Sexta, 27 Novembro 2020

 

 

Horário da Secretaria (de 2ª a 6ª)

de abril a setembro: 13.30h às 19.30h

de outubro a março: 13.30h às 19.00h

[ver - datas de Reuniões Ordinárias 2020]

Início à obra de pavimentação da quelha do Fijô

Depois de uns tempos complicados, que nos levaram a um confinamento inédito, aos poucos, dentro do possível, a vida vai voltando ao normal. Não nos podemos esquecer das medidas de segurança, mantermo-nos protegidos e protegendo os outros. Vamos continuar com a utilização de máscaras, com o distanciamento social e com a higienização das mãos, como indicado pela Direção Geral de Saúde. É fundamental respeitar as regras nos nossos comércios, cafés, restaurantes, etc...

É bom vermos os nossos emigrantes regressarem nas suas merecidas férias, para aproveitarem o sol e a praia de Castelo do Neiva. Mas mais importante é rever a família e os amigos, por isso sejam muito bem vindos à vossa terra natal!

A junta de freguesia continua a manter as medidas de proteção ao covid-19. A capela mortuária continua encerrada, no cemitério continua a obrigatoriedade do uso da mascara e o distanciamento social.

Os passadiços de acesso à praia são de sentido único para evitar cruzamento de pessoas,

os duches e bebedouros estão desligados por indicação da DGS e as instalações sanitárias estão a ser higienizadas de hora a hora.

Há sinalização e informação no local, informando que é necessário cumprir as regras para que a praia seja um local seguro e onde todos nós nos sintamos confortáveis.

Podemos não concordar com certas medidas, mas devemos cumpri-las, porque nós não temos os dados todos, nem somos especialistas em virologia. Acontece que quando não somos entendidos numa matéria e formulamos a nossa opinião sem base no conhecimento temos a tendência a errar, por isso em caso de dúvida vamos respeitar as regras impostas.

Devido à insuficiência de meios e de pessoal, para dar resposta no corte da vegetação nos caminhos, contratamos uma empresas que fará um corte e uma limpeza geral na freguesia. Estamos a desenvolver uma estratégia para mudar completamente o sistema da limpeza das ruas. Não vamos fazer milagres, sem mais meios e sem mais pessoal, mas pretendemos dar uma resposta mais eficiente, sempre sem herbicida.

 

Início à obra de pavimentação da quelha do Fijô

Deu-se início à obra de pavimentação da quelha do Fijô, garantindo também a tubagem para os moradores bombearem o saneamento. Esta quelha tinha ficado para trás quando se fez a obra de saneamento e pavimentação da rua do Rio Neiva. Houve promessa de pavimentação há vários mandatos, mas nunca foi concretizada. Apesar de se ter iniciado a obra, esta só estará concluída quando os moradores providenciarem a saída das águas pluviais da própria quelha. Sem essa saída de água a obra de pavimentação ficará limitada ao troço nascente.

 

Estamos a construir os muros fruto do alargamento da rua dos Pedrões

Continuam a bom ritmo as obras de construção de rede de saneamento. Agora estamos a construir os muros fruto do alargamento da rua dos Pedrões. A tubagem está praticamente concluída, depois vêm os ensaios da rede, vistorias, pavimentação etc... Ainda vamos ter mais um pouco de tempo de obra. Não é muito agradável para os moradores, pois há muito pó , mas é por uma boa causa.

No dia 22 de julho reuni com o Presidente da Câmara para aligeirar a entrega dos armazéns de aprestos, e para a Câmara Municipal fazer os contratos de aluguer com os pescadores. Solicitei também ao presidente um regulamento de utilização do espaço exterior para que hajam regras e multas, para quem não as cumprir. Neste espaço, novo e bem organizado, não poderá haver lixo e artes abandonadas, à semelhança daquilo que estava antes das obras. Por isso, pedi para que fossem os fiscais da Câmara Municipal, ou a Polícia Marítima a fiscalizar.

No sábado dia 25 de julho, dia de S.Tiago, Padroeiro da nossa freguesia, realizou-se uma missa na qual o executivo da junta esteve presente. A Associação de apoio ao Peregrino teve a amabilidade de nos convidar, ao Executivo da Junta de Freguesia, assim como o Executivo da Câmara Municipal e juntas de freguesia vizinhas, para uma cerimónia de apresentação da nova estátua de madeira colocada no adro da igreja. Muitos parabéns ao José Adriano e a todos os que o acompanham no trabalho de apoio aos Caminhos de Santiago.

No dia 28 de julho reuni com o vereador Luís Nobre e um caravanista, profundo conhecedor do funcionamento dos parque de caravanas, no sentido de iniciarmos a obra de construção do parque de caravanas, no antigo estaleiro da Junta de Freguesia. Este parque para além de ordenar o estacionamento das caravanas junto à praia, evita que o estacionamento estrangule a ecovia, como acontece atualmente. Ou seja, quando a caravana estaciona de traseira ocupa a ecovia, o que não pode acontecer. Para além disso, requalifica uma área numa zona nobre da freguesia.

A iluminação pública tem sido alvo de uma alteração, no que diz respeito às substituição da lâmpadas existente por lâmpadas led. Este investimento na freguesia visa a poupança na fatura da iluminação pública, por parte da autarquia Vianense, e melhorar a iluminação na nossa terra. A intervenção conta com cerca de 800 candeeiros substituídos na praia, moldes e respetivas avenidas. Lembro que a avenida Central já tinha sido intervencionada.

A junta de freguesia entregou ao Presidente da Câmara o cadastro da área que se pretende para construir o parque de atividades económicas. O próximo passo é a Câmara Municipal adquirir os terrenos e licenciar o loteamento, para que seja possível vender os lotes às empresas de Castelo do Neiva, e não só, que estejam interessadas em construir armazéns para desenvolver as suas atividades.

Desejo a todos um bom mês de agosto, este ano, infelizmente, sem as nossas tradicionais festas...

Mensagens Anteriores

PREVENÇÃO (COVID-19)

Cartaz - Recomendações Gerais COVID-19