Domingo, 25 Setembro 2022

 

 

Horário da Secretaria (de 2ª a 6ª)

de abril a setembro: 13.30h às 19.30h

de outubro a março: 13.30h às 19.00h

[ver - datas de Reuniões Ordinárias 2020]

Apresentação de cumprimentos da Mordomia da Festa em Honra de N.S. d'Agonia

Entra o mês de setembro que para muitos é um mês de regressos. Regresso ao trabalho, regresso às aulas, regresso ao estrangeiro, regresso aquela rotina... O que não é necessariamente negativo, pois encontraremos, de novo, os nossos colegas de trabalho, de escola, etc...

Para trás ficam as recordações dos convívios, das festas populares e da praia. Porém, setembro é para muitos ainda tempo de ir de férias, e para esses votos de bom descanso.

No fim de semana de 29 a 31 de julho realizou-se a festa em honra de S.Tiago, padroeiro da nossa freguesia. O executivo participou nos momentos mais marcantes, como a caminhada, no sábado, e a procissão, no domingo. Agradecemos ao pároco e à comissão de festas o convite e deixamos os parabéns pelo trabalho realizado.

Na sexta feira, dia 5 de agosto estive presente na tomada de posse de José Carlos Freitas como Diretor do Agrupamento de escolas Monte da Ola, agrupamento do qual a escola EBI de Castelo do Neiva faz parte. Uma palavra de agradecimento à professora Conceição Fernandes, diretora cessante, pela colaboração com a junta de freguesia no desenvolvimento da escola de Castelo do Neiva.

No domingo, dia 7 de agosto participei na procissão de Santa Ana em S. Romão de Neiva. Agradeço o convite endereçado pelo Presidente da Junta Manuel Salgueiro.

Na quarta feira, dia 10 de agosto estive presente numa reunião com a Vereadora do Urbanismo, Fabíola Oliveira, e os presidentes de junta de Chafé e de Vila Nova de Anha para discutir o melhor traçado da ecovia para se concretizar a ligação de Castelo do Neiva ao Cabedelo.

No dia 14 de Agosto, o Executivo esteve presente na missa em honra de N.S. Dos Emigrantes. Faço votos para que no próximo ano esta festa volte a ter o esplendor dos anos anteriores à pandemia, pois é uma festa que diz muito aos Castelenses.

No dia 18 de Agosto estive na apresentação de cumprimentos da Mordomia da Festa em Honra de N.S. d'Agonia ao Executivo Municipal. À tarde participei no desfile da mordomia, onde tive o prazer de verificar a participação das Mordomas de Castelo do Neiva.

Agradeço os grupos folclóricos da nossa terra pelo trabalho e pela representação de Castelo do Neiva na Romaria. Desde o desfile da Mordomia, da festa do traje e no cortejo etnográfico, Castelo do Neiva esteve sempre em evidência, por isso todos os participantes estão de parabéns.

Neste mês chegaram, à junta de freguesia, muitas queixas de falta de limpeza de terrenos. Para que se possa atuar devem os queixosos apresentar o nome e a morada do proprietário, pois em caso contrário não se consegue intervir.

Além disso, a queixa deve ser feita logo imediatamente ao final do período obrigatório de limpeza, que neste ano foi no dia 30 de abril. As queixas feitas em agosto, muitas delas em período de alerta vermelho, quando são proibidos os trabalhos na floresta, não fazem efeito imediato. São por isso ineficientes para esse verão.

No dia 8 de setembro os técnicos da Câmara Municipal de Viana do Castelo vão estar no centro cívico para o registo dos artigos rústicos. Pode aproveitar e evitar a deslocação à Câmara Municipal onde funciona um balcão permanente.

Deixo duas sugestões para os próximos tempos; como todos sabemos passamos por um período crítico de seca. Por isso, é fundamental poupar a água da rede. Reduza a rega de jardim e reporte à ADAM ou Junta de freguesia eventuais ruturas das condutas que por vezes encontramos nas ruas. É também importante que quando a chuva voltar tenhamos as linhas de água limpas para evitar inundações e outros acidentes desagradáveis. Lembro que é da responsabilidade dos proprietários limparem as linhas de águas existentes nos seus terrenos. Às autarquias cabe a limpeza em zonas urbanas.

Mensagens Anteriores

PREVENÇÃO (COVID-19)

Cartaz - Recomendações Gerais COVID-19