Domingo, 24 Outubro 2021

 

 

Horário da Secretaria (de 2ª a 6ª)

de abril a setembro: 13.30h às 19.30h

de outubro a março: 13.30h às 19.00h

[ver - datas de Reuniões Ordinárias 2020]

Área de Serviço para Auto Caravanas em pleno funcionamento

Com o término do mês de agosto terminam também as férias para muitos Castelenses. E para esses desejo um bom início de trabalho e a todos os emigrantes espero que tenham feito uma boa viagem e que regressem rápido à sua terra natal.

Mas também, com o início de Setembro, há quem inicie o seu merecido descanso e portanto faço votos para que tenham umas boas férias.

Eis que o mandato chegou ao fim, estamos a três semanas das eleições autárquicas e é tempo de escolher, em Castelo do Neiva entre a continuidade ou a mudança, sendo que na Câmara Municipal haverá sempre uma mudança, pelo menos no que diz respeito ao presidente, pois o atual está de saída.

Por isso, estando de saída e não correndo o risco de estar a influenciar o sentido de voto, porque o Presidente José Maria Costa está impedido de se recandidatar, porque já atingiu o número máximo de mandatos, não posso deixar um grande obrigado por tudo aquilo que ele fez por Castelo do Neiva.

Já tive o prazer de dizer pessoalmente ao Presidente, mas agora faço-o em público: Das melhores coisas que levo destes 12 anos na política, é ter trabalhado, ter conhecido e ter aprendido com uma pessoa com a capacidade e com a lucidez do Presidente José Maria Costa.

De facto, e sou eu que o garanto, foi o Presidente José Maria que ajudou a freguesia de Castelo do Neiva a resolver a dívida astronómica, que, provavelmente a maioria de vocês já nem se lembra. Foi ele que segurou a construção da nova lota, quando num determinado momento, alguém tentou deixar cair. Foi um Presidente que sempre que solicitado resolveu os problemas da freguesia e deixa assim a sua marca em Castelo do Neiva.

Todas as obras todos os assuntos referentes à nossa freguesia passaram sempre pelas suas mãos e foram decididos de acordo e com a concordância da da Junta de Freguesia. E isto mostra também que estávamos em sintonia e por isso é que em determinado momento, deixei de depender de partidos e com toda a certeza apoiei a candidatura Presidente José Maria Costa, porque não foi a mim que ajudou; foi à Freguesia de Castelo do Neiva. Caro amigo Engº José Maria Costa desejo-lhe as maiores felicidades para o futuro e muito obrigado em nome dos Castelenses.

Como é sabido o Centro Social e Paroquial encerrou o Jardim de Infância. Logo que tomei conhecimento solicitei ao Presidente da Câmara a abertura de mais uma sala na escola EBI de Castelo do Neiva, para dar resposta aqueles pais e crianças que ficaram sem alternativa em Castelo do Neiva.

Para que os encarregados de educação tivessem as mesmas condições de horário foi acordado, entre o Centro Social e Paroquial, a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal, criar no Centro Social e Paroquial um espaço de apoio às crianças do jardim infantil público, onde serão apoiadas nas atividades relacionadas com os estudos, etc. Para isso, as autarquias irão dar todo o apoio possível ao Centro Social e Paroquial, inclusive financeiro.

Também para melhorar as condições da EBI, já há alguns meses, a Junta de Freguesia tinha solicitado e apresentado uma proposta para a construção de uma cobertura, desde o estacionamento à entrada da escola, para que as criança tenham um percurso coberto e protegido do clima. Pois bem, informo que a proposta foi bem aceite pelo Presidente da Câmara e o processo encontra-se a concurso, pelo que será uma realidade ainda em 2021.

No dia 8 de agosto, o executivo esteve presente na Missa em honra de Nossa Senhora dos Emigrantes. Este ano realizaram-se algumas das cerimónias religiosas habituais, na expetativa de que no próximo ano volte também a feira medieval. Parabéns à Paroquia e à Comissão de Festas pelo trabalho realizado.

No dia 14 de agosto reuni com o Dr. Eurico Martins, da Doca Pesca, e com o responsável pela lota de Castelo do Neiva, Alberto Baptista, onde mostrei o desagrado da Junta de Freguesia, pelo facto das instalações sanitárias não estarem disponíveis ao público, criando desta forma um desconforto e má imagem de Castelo do Neiva.

