Domingo, 25 Setembro 2022

 

 

Horário da Secretaria (de 2ª a 6ª)

de abril a setembro: 13.30h às 19.30h

de outubro a março: 13.30h às 19.00h

[ver - datas de Reuniões Ordinárias 2020]

Pintura e marcação da Avenida Central, na área recentemente pavimentada

Caminhamos a passos largos para o final do ano e por isso, nesta que é a última informação do ano de 2021, desejo a todos um feliz Natal, um resto de ano com saúde e que 2022 nos traga a normalidade que nos foi retirada pela COVID já há dois anos.

As notícias e as perspetivas atuais não são muito favoráveis. A todo o momento somos bombardeados por notícias e comentários dos meios de comunicação, de comentadores e/ou especialistas, ou mesmo pelos discursos de incertezas feitos pelos responsáveis pela saúde pública.

Mas uma coisa sabemos; os casos de infeção estão a subir de dia para dia e está a chegar a quadra Natalícia, que é uma época de encontros. Por isso, a prevenção é o melhor remédio.

Já temos dois anos de experiência naquilo que são as medidas de proteção e principalmente temos a maior parte da população vacinada. Porém há o receio que as atuais vacinas não sejam eficazes para as novas variantes. Por estas razões afirmo que o uso de máscara e a desinfeção das mãos pode fazer toda a diferença.

A quadra Natalícia é sem dúvida uma altura de festa, mas também de solidariedade. Nesta altura devemos olhar para os mais desfavorecidos e não faltam iniciativas nas quais podemos participar e fazer a diferença; seja no contributo ao banco alimentar ou em iniciativas do município de Viana do Castelo. Como por exemplo, a campanha “Viana + Presentes” em que podemos oferecer presentes a mais de 500 crianças carenciadas.

Esta campanha vai decorrer entre 2 a 17 de dezembro e as prendas deverão ser deixadas no Serviço de Atendimento ao Munícipe, no bar da torre do liceu ou na sede dos Serviços Sociais dos Trabalhadores Municipais de Viana do Castelo. Se for mais cómodo poderão deixar os presentes na junta de freguesia e nós encaminharemos.

Na sede da Junta de Freguesia temos roupa e calçado disponível, fruto de uma angariação feita pela Academia do Bacalhau de Paris e entregue pelo nosso conterrâneo Luís Gonçalves. Se souber de alguém que esteja a necessitar destes artigos dirija-se à sede da junta e poderá escolher as peças com o tamanho adequado e entregar a quem estiver a precisar.

 

Pintura e marcação da Avenida Central, na área recentemente pavimentada

 

Neste mês de novembro foi realizada a pintura e marcação da Avenida Central, na área recentemente pavimentada. A junta de freguesia solicitou algumas alterações de forma a reforçar a segurança.

Embora não estivessem contempladas as bermas conseguimos melhoramentos em algumas áreas de estacionamento, pois não fazia sentido ficarem por intervir. Foram solicitadas também lombas para a redução de velocidade, em alguns pontos críticos. Não sendo possível nesta altura, por não estarem contempladas no orçamento, foi-nos prometido incluí-las na próxima empreitada que se realizará brevemente da rotunda da Avenida da Praia até à Ponte Neiva.

O parque de caravanas, que tem feito muito sucesso no seio dos caravanistas, está sendo melhorado. Os muros estão a ser rebocados para mais tarde serem pintados. Também vai ser melhorado o sistema de despejo das águas limpas. De seguida faremos uma intervenção para reparar a madeira dos bancos do espaço em frente do campo de futebol.

No dia 29 de novembro, no centro cívico de Castelo do Neiva, realizou-se o 1º dia de atendimento para se proceder ao registo cadastral simplificado dos prédios rústicos e mistos. Este balcão, instalado na sede da junta de freguesia, irá funcionar até agosto de 2023, sensivelmente uma vez por mês. As datas serão anunciadas antecipadamente.

Não obstante, há um balcão permanente na Câmara Municipal de Viana do Castelo, onde em qualquer dia se poderá dirigir e efetuar o registo dos seus terrenos rústicos e misto. Este registo é obrigatório. Também pode encontrar informações no site da câmara: www.cm-viana-castelo.pt/pt/bupi

No dia 29 de novembro realizou-se uma reunião extraordinária da Assembleia Municipal de Viana do Castelo, onde se debateu a prospeção e exploração de lítio na Serra d’Arga que está em discussão pública até 10 de dezembro.

Para este debate foram convidados especialistas na matéria e responsáveis por movimentos de defesa da Serra d’Arga contra a exploração de lítio.

No dia 30 de novembro reuni com o responsável dos serviços municipais que gere a recolha do lixo. O objetivo foi solicitar a ampliação do circuito de recolha, de forma a chegar a zonas densamente povoadas da freguesia que até agora não tinham condições de acesso, como a Rua de Sendim e Rua do Lameiro, e também no lugar da Areia, a rua Sr. Dos Milagres.

Peço aos moradores a maior compreensão aquando da colocação dos contentores. Quase todos querem um contentor próximo, mas não em frente do seu terreno. Para que haja este serviço os contentores têm de ser colocados em algum local e tem de ser do lado direito do percurso do camião. Como compreenderão esta vias são estreitas e são poucos os locais onde se poderá colocar um contentor. Por favor colaborem para tornar a freguesia mais funcional.

Feliz Natal e bom ano novo!

 

O Presidente da Junta, Paulo Torres.

Mensagens Anteriores

PREVENÇÃO (COVID-19)

Cartaz - Recomendações Gerais COVID-19