ordinárias 2020]

limpeza do estaleiro junto ao campo de futebol

Caros Castelenses, hoje, mais que nunca, faz sentido enviar votos de saúde para todos.

Vivemos, de facto, tempos que só recuando algumas gerações encontramos paralelo. A doença COVID-19, provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, está disseminada por todo mundo e já provocou milhares de infetados e milhares de mortos em vários países. Por isso, onde quer que haja um Castelense espero que esteja bem e a salvo desta pandemia.

No momento em que escrevo esta informação não há noticia de qualquer infetado em Castelo do Neiva, e esperamos que assim continue. Para isso, é fundamental cumprir as medidas recomendadas pela Direção Geral de Saúde, Câmara Municipal, Junta de Freguesia e todas as entidades civis e religiosas.

A junta de freguesia de Castelo do Neiva tem acompanhado, de perto, todo o desenrolar dos acontecimentos, tanto a nível nacional como também, e principalmente, ao nível regional. Por isso, tem consultando a Câmara Municipal no sentido de solicitar opinião, informação e ajuda na resolução das situações que foram aparecendo.

Entramos, também, em contacto com responsáveis pela saúde pública em Viana do Castelo e solicitamos que a junta de freguesia seja logo informada, se for detetado algum caso em Castelo do Neiva, para assim poder-mos ajudar as famílias e tomar medidas, se se justificar. Informamos também que, caso seja necessário, disponibilizaremos espaços na Junta de Freguesia para isolamento preventivo ou acolhimento de possíveis casos suspeitos.

Estou também em contacto com a maioria dos presidentes de junta do nosso concelho, principalmente das freguesias vizinhas de S. Romão do Neiva, Chafé e Vila Nova de Anha, com as quais vamos estudando medidas a adotar e aprendendo uns com os outros a lidar com esta nova realidade.

De seguida, por ordem cronológica indico alguma da atividade da junta de freguesia no mês de Março, onde se incluem as medidas tomadas relativamente à situação de emergência .

Ainda no mês passado, dia 28 de fevereiro, estive presenta na reunião ordinária da Assembleia Municipal de Viana do Castelo, onde se debateram e aprovaram os pontos levados pelo Presidente da Câmara. Uma vez que não foi possível terminar a reunião nesse dia, continuou-se no dia 2 de março.

No dia 9 de março, estive presente numa reunião informal, na Câmara Municipal, com a Comissão Permanente de Acompanhamento da Assembleia Municipal e com os Juízes da Comarca de Viana do Castelo. Durante a reunião foram sugeridos, como temas de reflexão, um balanço do estado da justiça nesta comarca, a missão e o papel dos juízes sociais no Tribunal de família e menores.

No mesmo dia, o executivo da junta de freguesia elaborou o Plano de Contingência Da Junta de Freguesia de Castelo do Neiva – Prevenção e controlo de infeção pelo novo coronavírus.

No dia 10 realizou-se uma reunião na Junta de Freguesia uma reunião com técnicos da EDP para se proceder à substituição dos candeeiros públicos existentes por luminárias LED. Esta alteração irá permitir uma grande poupança ao Município e esperemos que este tipo de luminárias tenham uma maior longevidade do que as existentes.

No dia 11, o Plano de contenção foi entregue e explicado presencialmente a todos os funcionários da junta de freguesia. O atendimento ao público começou a ser feito preferencialmente por telefone e e-mail.

e colocamos pontos de desinfeção de mãos e um vidro de proteção no balcão do centro cívico.

No dia 12 de março reuni com a Associação dos Armadores de Pesca de Castelo do Neiva para discutir assuntos relacionados com os armazéns de aprestos e guincho. Foram também contactadas outras associações no sentido de apurar as medidas que estavam a ser implementadas relativamente à covid-19.

No dia 15, o executivo aprovou encerrar o atendimento ao público na sede da junta de freguesia e disponibilizar apoio ao grupo de risco, no que diz respeito a compras, higiene e medicamentos.

No dia 18 foi colocado um vidro de proteção no balcão da junta de freguesia e dispensadores de gel desinfetante no centro cívico e capela mortuária.

