Domingo, 24 Outubro 2021

 

 

Horário da Secretaria (de 2ª a 6ª)

de abril a setembro: 13.30h às 19.30h

de outubro a março: 13.30h às 19.00h

[ver - datas de Reuniões Ordinárias 2020]

Informação do Presidente

Mensagem Setembro 2021

Área de Serviço para Auto Caravanas em pleno funcionamento

Com o término do mês de agosto terminam também as férias para muitos Castelenses. E para esses desejo um bom início de trabalho e a todos os emigrantes espero que tenham feito uma boa viagem e que regressem rápido à sua terra natal.

Continuar...

Mensagem Julho/Agosto 2021

Assinatura do Protocolo de Conservação, Requalificação e Valorização Ambiental

Como devem ter notado, na edição anterior, não foi publicada a habitual “Informação do Presidente”. Facto este do qual assumo a responsabilidade de tal falha. Assim, e para me redimir faço, também nesta edição, um resumo da atividade da Junta de freguesia no mês de junho.

Continuar...

Mensagem Junho 2021

inauguração dos novos armazéns de aprestos e da nova lota de Castelo do Neiva.

Com a vacinação a decorrer ao ritmo previsto, e com os números de mortes e internamentos nos cuidados intensivos baixos, o desconfinamento vai acontecendo, com a esperança de não mais voltarmos aquilo que passamos no último ano e meio.

Sabemos que o vírus covid-19 veio para ficar, mas pelos números apresentados na comunicação social não há mortes de covid entre os vacinados e apenas 15 internados, o que nos transmite otimismo e segurança. Assim seja...

Continuar...

Mensagem Maio 2021

Pavimentação de parte da Rua do Prado, da Quelha do Prado e da Rua Campo do Meio

Os números apresentados diariamente pelo governo, referentes à pandemia, são animadores e tudo indica que no dia 3 de maio o estado de emergência não seja renovado. Apesar disso é minha opinião de que devemos continuar com todos os cuidados, enquanto que não seja atingida a imunidade de grupo, ou seja, só quando 70% das pessoas estiverem vacinadas.

Continuar...

Mensagem Abril 2021

Corte da vegetação na encosta do parque de estacionamento da igreja de S.Tiago

Com a vacinação covid em curso (e com a perspetiva de vermos os números diários de vacinados aumentar substancialmente) prevê-se para depois da Páscoa uma alívio das medidas de combate à pandemia. E isso é muito importante para a situação financeira das pessoas e empresas e do país.        

Porém, mais importante é continuar com os cuidados que devemos ter; como o distanciamento social, o uso da máscara e a desinfeção das mãos.

Continuar...

Mensagem Março 2021

Pavimentação da Quelha Nova dos Barrocos terminada

Um ano depois de aparecerem os primeiros infetados em Portugal, encontramo-nos em estado de emergência pela 12ª vez. Nas últimas semanas, os números têm baixado significamente, com certeza fruto do confinamento e das medidas decretadas pelo governo. Também a vacinação avança. Não a um ritmo desejado, mas já são inúmeras as pessoas de Castelo do Neiva vacinadas. Aliás no dia 10 de fevereiro, as Juntas de Freguesia, a Câmara Municipal e a ULSAM reuniram no teatro Sá de Miranda no sentido de organizar a vacinação contra a Covid 19.

Continuar...

Mensagem Fevereiro 2021

Ao fim de quase um ano de pandemia não fazia conta de estarmos numa fase tão má e tão grave. Estamos de novo confinados, em estado de emergência, e com números de infetados que entopem os hospitais, pondo em risco a assistência médica de qualquer um.

Continuar...

Mensagem Janeiro 2021

Caros conterrâneos e amigos leitores, com a esperança de vos encontrar de saúde e com o desejo de que tenham tido uma boa quadra natalícia envio os meus votos de um bom ano 2021.

Castelo do Neiva, tendo sido poupado na primeira vaga da pandemia, a verdade é que neste ultimo mês verificaram-se vários casos de contaminação. Deixo uma palavra de apoio a todos salientando e reforçando a necessidade de proteger-nos a nós e protegermos aos outros.

Continuar...

Mensagem Dezembro 2020

Amigos Castelenses, encontramo-nos em plena segunda vaga da pandemia covid-19, e desta vez a nossa freguesia tem sido afetado como não tinha sido anteriormente. A todos os quantos se veem a braços com esta doença faço votos de rápidas melhoras e informo que a Junta de Freguesia estará disponível para ajudar em tudo que possa melhorar as suas circunstâncias.

Mais que nunca, é importante respeitar todas as medidas de segurança sugeridas ao longo deste ano pela DGS: o uso de máscara, a etiqueta respiratória e o distanciamento social. Se esteve em contacto com alguém infetado, ou potencialmente infetado, também deve optar por uma postura defensiva. Evitar contactos desnecessários, até que tenha certeza de que não houve contágio, também é uma boa medida, para protegermos os que nos são mais próximos, e a todos em geral.

Continuar...

Mensagem Novembro 2020

No mês de outubro continuaram os trabalhos de abertura de acesso à ecovia. Estamos a trabalhar no piso para que fique o mais aproximado do existente na ecovia. Como estamos a fazer esta obra só com os meios da Junta de Freguesia o trabalho não irá ficar com a qualidade da ecovia, mas ficará lá perto...

Segue a bom ritmo a pavimentação da rua dos Pedrões. Como já tinha escrito na informação anterior foi realizado mais um alargamento. Desta feita numa habitação que proporcionou uma melhor definição do perfil da rua, como se pode ver na foto.

Continuar...

Mensagem Outubro 2020

Continuam os trabalhos de abertura de acesso à ecovia.

No dia 29 de Agosto, a convite da Gina Martins, o Executivo da Junta de Freguesia esteve presente na inauguração de um espaço dedicado à atividade física personalizada. O espaço é alugado pela Junta de Freguesia , no edifício da antiga casa do Povo.

Continuar...

Mensagem Setembro 2020

Na rua de Sendim também se fez um alargamento pequeno, mas muito necessário.

Deixamos para trás um mês de agosto diferente daqueles que estamos habituados, com menos  gente nas ruas e nos comércios. Sem aqueles encontros, em que aproveitava-mos para conversar com os amigos, que entretanto voltavam à sua terra natal em tempo de férias, fossem eles emigrantes ou não...

Foi por isso um mês de agosto mais triste, sem as tradicionais festas, apesar do esforço da paróquia e das comissões de festas, que não deixaram passar a data sem as celebrar. E por isso, estão de parabéns, pois realizaram-se as celebrações e ao mesmo tempo cumpriram-se as normas de segurança, e tudo correu bem...

Continuar...

Mensagem Agosto 2020

Início à obra de pavimentação da quelha do Fijô

Depois de uns tempos complicados, que nos levaram a um confinamento inédito, aos poucos, dentro do possível, a vida vai voltando ao normal. Não nos podemos esquecer das medidas de segurança, mantermo-nos protegidos e protegendo os outros. Vamos continuar com a utilização de máscaras, com o distanciamento social e com a higienização das mãos, como indicado pela Direção Geral de Saúde. É fundamental respeitar as regras nos nossos comércios, cafés, restaurantes, etc...

Continuar...

Mensagens Anteriores

PREVENÇÃO (COVID-19)

Cartaz - Recomendações Gerais COVID-19