Domingo, 12 Julho 2020

 

 

Horário da Secretaria (de 2ª a 6ª)

de abril a setembro: 13.30h às 19.30h

de outubro a março: 13.30h às 19.00h

[ver - datas de Reuniões Ordinárias 2020]

A Polis Litoral está a realizar uma ação de limpeza e consolidação da duna junto à nova lota.

Ainda em tempos de confinamento faço votos de muita saúde para todos, nas esperança de que tudo volte ao normal rapidamente. É certo que os números apresentados dela Direção Geral de Saúde são animadores, reflexo do comportamento que todos nós adotamos e do excelente trabalho de todas as instituições com responsabilidade nestas circunstâncias.

Até agora Junta de Freguesia não tem conhecimento de qualquer caso em Castelo do Neiva. A verdade é que, no nosso concelho, ao contrário de outros, os dados não são disponibilizados por freguesia, e isso tem aspetos positivos e aspetos negativos. De qualquer forma não é fundamental para a luta contra esta doença.

Conforme o desenrolar dos acontecimentos e com o conhecimento nas necessidades, que nos tem chegado, a Junta de Freguesia foi-se adaptando e tomando medidas para proteger e ajudar os Castelenses, principalmente aqueles que se enquadram no grupo de risco.

Assim, em colaboração com a Extensão de Saúde de Castelo do Neiva, a junta de freguesia tem realizado o serviço de transporte de documentos do Centro de Saúde de Darque até ao domicilio dos utentes de Castelo do Neiva. Pretende-se desta forma minimizar a exposição ao risco de contaminação, por parte de pessoas que integram o grupo de risco. São as técnicas do Centro de Saúde de Darque que solicitam e informam a junta de freguesia das entregas a serem efetuadas.

Por decisão unânime das freguesias e associações organizadoras, a histórica Prova do Triângulo, edição 2020, foi anulada e as verbas habitualmente disponibilizadas serão canalizadas para apoios sociais no âmbito desta pandemia. Esperamos no próximo ano voltar a contar com esta prova. Também ao Trail da Azenhas deste ano, do qual a Junta de freguesia também é organizadora, foi anulado.

Mais uma vez no sentido de proteger Castelenses mais vulneráveis, em conjunto com a Farmácia Brás Marques de Castelo do Neiva, disponibilizamos um número de telefone para a solicitação de receitas médicas ao Centro de Saúde e posteriormente entregar os medicamento em casa. A gestão dos pedidos está a cargo da Farmácia, que recebe as chamadas, faz o pedido ao Centro de Saúde. Depois informa a Junta de Freguesia que, de imediato, faz chegar os medicamentos ao domicilio dos idosos e outras pessoas pertencentes ao grupo de risco que não tenham retaguarda familiar.

A Junta de Freguesia entrou em contacto com a direção da escola EBI de Castelo do Neiva e disponibilizou todos os computadores, que temos no centro cívico, para as crianças de Castelo do Neiva que não tenham computador em casa. Ficou a cargo da escola a deteção e seleção dos alunos com esta carência. Os computadores foram distribuídos por diferentes salas do centro cívico para que os alunos estejam isolados. Devido ao facto de três computadores estarem bastante desatualizados e ser necessário atualização de programas, levando a um investimento em novas licenças, optou-se por adquirir três novas máquinas para substituir os obsoletos.

A junta de freguesia adquiriu 3500 máscaras reutilizáveis, com duas faces 100% algodão e um filtro tnt no interior, conforme indicações da DGS. Quando nos for entregue a encomenda serão distribuídas pela população, juntamente com as máscaras descartáveis disponibilizadas pela Câmara Municipal. Os critérios de distribuição serão os seguintes: Uma máscara reutilizável por habitante, e as máscaras descartáveis serão entregues a pessoas pertencentes ao grupo de risco.

Agradeço a todos aqueles que me vão enviando informações e sugestões para melhorar a situação dos Castelense nestes estes tempos difíceis. Todas são válidas, algumas exequíveis outras não devido à dimensão e do poder económico da junta de freguesia.

Para comemorar o 25 de Abril, a Junta de Freguesia de Castelo do Neiva lançou mais uma plataforma de comunicação. Desta feita no Facebook. Neste espaço, dedicado a Castelo do Neiva e à Junta de Freguesia tentaremos levar até vocês a História, a Cultura, os eventos e as notícias da nossa terra. Agradeço ao Cândido Torres que nos ajudará nesta tarefa. Obrigado pela disponibilidade e dedicação a Castelo do Neiva.

A Polis Litoral está a realizar uma ação de limpeza e consolidação da duna junto à nova lota.

A Polis Litoral está a realizar uma ação de limpeza e consolidação da duna junto à nova lota. É uma tarefa que não estava prevista, mas devido às condições da duna foi necessário avançar.

Foi entregues na Agência Portuguesa do Ambiente o pedido para reconstruir a ponte do Sebastião. Esperamos resposta para avançar com os trabalhos logo que as águas do rio baixarem.

Gostaria de agradecer às pessoas que têm oferecido flores para os arranjos que todas as semanas vão sendo colocados à porta do cemitério.

Para ser justo, devo também de deixar um agradecimento e um reconhecimento aos funcionários da Junta de Freguesia. Sempre disponíveis, a qualquer hora e em qualquer situação. Com alguns deles foi sugerido um período de férias, mas a responsabilidade e a vontade de ajudar fizeram com que continuassem ao serviço. Somente a limpeza das ruas foi interrompida. E desde já faço um alerta: não vai ser fácil recuperar este tempo na limpeza das ruas. Algumas pessoas, estando em casa procederam à limpeza em frente às suas habitações, às quais agradeço o seu sentido cívico, parabéns!

Na primeira semana do mês de Maio será iniciada a obra de construção de saneamento e substituição da rede de água na rua de Sendim e rua dos Pedrões. É com enorme felicidade que vemos esta obra a arrancar, pois vai resolver vários problema nesta zona da freguesia. Relembro que são duas obras que tínhamos previstas no nosso programa eleitoral apresentado durante a campanha.

Esta obra já era para ter início no ano passado. Mas como houve o processo da criação da empresa que atualmente gere a água e o saneamento, foi sendo adiada.

Mensagens Anteriores

PREVENÇÃO (COVID-19)

Cartaz - Recomendações Gerais COVID-19