 

limpeza do estaleiro junto ao campo de futebol

No dia 18 iniciou-se também a limpeza do estaleiro junto ao campo de futebol. Esta área está destinada à construção de um parque de caravanas. Lembro que a junta de freguesia adquiriu dois terrenos para a construção de um novo estaleiro, libertando assim, esta área junto à praia, que terá uma função mais nobre.

Com o agravamento da situação foi encerrado o Cemitério de Castelo do Neiva. Foi uma decisão difícil, a qual muita gente desaconselhava por ser politicamente prejudicial para o Executivo. Ora, como nunca tomamos decisões com base naquilo que as pessoas pensam, mas sim naquilo que é melhor para a comunidade, encerramos o cemitério no dia 20 de março.

A decisão foi ponderada e foram consultadas as pessoas que achamos importantes para o efeito. No caso, o Presidente da Assembleia, Mateus Neiva (que tem acompanhado de perto as medidas tomadas pela junta de freguesia) e o Padre Xavier Moreira. A opinião foi unânime; Com a dinâmica que o cemitério de Castelo do Neiva apresenta às sextas feiras e aos sábados, em que os frequentadores são das faixas etárias mais avançadas, não estão reunidas condições de segurança.

Foi decidido também que não haveria a designação de um dia ou de uma manhã como período para limpeza. Iria verificar-se uma enorme afluência ao cemitério provocando um risco ainda maior.

Esta medida, que tem um grande impacto na comunidade, indica também a seriedade do momento e mostra à população a gravidade da situação. Se o cemitério fecha é porque a doença é séria...

De forma a manter a dignidade do cemitério, e principalmente para proteger os Castelenses, os funcionários da Junta de Freguesia procederam à retirada de todas as flores das sepulturas. Também foram colocados dois “arranjos de flores”, um em cada portão, em nome de todos os Castelenses e todas as semanas serão renovados.

Foi encerrado, no mesmo dia 20, o Parque infantil, por razões óbvias.

Relativamente aos funerais, estes foram e serão realizados no dia da chegada do féretro, como indica a lei e as recomendações da DGS. Isto quer dizer que não há velórios na capela mortuária. A entrada no cemitério está restringida à família mais próxima.

Foi acordado com os funcionários um período de férias, com inicio no dia 29 de março, sendo que se mantêm os serviços fundamentais. Assim pedimos encarecidamente que não coloquem lixo foram dos contentores, como infelizmente se tem verificado. Informo também que a recolha de monstros (eletrodomésticos, moveis velhos, colchões, etc...) está suspensa devido ao estado de emergência. Nesta altura, também, não é permitida a realização de queimas e queimadas.

A junta de freguesia não procedeu, ainda, à lavagem e/ou desinfeção de espaços públicos por várias razões: Não temos, ainda, meios ao dispor para a realização desta tarefa; a informação emitida pela DGS no dia 25/03/2020 refere que, até informação contrária, não existe evidência para a recomendação da desinfeção de espaços públicos exteriores, e não existe na freguesia qualquer espaço público onde haja aglomeração de pessoas.

Deixo uma mensagem de apoio e reconhecimento a todos os Castelenses que por via das suas profissões se mantêm ao serviço da comunidade; médicos, enfermeiros, forças policiais, voluntários da cruz vermelha, funcionários das superfícies comerciais e de ação social entre outros.

Caros Castelense e amigos resta-me desejar-vos muita saúde, na certeza que, fundamentalmente, a diferença somos nós que a podemos fazer.            Agradeço aos muitos Castelenses que enviaram mensagens a disponibilizar a sua ajuda, caso haja alguém com necessidades especiais provocadas pela pandemia. Agradeço à enfermeira Benícia Coutinho, que está na linha da frente do combate, pelos esclarecimentos e recomendações que tem prestado à junta de freguesia. Aqueles que puderem, por favor, fiquem em casa.

Mensagens Anteriores

PREVENÇÃO (COVID-19)

Cartaz - Recomendações Gerais COVID-19