Domingo, 24 Outubro 2021

 

 

Horário da Secretaria (de 2ª a 6ª)

de abril a setembro: 13.30h às 19.30h

de outubro a março: 13.30h às 19.00h

[ver - datas de Reuniões Ordinárias 2020]

inauguração dos novos armazéns de aprestos e da nova lota de Castelo do Neiva.

Com a vacinação a decorrer ao ritmo previsto, e com os números de mortes e internamentos nos cuidados intensivos baixos, o desconfinamento vai acontecendo, com a esperança de não mais voltarmos aquilo que passamos no último ano e meio.

Sabemos que o vírus covid-19 veio para ficar, mas pelos números apresentados na comunicação social não há mortes de covid entre os vacinados e apenas 15 internados, o que nos transmite otimismo e segurança. Assim seja...

Entretanto, a Junta de Freguesia, com o apoio da Câmara Municipal, vai a garantindo o transporte das pessoas necessitadas até ao centro de vacinação.

No dia 27 de abril estive presente num jantar/reunião com o Presidente da Câmara e todos os Presidentes de Junta de Freguesia Independentes, que serviu para discutir assuntos relacionados com o Município e com a reunião da Assembleia Municipal de Abril.

No dia 28 desloquei-me à ponte do Sebastião com o técnico responsável da Câmara Municipal de Esposende, para transmitir-lhe aquilo que a Junta de Freguesia de Castelo do Neiva achava que faltava, para que a obra de reconstrução da ponte fosse dada como concluída.

No dia 29 de abril realizou-se no Centro Cívico de Castelo do Neiva uma recolha de sangue organizada Associação dos Dadores de Sangue da Meadela e Junta de Freguesia de Castelo do Neiva.

No dia 30 de abril realizou-se a Reunião da Assembleia Municipal de Viana do Castelo, onde foram discutidos os pontos levados pelo executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

No sábado dia 1 de maio acompanhei o Vereador Ricardo Rego na visita às obras da ampliação dos balneários do Castelense.

No dia 6 de maio participei numa reunião, por videoconferência, da Comissão de Urbanismo da Assembleia Municipal de Viana do Castelo.

Na segunda feira dia 10 de maio, participei na segunda parte da Reunião da Assembleia Municipal, uma vez que não foi possível terminar todos os pontos no dia previsto.

No dia 17 de maio acompanhei o executivo da Câmara Municipal, chefiado pelo Presidente José Maria Costa, na visita às obras da futura sede do GRECANE. Nesta visita foi assinado um protocolo entre a Câmara e o GRECANE para apoiar as obras da sede.

Nesta visita a Castelo do Neiva, o Executivo da Câmara Municipal pode também acompanhar as obras do Grupo Desportivo Castelense, e do parque de auto caravanas que a Junta de Freguesia está a construir.

No sábado dia 22 de maio realizou-se a inauguração dos novos armazéns de aprestos e da nova lota de Castelo do Neiva.

 

inauguração dos novos armazéns de aprestos e da nova lota de Castelo do Neiva.

 

Marcada pela presença do Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, estiveram também presentes a Secretária de Estado das Pescas; os Presidentes de Câmara José Maria Costa e Benjamin Pereira, de Viana do Castelo e Esposende, respetivamente; o Presidente do Conselho de Administração da Pólis Litoral, Pimenta Machado; Responsáveis pela DocaPesca; o Comandante do Porto de Viana do Castelo; elementos do Executivo e Assembleia de Freguesia, o Pároco de Castelo do Neiva, A Presidente da Associação de Armadores de Pesca de Castelo do Neiva, Maria José Neto, várias Associações de Castelo do Neiva e como não poderia deixar de ser os nossos pescadores.

Mesmo não sendo muito normal nestas situações, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e o Presidente do Conselho de Administração da Pólis Litoral fizeram questão que fosse eu, como Presidente da Junta, a discursar em primeiro lugar e a dar as boas vindas a todos os presentes.

Nos discurso que se seguiram foram referidos os grandes investimentos na nossa freguesia e valorizado o trabalho realizado pela Associação dos Armadores de Pesca de Castelo do Neiva e da Junta de Freguesia de Castelo do Neiva.

A empreitada dos armazéns foi orçada no valor de 1.5 milhões de euros e a nova lota em 734 mil euros. Estas duas obras são intervenções da Polis Litoral Norte que no total das 9 intervenções em Castelo do Neiva, foram investidos mais de 6 milhões de euros.

No dia 25 de maio, percorri a ecovia com um técnico da Câmara Municipal no sentido de se proceder ao corte da vegetação ao longo da mesma.

No sábado dia 29 de maio, inserido da II Semana Municipal de Combate à Vegetação Invasora, A Câmara Municipal de Viana do Castelo, com a valiosa participação da Junta Regional de Viana do Castelo do Corpo Nacional de Escutas, levou a cabo o corte das acácias em frente à praia da bandeira azul. Um agradecimento ao vereador Ricardo Carvalhido, que há tempos, tinha-se comprometido, com a Junta de Freguesia, no sentido de se realizar esta intervenção. O maior agradecimento vai para a Junta Regional de Viana do Castelo do Corpo Nacional de Escutas, nomeadamente para os escuteiros da nossa terra.

 

Nesta época balnear de 2021, as velhinhas instalações sanitárias e arrumos deram lugar a uma nova estrutura

Nesta época balnear de 2021, as velhinhas instalações sanitárias e arrumos deram lugar a uma nova estrutura, de forma a permitir melhores condições à praia de bandeira azul de Castelo do Neiva. Desde há quatro anos que a Junta de Freguesia vinha a pugnar pela substituição da estrutura existente. Finalmente aconteceu e assim a praia de Castelo do Neiva fica melhor preparada para a época balnear.

Mensagens Anteriores

PREVENÇÃO (COVID-19)

Cartaz - Recomendações Gerais COVID-19