Terça, 23 Julho 2024

 

 

Horário da Secretaria (de 2ª a 6ª)

de abril a setembro: 13.30h às 19.30h

de outubro a março: 13.30h às 19.00h

[ver - datas de Reuniões Ordinárias 2020]

pavimentação da rua Sr.ª da Boa Sorte.

Caros Castelenses, faço votos de muita saúde para todos os leitores desta habitual informação onde pretendo dar conhecimento aquilo que de mais relevante acontece na freguesia e relacionado com a Junta de Freguesia.

No dia 19 de setembro participei no habitual jantar/reunião, dos presidentes de junta independentes com o presidente da câmara, antes da realização da reunião da Assembleia Municipal.

No dia 20 de setembro marquei presença no colóquio “Sustentabilidade Ambiental – Que desafios nos lança o Papa Francisco?” que se realizou na biblioteca municipal, com a participação do Presidente da Câmara e do Bispo Diocesano de Viana do Castelo, Dom João Lavrador.

No dia 21 de setembro realizou-se a reunião da Assembleia de Freguesia de Castelo do Neiva. Nesta reunião foi levada pelo executivo um pedido de autorização para a venda de 5 lotes, que a junta ainda possui no loteamento a sul do campo de futebol. A premissa é vender os lotes e utilizar essa verba nas obras do futuro centro de dia.

Sempre tive esta ideia de que só se deveria vender estes lotes para uma causa ou necessidade da freguesia e não vejo uma causa mais nobre do que aplicar o valor dos lotes no cuidado dos seniores da nossa freguesia.

Os lotes foram por nós mantidos a muito custo! Nos meus mandatos, quando a junta estava a pagar a dívida contraída antes de 2009, conseguimos evitar vender os lotes para pagar essa mesma divida. Consideramos que a Câmara Municipal teve alguma responsabilidade nos processos que levaram ao descontrolo financeiro antes de 2009, e que era a Câmara que deveria financiar o pagamento da dívida, como assim o fez, e bem. Por isso, consideramos que a venda dos lotes será bem aplicada num centro de dia para cuidar e dar assistência aos nossos idosos.

Esta venda só acontecerá quando o protocolo da passagem da antiga escola fieiros do mar para a junta de freguesia estiver concluído e quando acharmos que este protocolo salvaguarda os interesses da freguesia.

Relativamente à votação a Assembleia de Freguesia aprovou a venda dos lotes com 7 votos a favor do LICN e 2 votos contra do PSD.

No dia 1 de Outubro realizou-se a 30ª edição da Prova do Triângulo. Organizada pelas juntas de freguesia de Castelo do Neiva, Chafé e Vila Nova de Anha e de associações destas três freguesias, este ano teve início e fim na nossa terra. Realizou-se também a Prova Triangulo Kids com vários escalões masculinos e femininos.

De salientar que o primeiro classificado foi o atleta Ricardo Dias, Castelense de coração, que com esta vitória fez historia na prova, conseguindo vencer nas três freguesias. Tem também uma grande importância uma vez que o Ricardo é coordenador e treinador da academia de atletismo do Castelense e mostrou aos seus atletas, meninas e meninos, que estão em boas mãos para chegarem bem alto neste desporto. Muitos parabéns Ricardo Dias!

Esta edição foi apadrinhada pelo Manuel Vitorino, atual vice-presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, que durante muitos anos foi dos principais responsáveis pela organização desta prova. Por isso, foi também reconhecido o seu trabalho, numa pequena cerimónia, com a oferta de uma lembrança. Agradeço ainda todo o trabalho e empenho do GRECANE na organização desta prova, que mais uma vez foi um sucesso. Agradecemos a colaboração da Câmara Municipal de Viana do Castelo e Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto no apoio dado.

No dia 14 de Outubro, realizou-se a sessão pública da assinatura do acordo de geminação entre Castelo do Neiva e Saint-Germain-lés-Arpajon. Esta cerimónia realizou-se em França e teve a participação de vários Castelenses emigrados neste país. Eu como presidente e o Rodrigo Vaz, como representante da Assembleia de Freguesia, disponibilizámo-nos a viajar até Saint-Germain-lés-Arpajon onde fomos recebidos com todas as honras.

Agradeço ao nosso conterrâneo Bruno Branco, o grande impulsionador desta geminação, que tudo fez para que a nossa presença fosse possível e para que ficássemos bem instalados. Agradeço também ao município de Saint-Germain-lés-Arpajon pela receção magnifica e pela amabilidade. Também um agradecimento ao Grupo Folclórico Juventude Portuguesa de Paris que nos presenteou com um espetáculo dedicado a Castelo do Neiva, mostrando a cultura, a música e as danças da nossa terra.

Esta geminação é a assunção do interesse das duas partes em aprender uma com a outra, em compartilhar experiências e a cima de tudo construir laços duradouros entre os seus habitantes.

No dia 17 acompanhei o Presidente da Câmara na visita à moradia reabilitada pela “Just a Change”. Esta habitação foi alvo de obras de beneficiação com o apoio da Câmara Municipal e de voluntários da instituição referida.

Também no dia 17 de outubro a Junta de Freguesia e a Associação Apoio ao Peregrino da Costa de Castelo do Neiva, levaram a cabo a remoção das árvores que ficaram presas na ponte do Sebastião, fruto da cheia que aconteceu este mês.

No dia 21 estive presente no jantar de angariação de fundo do Grupo Etnográfico de Castelo do Neiva. Parabéns ao grupo pelo espetáculo que proporcionou e principalmente pela grande número de participantes no evento.

Foi concluída a colocação de revestimento com isolamento térmico no edifício da Junta de Freguesia de Castelo do Neiva que abriga três associações: GRECANE, Armadores de Pesca e Motoclube. Desta forma atribuiu-se mais dignidade ao edifício e acompanhamos a dinâmica das associações na recuperação do mesmo pelo interior, principalmente as obras realizadas pelo GRECANE.

 

pavimentação da rua Sr.ª da Boa Sorte.

Está em andamento a pavimentação da rua Sr.ª da Boa Sorte. Está a ser também melhorada a captação e encaminhamento de águas pluviais neste ponto. Relembro que o arranjo deste piso é há muito esperado e solicitado à junta de freguesia pelos moradores. Neste troço o pavimento vai ser em betuminoso devido à pedra existente, que não permite a colocação de calçada, ou cubo.

No dia 23 de outubro ajudamos os serviços municipalizados na retirada de 3 golfinhos que deram à costa, fruto das tempestades que assolaram a nossa costa.

 

concluídas as obras de reconstrução do muro na Rua de Santiago

Para finalizar informo que foram concluídas as obras de reconstrução do muro na Rua de Santiago (estrada da igreja) que tinha ruído na tempestade de janeiro e que condicionava um pouco o trânsito nesta via.

Mensagens Anteriores