Domingo, 25 Setembro 2022

 

 

Horário da Secretaria (de 2ª a 6ª)

de abril a setembro: 13.30h às 19.30h

de outubro a março: 13.30h às 19.00h

[ver - datas de Reuniões Ordinárias 2020]

Agradecimento aos proprietários da Rua Campo do Amaro que se disponibilizaram para estender o material fresado que a junta de freguesia conseguiu das obras da Avenida Central e da A28

A todos os Castelenses, e a todos os que nos visitam faço votos de um bom mês de agosto. Mês este que é, habitualmente, o mês das férias da maior parte dos nossos emigrantes, mês das festas populares, mesmo que a festa do padroeiro se realize no final de julho.

Porém, para uns estarem de férias, outros têm de trabalhar e a todos esses uma palavra de incentivo, certo de que se ainda não tiraram férias, vão tirar brevemente.

Esta é também uma época complicada no que diz respeito ao risco de incêndios. Já passamos por um período muito quente e seco, muito propício para o aparecimento de fogos florestais.

Felizmente, nesta matéria, o nosso concelho tem passado sem grandes sobressaltos. Que assim continue!

Porém, devo fazer um reparo. Têm chegado muitas queixas à Junta de Freguesia por falta de limpeza de terrenos junto a habitações. Lembro que a limpeza deveria ter sido feita até 30 de abril. Por isso os moradores devem estar atentos e logo no dia seguinte agir, junto dos proprietários e se a limpeza não se verificar nas semanas seguintes devem alertar a Junta de Freguesia, a Câmara Municipal ou mesmo a GNR.

Fazer queixa agora, no momento em que por vezes a própria limpeza mecânica está proibida em espaços florestais, não será aconselhável, pois pode não surtir grande efeito...

No dia 22 de junho realizou-se a reunião da Assembleia de Freguesia onde se debateram diversos assuntos relacionados com a freguesia.

No dia 23 de junho realizou-se uma reunião de preparação da prova do triângulo 2022

No dia 24 estive presente na Reunião da Assembleia Municipal.

No dia 25 de junho esteve presente uma equipa da câmara municipal para registarem depoimentos sobre a apanha do sargaço em Castelo do Neiva.

No dia 2 de julho recebemos em Castelo do Neiva o executivo da Câmara Municipal no sentido de discutir os projetos para este mandato e visitar as obras da sede do GRECANE, as quais têm uma participação da Junta de Freguesia, pois é a proprietária do edifício e há trabalhos que lhe compete. Foi também visitada a antiga escola Fieiros do Mar, a qual a junta de freguesia quer ver instalado um centro de dia.

No dia 9 de julho, a estive presente no lançamento da jangada, organizado pelo Grupo Etnográfico de Castelo do Neiva. Estiveram também presentes a vereadora Fabíola Oliveira, o Pároco da Freguesia e o Comandante da Capitania. Parabéns ao Grupo Etnográfico de Castelo do Neiva por manter viva esta tradição e dar oportunidade aos mais novos de perceber como se realizava a apanha do sargaço com a jangada.

No dia 13 e dia 14 tivemos em Castelo do Neiva a visita de Cynthia Demafouth, Conselheira Municipal da Ville Saint Germain les Arpajon, de França. Esta visita consiste numa pré-avaliação das características da nossa terra, no sentido de aproximar culturalmente as duas autarquias e partir para uma geminação. Um agradecimento ao Bruno Branco que despoletou este processo que se crê vir a dar frutos no futuro, em termos culturais e não só.

Também no dia 14 estive presente numa reunião na Câmara Municipal no sentido de discutir o plano de contingência do município para o período em que foi declarada situação de alerta pelo governo.

No dia 22 de julho estive presente no jantar organizado pelo GRECANE. Agradeço o convite e peço desculpa por não poder estar até ao final do jantar por motivos pessoais. Registei com agrado o grande número de participantes e faço votos grandes atuações para o futuro.

Domingo, dia 23, participei, a convite da Junta de Freguesia de Vila Nova de Anha, na procissão em honra de S. Tiago. Agradeço o convite endereçado pelo presidente de junta Filipe Silva.

 

pavimentação de parte da Avenida Central

Terminaram os trabalhos de pavimentação de parte da Avenida Central e da construção de novo aqueduto junto à sede da junta de freguesia. Reuni com os técnicos da Câmara, responsáveis pela obra, e alertei para a necessidade da construção de uma passagem segura na ligação da Avenida de Moldes com a Travessa de Santiago.

Esta passagem já havia sido solicitada há muito tempo e foi de novo apresentada a proposta que a junta de freguesia têm. Fica agora nas mãos dos técnicos especialistas na matéria de segurança rodoviária encontrarem a melhor solução para o local.

Fica a faltar a sinalização horizontal e vertical para ficar concluída a via e o prolongamento do passeio, com a devida proteção do viaduto.

 

Agradecimento aos proprietários da Rua Campo do Amaro que se disponibilizaram para estender o material fresado que a junta de freguesia conseguiu das obras da Avenida Central e da A28

Quero deixar um agradecimento aos proprietários da Rua Campo do Amaro, que se disponibilizaram para estender o material fresado que a junta de freguesia conseguiu das obras da Avenida Central e da A28. Desta forma foi melhorada uma via que estava em mau estado. Parabéns a todos os que colaboraram.

Mensagens Anteriores

PREVENÇÃO (COVID-19)

Cartaz - Recomendações Gerais COVID-19