Rapidamente fui recebido nas instalações facto que louvo e agradeço. Agradeço também a celeridade com que foi aceite a sugestão, da Junta de Freguesia, de manter as instalações sanitárias que existem abertas, pelo menos durante o período de funcionamento da lota. Quanto ao alargamento do horário de funcionamento dependerá do acordo com quem irá ocupar aquele espaço. Sendo que, na minha opinião, ocupe quem ocupar, terá sempre de ser construída uma instalação sanitária para os pescadores junto aos armazéns de pesca recentemente construídos.

No dia 15 de agosto, perante o convite do Grupo Desportivo Castelense, estive presente na inauguração da ampliação dos balneários e da nova bancada.

Foram também, para além de outras personalidades, convidados o Presidente da Câmara, Vereadores, o Padre Xavier representante da Associação de Futebl de Viana do Castelo, sócios e pais dos atletas. Agradeço o convite e desejo as maiores felicidades para a nova época desportiva.

 

Área de Serviço para Auto Caravanas em pleno funcionamento

Aproveitando a presença do Executivo da Câmara tivemos oportunidade de ver a Área de Serviço para Auto Caravanas em pleno funcionamento. De facto têm sido inúmeras as auto caravanas que têm passado por este espaço.

No dia 18 de agosto tive o prazer de receber um grupo de pessoas no núcleo museológico que depois de uma visita seguiam o trilho dos palheiros do sargaço. Esta caminhada pelos trilhos de Castelo do Neiva foi organizada pela Associação Rio Neiva, Associação, esta, que tem sido parceira da Junta de Freguesia em vários momentos, principalmente na defesa do ambiente.

No dia 19 de agosto marquei presença no cumprimento oficial da mordomia da Romaria em Honra da Nossa Senhora da Agonia, que se realizou no Teatro Sá de Miranda.

 

Porto Canal no museu do Sargaço

No dia 25 de agosto recebi o Porto Canal no museu do Sargaço, onde o historiador Joel Cleto fez algumas filmagens, para um programa sobre tradições. Convidei para estar presente o Rodrigo Vaz, pois tem colaborado com a Junta de Freguesia na divulgação da História e tradições de Castelo do Neiva. Ficou a promessa de no próximo ano ser feito um programa só sobre o sargaço e onde Castelo do Neiva estará em evidência.

No domingo, dia 29, estive presente na missa em honra da Nossa Senhora da Guadalupe acompanhado pelo executivo, pelo presidente da Assembleia Mateus Neiva e pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo. Parabéns à Paroquia e à Comissão de Festas, com a esperança de que tudo volte ao normal no próximo ano.

A Junta de freguesia tem feito muita pressão junto da Aguas do Alto Minho e da Câmara Municipal no sentido de agilizar e organizar a obra, de substituição de tubagem dado abastecimento de água, que está a ser realizada na Avenida Central, no sitio do Alto da Preta. É lamentável a forma como a empresa tem vindo a trabalhar. Eu próprio já tinha feito uma queixa solicitando a pavimentação provisória da vala, coisa que aconteceu só em alguns troços da intervenção. De seguida a obra esteve parada uma série de dias e é a própria junta de freguesia que vai molhando a vala para minimizar o pó que o trânsito provoca. O presidente da Câmara garantiu-me que ia tomar diligências junto dos responsáveis, para que a obra fosse terminada rapidamente e para que a pavimentação provisória fosse realizada enquanto o novo tapete não é colocado.

Finamente a empresa que estava encarregue da limpeza da ecovia teve condições para a concretizar. De facto, durante uma série de semanas, a empresa não conseguiu realizar o trabalho devido a problemas que dizem respeito à empresa e que nós compreendemos. O importante é que o trabalho foi realizado e para que isso fosse possível agradeço a intervenção do vereador Ricardo Carvalhido.

Finalizo lembrando a importância de ir votar no dia 26 de Setembro. Lembre-se que é o futuro da vossa freguesia e da vossa cidade que está em jogo, ou seja é o vosso futuro.

Mensagens Anteriores

PREVENÇÃO (COVID-19)

Cartaz - Recomendações Gerais COVID-19