Segunda, 6 Dezembro 2021

 

 

Horário da Secretaria (de 2ª a 6ª)

de abril a setembro: 13.30h às 19.30h

de outubro a março: 13.30h às 19.00h

[ver - datas de Reuniões Ordinárias 2020]

O Plano Nacional de Juventude, no tema-chave “Governança e Participação”, define como prioridade:

- Promover práticas de governança multinível, inclusivas, participadas e participativas, com vista ao reforço institucional das políticas de juventude.

Nesse âmbito, em 2017 a Campanha 70 JÁ deu a conhecer o artigo 70º da Constituição da República Portuguesa aos jovens.

Assim, e no sentido de sensibilizar os/as jovens para o conhecimento dos seus direitos e deveres enquanto cidadãos/ãs foi criada a ação de voluntariado de longa duração, denominada “Voluntariado Jovem 70JÁ – Direitos da Juventude”.

A ação, destina-se a jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, com formação mínima de 12.º ou equivalente.

Os/as voluntários/as são ressarcidos/as de despesas no valor de 12,00 euros/dia, e as tarefas a executar uma duração diária de 5 horas.

As atividades a realizar pelos voluntários decorrem em estabelecimentos do ensino básico (3ª ciclo) e secundário, em meio associativo, em autarquias ou no âmbito de outros programas desenvolvidos ou subvencionados pelo IPDJ, I.P.

Todos/as os jovens selecionados têm direito a uma ação de formação especifica, cujo objetivo é dotar os/as voluntários/as de conhecimentos e competências que lhes permitam realizar as suas tarefas com autonomia. Aborda conteúdos ligados aos Direitos Humanos e aos Direitos e Deveres Constitucionais, com principal enfâse no artigo 70 da Constituição da República Portuguesa.

A formação é ministrada por uma entidade certificada com a duração, obrigatória, de 14 horas no total.

Para participar na iniciativa, os jovens devem efetuar a inscrição online na plataforma dos programas, em:  https://programasjuventude.ipdj.gov.pt/

Para mais informações, contactar os Serviços do IPDJ de cada região.

Notícias | Viana do Castelo

  • [em Notícias] Executivo Municipal recebe novo Bispo da Diocese

    [em Notícias] Executivo Municipal recebe novo Bispo da Diocese  O executivo municipal recebeu no edifício da Câmara Municipal o novo bispo da Diocese, D. João Lavrador, que tomou posse no passado sábado, véspera da entrada solene que aconteceu no domingo na Sé Catedral. O encontro serviu para que o autarca, Luís Nobre, e os vereadores, dessem as boas vindas a D. João Lavrador.

  • [em Notícias] Câmara oferece pinheiros de Natal

    [em Notícias] Câmara oferece pinheiros de Natal Com a quadra natalícia prestes a chegar, o Município de Viana do Castelo, através do setor do Horto Municipal de Viana do Castelo e em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, vai oferecer os tradicionais “Pinheirinhos de Natal”.

PREVENÇÃO (COVID-19)

Cartaz - Recomendações Gerais COVID-19