Domingo, 25 Setembro 2022

 

 

Horário da Secretaria (de 2ª a 6ª)

de abril a setembro: 13.30h às 19.30h

de outubro a março: 13.30h às 19.00h

[ver - datas de Reuniões Ordinárias 2020]

Estórias de ambos os lados", promovido pela Associação Rio Neiva

Terminado o período eleitoral é tempo de arregaçar as mangas e voltar ao trabalho. Numa primeira fase são as tomadas de posse dos executivos e das assembleias, seguidas pela elaboração dos planos e orçamentos para os próximos 4 anos, que serão apresentados em dezembro às respetivas assembleias.

Entretanto continuamos com os trabalhos previstos, sendo que antes do orçamento aprovado não haverá lugar a novas despesas. Mas ainda assim a agenda continua bem preenchida como podem confirmar com a apresentação que se segue.

No dia 29 de setembro realizou-se a habitual reunião ordinária da Assembleia de Freguesia de Castelo do Neiva com os seguintes pontos: Período antes da ordem do dia; Informações da Mesa da Assembleia de Freguesia; Votação da ata relativa à sessão anterior; Apreciação da informação do Presidente da Junta de Freguesia e intervenção aberta ao público.

Nesta assembleia foi apresentado pela LICN, e aprovado por unanimidade, um voto de pesar pelo falecimento do membro eleito Moisés Silva.

No dia 30 de setembro realizou-se a reunião ordinária da Assembleia Municipal de Viana do Castelo, onde foram apresentados, discutidos e votados os pontos levados pelo Presidente da Câmara.

No dia 2 de outubro estive presente na apresentação do livro “Navios de Assistência à Frota Bacalhoeira - Tomos I, II e III”, que teve lugar no Teatro Sá de Miranda. Agradeço o convite, que pela importância que o tema tem em Castelo do Neiva não podia recusar. De facto, são muitas dezenas de pescadores de Castelo do Neiva que participaram naquela que se chama a “epopeia da pesca do bacalhau”.

No dia o de outubro reuni com a equipa que está a realizar o projeto designado "Estórias de ambos os lados", promovido pela Associação Rio Neiva. Para além da visita aos museus foram definidas as entidades e pessoas a ouvir, assim como o património e a cultura da freguesia relevante para o projeto.

No mesmo dia, à noite, estive presente na reunião/jantar dos Presidentes de Junta Independentes eleitos com o novo Presidente da Câmara, Luís Nobre.

 

Estórias de ambos os lados", promovido pela Associação Rio Neiva

 

No dia 9 de outubro marquei presença no encontro "Estórias de ambos os lados", realizado na sede da Associação Rio Neiva, onde estiveram presentes os Vereadores do Município de Viana do Castelo; Ricardo Carvalhido de Esposende; Alexandra Carvalho Roeger. A representar a Assembleia de Freguesia de Castelo do Neiva estiveram o Presidente Mateus Neiva e o 2º Secretário Rodrigo Vaz.

No domingo, dia 13, a convite dos escuteiros de Castelo do Neiva almocei com membros da Junta Regional e com os 42 candidatos a dirigentes da região, que terminaram a sua formação. Estes candidatos estiveram ente o dia 8 e dia 10 de outubro no campo escola do Agrupamento 537 - Castelo do Neiva. Um agradecido especial ao movimento escutista pelo convite.

No dia 14 de outubro estive presente num jantar promovido pelo Restaurante Pedra Alta. Neste evento estive acompanhado pelo presidente cessante José Maria Costa e o presidente eleito Luís Nobre, entre outras individualidades ligadas à musica, empresários e amigos. Agradeço o convite e faço votos de sucesso para o Restaurante Pedra Alta que recentemente reabriu com outra gerência.

No dia 15 estive presente na tomada de posse do novo Presidente da Câmara Luís Nobre. Desejo ao agora presidente da Câmara e respetivos vereadores um excelente e profícuo mandato, na certeza que estaremos cá para ajudar a desenvolver a freguesia e o nosso concelho.

Envio uma palavra especial, de parabéns e de confiança ao Manuel Vitorino, nosso conterrâneo, que foi empossado Vice Presidente da Câmara de Viana do Castelo e vereador da Educação, Ciência Conhecimento e Cultura. É um grande orgulho para Castelo do Neiva. Nomeadamente para mim e para a minha equipa, que desde o primeiro momento apoiou o Manuel Vitorino na candidatura do Presidente Luís Nobre.

 

Assembleia Municipal de Viana do Castelo

Também no dia 15, a seguir à tomada de posse do Presidente da Câmara realizou-se a primeira Reunião da Assembleia Municipal de Viana do Castelo. Nesta Assembleia, eu, com lugar na Assembleia Municipal por inerência do cargo de Presidente de Junta, eleito por Castelo do Neiva, fui eleito para a Mesa da Assembleia Municipal, como 2º Secretário.

Aquando do convite, para integrar a lista, aceitei por considerar que, mais que uma honra pessoal, é importante e dignificante para Castelo do Neiva, que neste mandato estará representado no Executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo e na Mesa da Assembleia Municipal de Viana do Castelo.

 

Tomada de posse e eleição do Executivo e da mesa da Assembleia de Freguesia de Castelo do Neiva

No domingo dia 17 realizou-se no Centro Cívico a Tomada de posse e eleição do Executivo e da mesa da Assembleia de Freguesia de Castelo do Neiva.

Esta cerimónia foi emotiva para todos, pois dias antes perdemos o nosso companheiro e membro eleito para a Assembleia de Freguesia Moisés Silva.

No dia 19 de outubro reuni no centro cívico com o vereador do desporto Ricardo Rego e com os presidentes de Junta de S.Romão de Neiva, Chafé e Vila Nova de Anha no sentido de prepararmos a candidatura de Viana do Castelo a capital do desporto 2023.

A Avenida Central esta a ser alvo de repavimentação. Nesta primeira fase a repavimentação foi concluída até à rotunda com a Avenida da Praia. Em breve será repavimentado o restante até S. Romão de Neiva. Esta intervenção diz só respeito ao pavimento. Infelizmente não está prevista intervenção nas bermas ou passeios, mas serão refeitos algumas travessias de água que estão a danificar o pavimento, como por exemplo junto à sede da Junta de Freguesia.

Mensagens Anteriores

PREVENÇÃO (COVID-19)

Cartaz - Recomendações Gerais COVID-19