Domingo, 24 Outubro 2021

 

 

Horário da Secretaria (de 2ª a 6ª)

de abril a setembro: 13.30h às 19.30h

de outubro a março: 13.30h às 19.00h

[ver - datas de Reuniões Ordinárias 2020]

Assinatura do Protocolo de Conservação, Requalificação e Valorização Ambiental

Como devem ter notado, na edição anterior, não foi publicada a habitual “Informação do Presidente”. Facto este do qual assumo a responsabilidade de tal falha. Assim, e para me redimir faço, também nesta edição, um resumo da atividade da Junta de freguesia no mês de junho.

No dia 7 de junho estive presente na assinatura do Protocolo de Conservação, Requalificação e Valorização Ambiental, que garante a limpeza dos espaços e sanitários envolventes à praia de Castelo do Neiva, durante a época balnear. Nesta época balnear há duas novidades; os novos contentores com instalações sanitárias e arrumos e a ligação dos duches que estavam desligados por força das regras anti covid-19.

No mesmo dia marquei presença na apresentação do livro que reúne uma Coletânea de Textos de Francisco Sampaio publicados na revista “A Falar de Viana”, obra lançada pela Câmara Municipal.

Na segunda feira dia 14 de junho realizou-se a habitual vistoria à praia de bandeira azul, para aferir que estão garantidas todas as condições de higiene e segurança.

Neste mesmo dia foi solicitado um reforço de contentores de resíduos para a rua da Joana e para a Avenida Central junto ao restaurante Carvalho.

No dia 18 de junho, sexta feira, participei numa visita a uma habitação com os técnicos da Câmara Municipal, no sentido de avaliar as condições de habitabilidade de uma moradia para a realização de obras de melhoramento, ao abrigo do apoio da medida 4.

No dia 21 de junho participei numa reunião da Comissão do Urbanismo,via vídeo chamada.

No dia 22 de junho, também por vídeo chamada, participei numa reunião do Gabinete de Apoio à Família. Mais tarde marquei presença na reunião de trabalho com os Presidentes de Junta Independentes e o Presidente da Câmara que antecipa a reunião da Assembleia Municipal.

No dia 25 realizou-se a Reunião da Assembleia Municipal de Viana do Castelo, na qual participei como Presidente de Junta de Castelo do Neiva.

No sábado dia 26 estive presente na entrega das bandeiras azuis para as praias de Viana do Castelo. Como vem sido habitual a praia de Castelo do Neiva foi contemplada.

No dia 29 de junho realizou-se a reunião da Assembleia de Freguesia de Castelo do Neiva.

 

Caminhos da História, do Porto Canal, no museu arqueológico de Castelo do Neiva

No dia 31 de junho foi gravado um pequeno trecho do programa Caminhos da História, do Porto Canal, no museu arqueológico de Castelo do Neiva. Foi um gosto receber a equipa do Porto Canal, liderada pelo apresentador Joel Cleto que vinha falar sobre o castro e sobre os capacetes, mas ficou surpreendido, porque a História de Castelo do Neiva não se esgota neste tema, antes pelo contrário. Verificou que esta freguesia teve muita relevância na Idade Média. Ficou a promessa de volta e aprofundar a História e a tradição do sargaço na nossa freguesia.

No dia 1 de julho reuni com a equipa técnica que vai proceder ao registo obrigatório dos artigos rústicos. Na junta de freguesia irá funcionar um gabinete de apoio para que as pessoas registem a localização dos prédios rústicos, a sua configuração geométrica, área e confrontações.

No dia 5 de julho foram entregues os documentos relativos aos Censos. Esta operação, os Censos 2021, decorreu com naturalidade uma vez que os Castelenses cumpriram o seu dever.

No dia 8 de Julho, a junta de freguesia, a Escola EBI de Castelo do Neiva e a Associação Rio Neiva levaram a cabo uma limpeza na praia de Castelo do Neiva. Mais importante que a própria limpeza foi a sensibilização dos alunos para o problema da poluição do mar e a importância da educação ambiental.

No dia 9 de julho estive presente nas comemorações do 36º aniversário da elevação de Vila Nova de Anha à categoria de vila. Agradeço o convite endereçado pelo Presidente da Junta Filipe Silva.

A pedido de uma moradora da Quelha do Fijô, desloquei-me ao local, no dia 14 de julho, para explicar, desta vez à advogada da moradora, qual o problema que impede a pavimentação do acesso à sua moradia. Relembro que a Junta de Freguesia procedeu à pavimentação da quelha, com exceção do referido troço pois com a construção da moradia não foram garantidas as condições de saneamento das águas pluviais, coisa que existia antes da construção da moradia.

No dia 16 de Julho marquei presença na entrega dos prémios da primeira edição Viana Práxis – Prémio de Reabilitação Urbana de Viana do Castelo, tendo distinguido com o Prémio Carreira, a título póstumo, o arquiteto Fernando Távora.

No dia 20 de Julho, a convite do Presidente da Câmara estive presente numa reunião solicitada por dois pescadores de Castelo do Neiva.

No centro cívico, no dia 22 de julho, recebi os pescadores de Castelo do Neiva para transmitir o conteúdo da reunião com o Presidente da Câmara e onde deu para falar sobre estes primeiros tempos de utilização dos novos armazéns de aprestos e da nova lota. Foram registadas algumas preocupações dos pescadores que não foram colmatadas com as obras da Polis Litoral.

Realizou-se, no dia 23 de Julho, uma reunião extraordinária da Assembleia Municipal de Viana do Castelo, na qual estive presente.

Com o conhecimento de que as vagas do pré-escolar, instalado na EBI de Castelo do Neiva, não eram suficientes para colmatar as necessidades das crianças Castelenses para o ano letivo 2021-2022, solicitei uma ação do Presidente da Câmara, no sentido de se abrir mais uma sala e assim resolver esta carência na freguesia.

Como sempre, o Presidente José Maria Costa não perdeu tempo e encontrou imediatamente uma solução que brevemente será anunciada.

Faço votos de umas boas férias para quem escolhe o mês de agosto para esse fim, lembrando que apesar da grande parte da população estar vacinada as medidas de segurança como a utilização de mascara e distanciamento social estão em vigor.

Não podia terminar se desejar uma boa viagem aos nossos emigrantes que se preparam para visitar a sua terra.

Mensagens Anteriores

PREVENÇÃO (COVID-19)

Cartaz - Recomendações Gerais COVID-19